Sim, mas a "lógica" é parte da filosofia. Usar filosofia não implica em empirismo. Desse modo, não há conlfitos entre a filosofia e a ciência, entre o método científico e o pensar filosófico. Nas universidades estuda-se até o tema "filosofia da ciência".
Plenamente de acordo, não vejo qualquer incompatibilidade entre ciência e filosofia.
Aparentemente não me fiz entender, eu apontava o antagonismo entre filosofia e religião ...
O conceito de religião existe em função da existência humana ("religare" o homem e Deus). A religião estritamente como pensamento filosófico ou uma interpretação do divino seria criação humana ou divina?
Sim, religião é função da nossa humanidade, mas religião, NÃO é pensamento filosófico, especulativo por natureza, mas elaboração mítica e mística, dogmática, absolutamente avessa ao escrutínio filosófico, lógico, racional.
A questão sobre a origem humana ou divina da religião é uma falsa questão, falaciosa, uma definição circular, auto-referenciada. Para que fizesse algum sentido seria necessário primeiro provar a existência da divindade, o que não é possível.
Se nos abstivermos de dogmas temos que admitir que a religião é criação humana, motivada inicialmente pela perplexidade perante os mistérios da existência, o terror do desconhecido e o desejo de perpetuidade, posteriormente institucionalizada e explorada para todo tipo de propósito, muito particularmente a acumulação de poderes econômico, militar, político etc etc etc ... humano, demasiadamente humano ...
Não nos deixemos iludir pela etimologia conveniente, a religião tem cumprido muitas funções, mas nada que possa ser reconhecido como "religação com o divino", muito pelo contrário, a considerar o que a própria religião prega.
Podemos filosofar sobre a religiosidade, investigar sua natureza e origem, mas a religiosidade prescinde da filosofia, situa-se no âmbito do emocional, não do racional.
A ciência é o estudo dos fenômenos da natureza. A ciência, como estudo sistemático, tamém é criação humana e para uso humano.
Assim, o conflito filosófico entre ciência e o que as pessoas (em seus pensamentos) entendem por "religião", realmente, está no criador dessas duas coisas, no homem.
Sem sombra de dúvida. De qualquer modo o conflito existe e é - até que inventemos melhores e mais abrangentes conceitos - insuperável.