Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

GERAL => Bate-Papo => Tópico iniciado por: Cássio Alvarenga em 06 de Março de 2013, 21:16

Título: Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 06 de Março de 2013, 21:16
Como a maioria já sabe...


  É muito difícil um cliente ter em mãos o dinheiro para comprar uma CNC á vista, na maioria das vezes se opta por financiamento, como sabemos o BNDES, Caixa PROGER etc... Faz o financiamento de maquinas com juros baixíssimos e condições excelentes, o cliente que nunca teria condições de arcar com uma CNC á vista paga parcelado e dá uma alavancada em seu negocio e construtor da maquina recebe seu valor á vista e todo mundo sai feliz...

 Porem, por lei, é obrigatório que boa parte dos componentes da maquina sejam de origem nacional (80% se não me falha a memoria) acontece que muitos espertinhos, importam as maquinas prontas (99% vem da china) e pintam sua logo marca na maquina, fazem uma "fabrica de fachada" e saem financiando a maquina como nacional... Sendo que não fizeram nenhum calculo de momentum, não apertaram um parafuso se quer e nem sujaram a mão.

 Proponho que nós, construtores de maquinas, á nos unir para criar uma voz que venha a acabar com esse esquema desleal que tanto nos prejudica. Peço que quem estiver de acordo que se manifeste.


PS: Não tenho nada contra importadores, eu mesmo importo muita coisa, o problema é infligir a lei e tirar vantagem de um direito que é ÚNICO aos fabricantes NACIONAIS.

PS2:

 Pagina do BNDES sobre o financiamento FINAME: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Maquinas_e_Equipamentos/ (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Maquinas_e_Equipamentos/)

 Pagina da Caixa sobre o PROGER: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/financiamentos/proger_investimento/index.asp (http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/financiamentos/proger_investimento/index.asp)
 
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: havell em 07 de Março de 2013, 02:12
Importar e botar marcas, foi um meio que grande parte da industria brasileira encontrou para não perder 100% do ganha pão para os ching lings.

muitas das "fabricas de fachada" já foram GRANDES industrias no passado, que foram fechadas por conta politicas governamentais, não to falando só dos "fabricantes de cnc", mas do mercado em geral.

quanto a  construir uma maquina cnc(com qualidade industrial) com 80% de produto brasileiro eu considero uma matemática ou improvável ou inviável.


mas é só um ponto de vista, nada mais.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 07 de Março de 2013, 08:35
Amigo CASSIO.
Realmente é uma disputa  desleal, mas os reponsaveis não são os importados, pois se ele fazem, porque não podemos fazer.
A diferença é que existe uma politica LEAL e aqui  é DESLEAL,.
Não veem mne dizer que la eles são escravizados e ganham pouco , pois é mentira mesmo ( japones, chines  não são burros)
Vc acha que os grande empersarios BRASILEIROS estão ligando para isso, ( tão ligando nada) pois para o bolso deles não afeta nunca,( estou falando dos grande  e não dos medios ou pequenos
pois são os grande que ditam as regras) faça um levantamento do patrimonio deles e o numero de helicopteros que sobrevoa são paulo com empresarios indo de la para ca.
suas fazenda, seus iates, e tudo mais, eles não estão nem ai, pois qualquer coisa é só aumentar o produto e o povo que se lasque.
NUNCA VI  nenhum SINDICATO de  empresario, politico, ou mesmo de  OPERARIOS fazendo greve pelos altos impostos que são cobrados.
pelos 27,5% que são cobrados pelo LEÃO.
VEJA O QUE O LEÃO COLOCA DE VALOR POR DEPENDENTE para ser abatido( é ridiculo) minha filha morreira de inanisão
temos mercadorias que simplesmente 35% são impostos,  sem contar com os impostos CASCATA,  estes é insuportavel.
Vc sabia que o governo gastou 38MILHÕES  de reais somente para pagar o decimo  quarto e decimo quinto salario dos deputados e senadores. ( ISSO JA VEM A ANOS E SÓ AGORA VEIO  A TGONA)
VC TEM DECIMO QUARTO SALARIO?????????????????????  vc tem féria duas vezes por ano como os politicos
o que eles fazem com odinheiro que sobra para  dos milhares de jogos  das loterias
vc sabia que cada deputado ganha 80.000,00 reais para  manter uma pequena sala com meia duzia de funcionarios.
quando tinha minha empresa com quase 20 funcionarios e se eu faturase isso que eles ganham, eu estava feliz da vida até hoje.
fora . gasolina gratis, papel para impressora gratis, selo dos correio gratis, hospedagem gratis, passagem de avião gratis, auxilio terno( mais de 3.000,00) poer mes, auxilio moradia para deputado federal
porque que os grandes empresarios patrocinam os politicos na hora das eleições( PORQUE HEMMMMMMM)

E dizem que são os importados que estão sacaneando nosso comercio ( brncadeira né)

Amigo, minha irmã , esteve agora nos estados unidos e  trouxe muita coisa de la e  me surprendi  pois  tudo , mas tudo mesmo éra chines.
a diferença é que la não entra PORCARIA.
Ela trouxe um tenis para mim, feito na china,  de altissima qualidade e que aqui eu pagaria pelo menos tres vezes o valor.
ela troxe aquelas luzinha de para enfeitar a casa no natal.  vc tinha que ver a qualidade do material ( É IMPRESSIONANTE A DIFERENÇA)
pór um preço tambem impressionante.

Ha , vou expliucar que minha irmã não é empresaria e nem RICA, mas guardou duranre 5 anos para poder viajar


AMIGO, nosso problema não é os chineses e sim os altos impostos, pois somos o PAIS que cobra os maiores impostos do mundo,
E ai, vc ja viu alguem fazer greve por isso.

Quando eu tinha minha empresa, ficava desesperado de tantos impostos e naão sobrava nada para minha hulmilde fabricva.
hoje trabalho na clandestinidade e tenho o suficiente no banco para ficar UM ano sem trabalhar.
PORQUE A DIFERENÇA??????????????

Nos estados unidos e em oputros paises, o  imposto é cobrado na hora de vender para o consum,idor final, isto  é, nas lojas  vc tem marcado o preço e o imposto que tem que pagar.
Aio vc vai dizer que o s estados unidos estão em crise, mas  se eles naão gastassem tanto dinheiro fazendo guerra,  com certeza não estaria em crise, mas mesmo assim  com toda a crise, os grande empresarios investem la e não aqui.

veja quanto foi gasto pelos turistas no exterios ( bilhões de reais)  POBRE VAI PARA OS ESTADOS UNIDOS)rsrsrs

Concordo com vc com DESLEALDADE, mas o problemas esta aqui e não la.

para vc ver.  A fabrioca de mdf do parana, vende para a madeireira do rio( 1 IMPOSTO)  A madeireira vende para as fabricas de artesanato ( segundo imposto) as fabricas de artesanato vende para as lojhas( terceiro imposto) e as lojas vendem para o consumidor final (  4quarto imposto) pelo mesmo MDF vendido la no PARANA

e ai , da para aguentar

OBS.  se os impostos forem justos , teremos condições de competir com qualquer um

abraço
ricardo
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 07 de Março de 2013, 09:08
Importar e botar marcas, foi um meio que grande parte da industria brasileira encontrou para não perder 100% do ganha pão para os ching lings.

muitas das "fabricas de fachada" já foram GRANDES industrias no passado, que foram fechadas por conta politicas governamentais, não to falando só dos "fabricantes de cnc", mas do mercado em geral.

Discordo. O unico motivo que vejo para estas industrias virarem revendedores é visar o maior lucro... Não conheço NENHUMA fabrica que foi fechada por politicas governamentais, muito pelo contrario o governo "puxa saco" da industria, existe varios incentivos, a industria tem os menores impostos de toda a cadeia comercial.  Veja o exemplo das montadoras de carros, o governo simplesmente injeta dinheiro e reduz o IPI, mas na pratica não vejo nenhum carro mais barato.. Tudo é desviado para o lucro dos chefões que estão de iate e helicóptero novo.

   As "GRANDES industrias do passado" que fecharam por causa dos  xing ling, foi pura e simplesmente por falta de copetencia em acompanhar a tecnologia e os novos metodos logisticos... Puro e simplesmente.

 A unica coisa que precisamos é de igualar é a tecnologia de produção, mais boa parte das fabricas acham um absurto pagar um engenheiro. Ai vai construindo as coisas "no olho" que acabam quebrando ou gastam mais material do que o necessário. E por ai vai... 

 
  Ora essa... Num pais rico em recursos naturais, onde o imposto de importação é 60% o IPI é 5%, (temos uma vantagem de 45% logo de cara) um camarada vim e falar "é... vou fechar minha empresa, não dá pra competir com os chines" pra mim é sinal de fraquesa e nada mais.  Só vejo desculpas e mais desculpas, todo o mal da industria nacional é os chineses e bla bla bla...  Arregaçar as mangas e procurar enfrentar o dragão chines ninguém quer... Ficar se lamentando e botando a culpa no governo (que ajuda a industria ate de mais, comparado a situação de outros setores)  não vai mudar nada... Vamos virar colonia asiática se continuarmos assim, preguiçosos em administrar e em aprender.

  A unica vantagem dos Chineses é a mão de obra barata, será que não conseguimos enfrentar isso em tempos que a automação esta ficando cada vez mais perto e mais fácil??? Ainda mais com a nova politica federal de incentivo financeiro (corte de juros nunca antes vistos) a empresas?

 A minha indignação é essa, finalmente esse governo que sempre teve fama de avacalhado está ajudando a industria... E os espertinhos "pintadores de maquina" tirando vantagem sobre isso.  O objetivo do topico é simplesmente esse, fazer com que os importadores parem de sugar o que é de direito nosso.


 

         

 
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: minilathe em 07 de Março de 2013, 09:09
Não sou fabricante de máquinas, mas acho que o BNDES (quem fornece o dinheiro e/ou define as regras para outros bancos) deveria "saber" que está financiando produtos brasileiros de fachada nesse caso específico. Como eu moro no RJ, já vi um protesto de empresário(s) que fabrica(m) tornos (não lembro se foi a Nardini), que colocou um torno gigante na rua, na porta do BNDES, como uma forma de protesto. Acho até que nesse tipo de problema, o barulho vindo a público (comunidades sociais, revistas, ...) torna as coisas mais difíceis para os tomadores de decisão, mas não acho que um repórter vá se interessar por um item tão específico no caso de CNC.

Uma coisa talvez mais eficaz é formar um grupo, ou se unir a algum sindicato de fabricantes de máquinas e equipamentos, e tentar "fazer barulho".

Trabalho com automação industrial há mais de 27 anos e presenciei uma coisa chamada "reserva de mercado", que ocorreu na década de 80. Tratava-se de uma política de incentivo aos fabricantes de "produtos de informática", que abrangia computadores, impressoras (a famosa Emília era fabricada pela Elebra, ...), controladores programáveis, CLPs, SDCD, softwares supervisórios, etc. Na ocasião, havia uma grande empresa chamada Elebra, que na verdade era um grupo de empresas (Elebra Defesa, Elebra Informática, Elebra Computadores, Elebra Controles, ...). A Elebra Controles investiu inclusive em transferência de tecnologia dos EUA, criando até um centro de desenvolvimento de produtos (HW e SW de automação) no Brasil. Seus concorrentes, "espertamente" usaram o método da maquiagem ou da etiqueta "Made in Brasil". Com o fim da reserva de mercado (já no governo Collor), adivinhe quem quebrou e faliu? E quem permanece ainda no mercado? Não sei dizer se também houve má administração dos diretores e presidentes da empresa.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 07 de Março de 2013, 09:14
mas não acho que um repórter vá se interessar por um item tão específico no caso de CNC.

Uma coisa talvez mais eficaz é formar um grupo, ou se unir a algum sindicato de fabricantes de máquinas e equipamentos, e tentar "fazer barulho".

Isso que estou tentando fazer, juntar um grupo de fabricantes e descobrir quais são os espertinhos, juntar provas e montar um dossiê e entregar para o ministério publico.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 07 de Março de 2013, 10:45
Amigo Zé,

 Os problemas não são os impostos, no quesito industrial são bastante baixos, o IPI gira por volta de 5% em media. E para se ter uma ideia, Minas Gerais fornece 25% do minério MUNDIAL e o imposto de mineração é apenas 2%.

 O produto segue essa linha:

 Extração de recurso natural -> Preparação do material -> Fabricação do produto -> Distribuição -> Varejo -> Consumidor

 Os altos impostos estão nas setas vermelhas. A industria como um todo não sofre com altos impostos.

 O problema é que o governo tem burocracia de mais e muito má administração. Particularmente não vejo mal dos impostos que pagamos, o problema é que as ruas, a saude, a educação, segurança, etc... Esta uma bosta. pagar imposto alto para não ter retorno nenhum que é foda... Com a quantidade imposto que pagamos era para temos um dos melhores serviços públicos do MUNDO e não é isso que vemos, não acho que o dinheiro seja completamente roubado, uma parte sim, mas no todo é culpa de uma ineficiência administrativa podre e uma burocracia atrasada e lenta. A administração publica vive em um enorme RANÇO.

 E para mudar o isso o brasileiro deve tirar da cabeça o medo do governo, creio que seja efeito da ditadura, mas o povo num todo se cala e aceita qualquer tapa na cara que o governo dá.

   Para não desvirtuar o assunto do tópico voltemos ao foco... Mas defendo imposto de importação alto e a burocracia alfandegaria enorme é um ponto vantajoso para a industria nacional. 

   O objetivo do tópico é levantar a voz e juntar fabricantes nacionais de maquinas para que combatemos a importação e comercialização fraudulenta

 Lembrando, nada contra quem importa e vende dentro da lei... Agora quem declara valor menor na importação de maquinas e ainda diz que foi fabricada aqui para gozar dos direitos dos fabricantes nacionais e sairem lucrando mais de 300% em cada maquina, estes fraudadores devem ser banidos do mercado o quanto antes.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 07 de Março de 2013, 11:29
Grande cassio.

As pessoas só vem o imposto  que esta na FACHADA, COMO VC FALOU 5%.
REALMENTE , HOJE UMA PEQUENA EMPRESA, O IMPOSTO É 4,5%
Mas vc esta esquecendo que  para vc manter a empresa funcionando, vc tem que
PRIMEIRO
pagar lUZ  ( sabe quanto é de imposto sobre a energia) se fosse menos pagariamos menos luz
pagar agua.( vc sabia que  qualquer lojinha, mesmo que utilize somente para dar descarga, aqui no rio vc paga  usando ou naão  mais de 350,00 ( taxa minima)
na  minha fabrica, ela tinha uma loja na frente e duas casa atraz, onde éra a fabrica.
na loja onde só tinha um banheiro sem chuveiro, eu pagava 450,00 de agua e na fabrica por ser casa, eu pagava 120,00 de agua com todos tomando banho

Pagar combustivel ( carros da empresa)  vc sabe quanto é imposto sobre a gasolina, pneus, e outros
trocar a frota( vc sabe qual o imposto sobre os veiculos novos

contratar funcionarios  ( vc sabe qual o percentual sobre a folha de pagamento)  50% do salario do funcionario( fgts+50%, inps,decimo terceiro,1/3 das ferias, e outras coisinha)
imposto de renda da empresa(  EU ACHO  O PIOR IMPOSTO  DE TODOS)
E muitas outras coisas que a empresa tem que ter para se mante  VIVA.
isso tudo é embutido no preço final

se tivessemos menos impostos, teriamos mais competitividade e muito mais empregos.
abraço
ricardo


Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 07 de Março de 2013, 11:46
(...)
se tivessemos menos impostos, teriamos mais competitividade e muito mais empregos.

Em partes, Os impostos que você citou  como de combustivel, luz, agua, todos pagam, se eles diminuerem, não vai mudar em nada a competitividade pois é uma coisa que (ao pe da letra) IMPOSTA a todos.

 Ate a empresa que importa os produtos tem que pagar agua, luz, combustivel, etc... E ainda os 60% de importação com frete, 17% de ICMS e blabla bla que todos já sabem que termina em um valor de 100% do produto.

 
  Impostos e chineses, não é desculpa para a industria ficar se lamentando... Falta é conhecimento e know-how a industria brasileira, rançosa e chorona, crescer.  Está na hora de parar com a choradeira e correr atrás do deficit tecnológico que nos temos.

Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: HIRT em 07 de Março de 2013, 20:28
Boa noite Cassio.

O tópico ficou meio comprido, mas vou te responder parte da sua primeira pergunta.

Há uns 3 anos importei um container com rodas para caminhão (pneu sem câmara). Achei até um absurdo mas eles me perguntaram se queria que gravasse algum logo no centro das rodas.
É claro que não hesitei, mandei gravar minha logo nas rodas, e vieram bem gravadas, ou seja, dependendo o fabricante de máquinas chines, eles põem sua marca na máquina, não precisa sujar as mãos nem pra isso, é só vender.

Esta foi uma maneira que achei para aumentar meus lucros e reequipar minha empresa, ao invés de ficar chorando.

Ps, meu torno e frezadora que estou importando chega no porto no final do mês, assim que chegar posto fotos e mostro a qualidade do torno chines que é superior aos romi de hoje, embora alguns juvenais não acreditem nisso nem a pau.

Faze o que né.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 07 de Março de 2013, 21:08
Hirt,

 O objetivo do tópico é simplesmente combater empresas importadoras que MENTEM que as maquinas que vendem são de fabricação propria, para poder financiar pelo BNDES e PROGER, que por sua vez é um direito apenas de produtos nacionais.

 Isso promove uma concorrência desleal, e desfavorece os fabricantes nacionais, como eu e os colegas do fórum.


 
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: iluj em 07 de Março de 2013, 23:26
Pois é Cássio, acho que você não tem muita noção de como funciona uma empresa aqui no Brasil, pois se fosse tão fácil de concorrer com os Chineses você acha que teria tanta empresa importando da China?
Como o colega José Ricardo já citou os impostos são enormes e vai muito além do que você cita acima em post anteriores.
O colega HIRT citou um caso que aconteceu com ele, e agora eu vou citar outro, para você ter um pouco mais de noção do que estamos enfrentando hoje aqui no Brasil.
Meu cunhado é dono de uma malharia aqui em minha cidade, e emprega tem mais ou menos 120 funcionários, onde eu, sou representante comercial da mesma.
 Nossos produtos estão enfrentando uma concorrência desleal com o importado, onde a solução foi também importar.
Para ter a noção da disparidade dos preços: Onde nós vendemos um blusão masculino por R$ 90,00 (para o logista) o mesmo produto (com qualidade melhor que a nossa) chega aqui no Brasil, com todos os impostos, por R$ 50,00.
Aí você acha que nós conseguimos produzir pelo mesmo preço que eles?
Você acha que todo o investimento feito na empresa para a compra de máquinas, sendo que cada máquina de tecer custa U$200.000,00 (possui dez importadas do Japão) mais uma máquina de corte de tecidos planos R$ 400.000,00 ( comprada no Brasil) e mais todas as outras que são necessárias para o funcionamento da empresa, são para dizer que os empresários aqui do Brasil estão chorando de barriga cheia?
Nós estamos importando, para conseguir manter a empresa, pois caso o contrário terá que demitir muita gente.
Uma máquina destas que eu citei acima custa lá na China U$30.000,00, isto ainda ela sendo importada do Japão, então você tem uma noção de como já começa as diferenças de custo.
Destas máquinas o governo chinês compra e financia a longos anos para os empresários (dito por um empresário de lá).
A empresa continua produzindo aqui, mas estamos incrementando nossa coleção com produtos de preço melhor, para não perdermos clientes, ficamos torcendo para que possamos produzir tudo aqui com um preço mais competitivo do que hoje temos.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: havell em 07 de Março de 2013, 23:55
Discordo. O unico motivo que vejo para estas industrias virarem revendedores é visar o maior lucro... Não conheço NENHUMA fabrica que foi fechada por politicas governamentais
Cássio, você é partidário de Fidel ? kkkk, a ideia de ter uma empresa em sistema capitalista é visar o maior lucro SEMPRE.

quanto as politicas governamentais que me refiro são as de não protecionismo.

se você não viu NENHUM fabrica que foi fechada ou viraram meros importadores, é porque não viu nada, você parece ser muito entusiasta e ter pouca vivencia, de toda forma, boa sorte e muito sucesso.

Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: minilathe em 08 de Março de 2013, 06:26
Cássio,

Como brasileiro e engenheiro, apoio totalmente sua iniciativa, mas acho que esses exemplos anteriores, e a nossa história, devem ser cuidadosamente analisados. É bom conversar com empresários e ver como anda esse tipo de coisa. Tenho um amigo aqui no RJ, que está pleiteando empréstimo no BNDES para aumentar a produção de sua empresa, e parece não ser muito difícil a concessão, para a compra de máquinas e equipamentos importados (osciloscópio, torno, ...) ou nacionais. Não sei se o BNDES tem condições de olhar a origem de cada componente de um equipamento e julgar se um equipamento ou sistema é "nacional" ou não. A nossa economia, como em outros países, é globalizada e complexa, é necessário compreender bem como ela funciona e saber como estar inserido nisso tudo, o que também não é impossível.

As fraudes grosseiras e os embustes, se procedentes, devem ser denunciados a quem for (BNDES, MP, ...).

Na milionária indústria do petróleo, graças ao Lula (sem partidarismos...), existe no Brasil, um tal de "conteúdo nacional", que deve ser atingido em cada plataforma de petróleo. Mas, dada a complexidade de um sistema desse, há milhões de componentes (desde um simples parafuso até uma broca com ponta de diamantes para furar o poço de petróleo). Faz sentido comprar ou importar parafusos? E uma broca com ponta de diamantes? Ou um compressor centrífugo para gás, de milhões de verdinhas? Cada caso é um caso...
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 08 de Março de 2013, 10:39
Pessoal, por favor, não vamos mudar o foco do tópico ;)

Julino,

 Administro uma empresa desde 2006 e agora estou abrindo outra, ambas no setor industrial. Por experiencia propria e vendo o "correr" do negocios de colegas, que afirmo que precisa-se de APENAS evolução tecnológica na produção pra desbancar os chineses.

   Mesmo com os impostos em cascata e o famoso "Custo Brasil", os impostos de importação são esmagadoramente maior... Imposto não é desculpa.

 Sobre a maquina que custa 200k vindo do japão e os chineses compram por 30k (também do japão)... Porque essa diferença de preço? por causa dos impostos, você vai dizer, mas é por pura falta de lojistica e conhecimento das vantagens legais de cada caso, supondo que no transporte se gaste 15k (jogando pra cima) a maquina pode ser facilmente importada por 45k (isso meso, sem imposto) existe uma lei, se não me engano derivada do PAC (programa de aceleração do crescimento) onde maquinas voltadas para compor o ativo imobilizado da empresa tem isenção de imposto, desde que não tenha uma similar de produção nacional (http://www.conjur.com.br/2012-ago-28/maquina-estrangeira-similar-pais-isenta-imposto-importacao (http://www.conjur.com.br/2012-ago-28/maquina-estrangeira-similar-pais-isenta-imposto-importacao))

 Aqui está um caso que explica EXATAMENTE a minha visão disso tudo: http://blogdomarcondes.cimm.com.br/2012/02/22/harb-e-os-chineses (http://blogdomarcondes.cimm.com.br/2012/02/22/harb-e-os-chineses)

 
Discordo. O unico motivo que vejo para estas industrias virarem revendedores é visar o maior lucro... Não conheço NENHUMA fabrica que foi fechada por politicas governamentais
Cássio, você é partidário de Fidel ? kkkk, a ideia de ter uma empresa em sistema capitalista é visar o maior lucro SEMPRE.

quanto as politicas governamentais que me refiro são as de não protecionismo.

se você não viu NENHUM fabrica que foi fechada ou viraram meros importadores, é porque não viu nada, você parece ser muito entusiasta e ter pouca vivencia, de toda forma, boa sorte e muito sucesso.

 Você perdeu o contexto em que eu disse isso... Foi em resposta á sua afirmação:

 
Muitas das "fabricas de fachada" já foram GRANDES industrias no passado, que foram fechadas por conta politicas governamentais, não to falando só dos "fabricantes de cnc", mas do mercado em geral.

 Disse que as "fabricas de fachada" só viraram fabrica de fachada porque a importação e revenda dava mais lucro, e não por politicas governamentais, como você afirmou.

 
Cássio,

Como brasileiro e engenheiro, apoio totalmente sua iniciativa, mas acho que esses exemplos anteriores, e a nossa história, devem ser cuidadosamente analisados. É bom conversar com empresários e ver como anda esse tipo de coisa. Tenho um amigo aqui no RJ, que está pleiteando empréstimo no BNDES para aumentar a produção de sua empresa, e parece não ser muito difícil a concessão, para a compra de máquinas e equipamentos importados (osciloscópio, torno, ...) ou nacionais. Não sei se o BNDES tem condições de olhar a origem de cada componente de um equipamento e julgar se um equipamento ou sistema é "nacional" ou não. A nossa economia, como em outros países, é globalizada e complexa, é necessário compreender bem como ela funciona e saber como estar inserido nisso tudo, o que também não é impossível.

As fraudes grosseiras e os embustes, se procedentes, devem ser denunciados a quem for (BNDES, MP, ...).

Na milionária indústria do petróleo, graças ao Lula (sem partidarismos...), existe no Brasil, um tal de "conteúdo nacional", que deve ser atingido em cada plataforma de petróleo. Mas, dada a complexidade de um sistema desse, há milhões de componentes (desde um simples parafuso até uma broca com ponta de diamantes para furar o poço de petróleo).

Sim Gil, ninguém fiscaliza as fraudes, apenas por meio de denuncia que o fiscal vai lá na empresa ver a coisas. Isso cabe a concorrencia (produtores nacionais) denunciar no MP. Aqui é mostrado como é feito o calculo do indice de nacionalização de um equipamento: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Ferramentas_e_Normas/Credenciamento_de_Equipamentos/cadastok.html (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Ferramentas_e_Normas/Credenciamento_de_Equipamentos/cadastok.html)
O mesmo deve ter 60% de nacionalização para se enquadrar no financiamento.


Citar
Faz sentido comprar ou importar parafusos? E uma broca com ponta de diamantes? Ou um compressor centrífugo para gás, de milhões de verdinhas? Cada caso é um caso...

 Para quem está montano a plataforma não, mas para quem esta produzindo os parafusos e as brocas faz muita diferença. "De grão em grão a galinha enche o papo"
 
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 08 de Março de 2013, 10:45
Pessoal,

  O objetivo do tópico é unir os produtores de maquinas nacionais, para combater os fraudadores que nos prejudica. Quem mais apoia que se manifeste.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: iluj em 08 de Março de 2013, 11:07
Cássio, não estamos mudando de foco, mas sim discutindo o que você disse a respeita da indústria nacional com um todo.
Agora quanto ao preço das máquinas que você cita
Citar
Sobre a maquina que custa 200k vindo do japão e os chineses compram por 30k (também do japão)... Porque essa diferença de preço? por causa dos impostos, você vai dizer, mas é por pura falta de lojistica e conhecimento das vantagens legais de cada caso, supondo que no transporte se gaste 15k (jogando pra cima) a maquina pode ser facilmente importada por 45k (isso meso, sem imposto) existe uma lei, se não me engano derivada do PAC (programa de aceleração do crescimento) onde maquinas voltadas para compor o ativo imobilizado da empresa tem isenção de imposto, desde que não tenha uma similar de produção nacional
A diferença está em você poder ir diretamente lá no Japão e comprar à vista e você depender de importador oficial da marca para poder financiar.
Todas as máquinas são financiadas, inclusive a nacional que é financiada pelo BNDES.
Acontece nas máquinas o que acontece já há muito tempo aqui com os carros, onde com o preço de um importado comprado aqui no Brasil, lá fora você comprar no mínimo três.

Lá na China além de ter tudo financiado em longos anos a juros zero, as máquinas tem subsídio do governo, e este quando vai fazer compras tem muito dinheiro para gastar, e o poder de barganha muda muito, talvez por isso essa diferença enorme.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Março de 2013, 11:10
Pessoal,

  O objetivo do tópico é unir os produtores de maquinas nacionais, para combater os fraudadores que nos prejudica. Quem mais apoia que se manifeste.
Cuidado, pois o ideal seria unir os produtores sérios e assim separar os picaretas, que aliás são muitos...

Eu acho que a coisa é bem mais complicada do que parece, mas é só minha opinião...
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 08 de Março de 2013, 13:24
Cássio, não estamos mudando de foco, mas sim discutindo o que você disse a respeita da indústria nacional com um todo.
Agora quanto ao preço das máquinas que você cita
Citar
Sobre a maquina que custa 200k vindo do japão e os chineses compram por 30k (também do japão)... Porque essa diferença de preço? por causa dos impostos, você vai dizer, mas é por pura falta de lojistica e conhecimento das vantagens legais de cada caso, supondo que no transporte se gaste 15k (jogando pra cima) a maquina pode ser facilmente importada por 45k (isso meso, sem imposto) existe uma lei, se não me engano derivada do PAC (programa de aceleração do crescimento) onde maquinas voltadas para compor o ativo imobilizado da empresa tem isenção de imposto, desde que não tenha uma similar de produção nacional
A diferença está em você poder ir diretamente lá no Japão e comprar à vista e você depender de importador oficial da marca para poder financiar.
Todas as máquinas são financiadas, inclusive a nacional que é financiada pelo BNDES.
Acontece nas máquinas o que acontece já há muito tempo aqui com os carros, onde com o preço de um importado comprado aqui no Brasil, lá fora você comprar no mínimo três.

Lá na China além de ter tudo financiado em longos anos a juros zero, as máquinas tem subsídio do governo, e este quando vai fazer compras tem muito dinheiro para gastar, e o poder de barganha muda muito, talvez por isso essa diferença enorme.

 Tá...



Pessoal,

  O objetivo do tópico é unir os produtores de maquinas nacionais, para combater os fraudadores que nos prejudica. Quem mais apoia que se manifeste.
Cuidado, pois o ideal seria unir os produtores sérios e assim separar os picaretas, que aliás são muitos...
Exato... E você é um dos deles (sérios, não dos picaretas :P) Também podemos citar: RDS, Fábio Camargo, Eneias, Evan Gois e outros colegas do forum. Queria escutar a opinião deles, mas acho que este tópico vai cair no limbo.

Citar

Eu acho que a coisa é bem mais complicada do que parece, mas é só minha opinião...

 Mais complicado ainda é deixar pra lá.

Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Evan F. Gois em 08 de Março de 2013, 13:48
Boa tarde a todos!
Estive um pouco ausente no fórum e agora me deparei com este tópico que achei muito importante.
Cássio concordo com o propósito deste tópico, e realmente é necessário separar o joio do trigo. Não me preocupo muito com as maquinas que vem de fora do país e são " Pintadas No Brasil " me preocupo mais com os picaretas nacionais, aqueles que copiam projetos privados, prostituem o mercado com preços muito a baixo do necessário e inclusive que utiliza as imagens de nossas maquinas em seus anúncios de vendas como já vimos  em outros tópicos neste forum. Com toda certeza pode contar comigo para discutir este assunto.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Andre-PR em 08 de Março de 2013, 19:12
bom eu não fabrico maquinas para comercialização, mas tenho visto que hoje muitas pessoas entram no fórum, copiam projetos, olham um tópico aqui, outro ali, e em poucos dias, acham que já podem produzir maquinas cnc, ai então o que acontece é que muitas pessoas que não conhecem essas maquinas, ficam maravilhadas com seu funcionamento e as vezes nem acreditam no que veem, e acontece é que aquela pessoa que fabricou uma ''cnc'' lendo alguns tópicos, foi quem apresentou ou pode vir a apresentar a maquina a essas pessoas, que acabam se interessando e  muitas das vezes querendo comprar a dita maquina, ai o tal fulando acaba vendendo a maquina e gostando da brincadeira; porém é ai que começam aparecer pessoas aqui ou em qualquer outro forum, pedindo ajuda para configuração, para aprender usar os programas, para corrigir folgas,  entre outros; era aqui que queria chegar:
 esses tais construtores de maquinas cnc, é que acabam estragando o negocio de pessoas serias que vivem disso e que tem responsabilidade e compromisso com o cliente, principalmente porque normalmente as pessoas que compram não tem ideia nenhuma nem de operação e nem de manutenção, ai fica completamente dependente do fabricante/fornecedor, este caso também vale para as maquinas importadas, pois algumas empresas mesmo sendo denominadas '' empresas'' não dão o suporte necessário.
Acredito que vale a pena focar no pós venda, que seria treinamento e suporte, trazendo assim o diferencial das maquinas chinesas ou ''caseiras''; aos amigos que estão sofrendo com concorrência desleal, acredito que seria interessante elaborar muito bem uma cartilha completa e quando fornecer um orçamento, anexe-a trazendo informações relevantes como por ex: explicando a diferença entre fuso de esfera e trapezoidal, entre guia linear e eixo linear, diferença entre potencias e tipos de spindles, entre estruturas, ou seja tudo que quem fabrica aprendeu com sua experiencia, e principalmente destacando a parte operacional da maquina, reposição de peças, manutenção, configuração um faq de perguntas e respostas, entre outros; tenho certeza que os amigos que fabricam maquinas tem informações suficientes para esclarecer e mostrar o seu diferencial aos clientes que compram maquinas as ''escuras'', claro que isso não irá resolver todos os problemas, porém  o interessado poderá comparar os diferenciais de cada um, que na hora da compra normalmente passa despercebido.
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: nittus em 18 de Novembro de 2014, 09:40
bem, eu nao frabico maquinas, mas hoje olho por um lado, tudo que è maquinario e peças vem da china, todos dizem sao maquinas nacionais, mas quando andamos fundo e fundo a verificar, querendo ou sem querer se descobre a realidade, estava fazendo o orçamento na italia, uma maquina que quero custa 14.000 euros em torno, o cara que corta material para mim cobra 60 euros a hora de corte, e andando num forum bem antigo italiano acabei desocbrindo o fornecedor do cara, nada mais nada menos que a thunder laser, descobri que o cara que me ofereceu a mesma maquina pelos 14 mil euros, vamos vazer a conversao em reais, paga 4200 dolares na maquina chinesa, em torno 14 % de dazi ( taxa de importaçao que vai para uniao europeia, e 23 % iva ( impostos sobre venda, que acho errado, pois eu nao comprei a maquina na italia, porque tenho que pagar as taxas ao governo italiano) mas mafia è mafia fazer o que, ai vamos colocar que a maquina com transporte atè a porta da minha casa, pois a empresa que transporta me entrega na porta de casa, a maquina vem claramente montada, e devo colocar algumas peças e fazer ela funcionar, quanto as taxas tem sempre um jeitinho de fazer funcionar o sistema, entao porque nao usar.
no final a maquina sai para mim por 6000 dolares mais ou menos, uma 1300 x 900 com laser 130, nao è o top, pois aqulea mais avançAda, com focu e msa movel custa uns 7000 dolares, entao para começAr vou mesmo na simples, se todos compram dele e revendem e a maquina chega, por que eu nao posso ir na fonte. este è o conceito, porque tenho que pagar a mais, o preço de duas maquinas, para alguem fazer uma tratativa que eu mesma posso fazer, com uma pessoa seria, muitos desconfiam, mas porque nao se informam, aqui me disseram que um laser custa quase 2000 euros, 6000 reais, no fornecedor thunder custa 420 dolares aquele de 130 e eu devo pagar 10 tubos para ter apenas um e a fonte è a mesma, eu compro a maquina, envio 30, quando a maquina è pronta envio o restante, o transporte existem empresas especializadas, como tnt, dhl, que buscam la no cliente, chegando no pais, pensam eles todo o processo de liberaçao da alfandega, voce paga as taxas governativas diretamnte a empresa de transporte, pois eles antecipam na entrada e voce paga na porta de casa. Concorrencia desleal faz o governo em nao incentivar as fabricas e processos de inovaçao no pais, entao qe viva o imperio chines
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Bado em 18 de Novembro de 2014, 13:03
Importar e botar marcas, foi um meio que grande parte da industria brasileira encontrou para não perder 100% do ganha pão para os ching lings.

muitas das "fabricas de fachada" já foram GRANDES industrias no passado, que foram fechadas por conta politicas governamentais, não to falando só dos "fabricantes de cnc", mas do mercado em geral.

quanto a  construir uma maquina cnc(com qualidade industrial) com 80% de produto brasileiro eu considero uma matemática ou improvável ou inviável.


mas é só um ponto de vista, nada mais.







CONCORDO PLENAMENTE....... NÃO HA COMO FABRICAR MAQUINAS MADE IN BRASIL.... PORQUE OS PROPRIOS FABRICANTES ARRANCAM OS OLHOS DOS CLIENTES 100% BRASILEIROS, AI ENTRA A QUESTÃO 'importar é preciso" NA BOA TUDO É DE ORIGEM ESTRAGEIRA... PORTANTO NÃO É VIAVEL COMPRAR AS DITAS NO BRASIL...... para erradicar por completo ess problema so impedindo a importação e regulamentando as nacionais, baratiando custos e facilitando a aquisição..... me diz so uma coisa.... ONDE VCS COMPRARAM ESSA TECNOLOGIA CHAMADA DE FUSO ESFERA?... CABE A NOIS MESMO REVERMOS NOSSOS CONCEITOS NÃO ACHAM......
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Bado em 18 de Novembro de 2014, 13:13
ACREDITO FIELMENTE QUE TEMOS POTENCIAL E TECNOLOGIA PRA TAL, MAS É EM NOSSAS CABEÇAS A MUDANÇA E O QUERERM ACONTECER.... FAZER UMA PEÇA X E VENDER A PESO DE OURO SENDO QUE A MESMA CUSTA 4 VEZES MENOS..... É ISSO QUE ME REFIRO... PRODUTO NACIONAL A VISTA DE COMERCIO É PEÇA SEM MENOR VALOR EM QUALIDADE E É VISTA SO COMO REPOSIÇÃO... OS CHING LINGS, ELES FABRICAM E VENDEM BARATO POR QUE LA SE VC DESCONHECEM AINDA USA-SE MÃO DE OBRA ESCRAVA.... O BRASIL NÃO APOIA ISSO NO MERCADO MAS FAZ VISTA GROSSA PELOS GRANDES EMPRESARIOS QUE COMPRAM MUITO ISSO..... QUE MESMO UMA MUDANÇA NESTE MERCADO, USE SUAS FORÇAS EM TRANSFORMAR SEU PRODUTO EM QUALIDADE RECONHECIDA MUNDIALMENTE, AI COM ISSO TALVEZ ACABE ESSA CONVERSA DE MERCADO LEAL, ONDE NÃO SÃO E NUNCA SERÃO.....
Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Jackson Luz & Cena em 04 de Dezembro de 2014, 21:28
Pessoal,

  O objetivo do tópico é unir os produtores de maquinas nacionais, para combater os fraudadores que nos prejudica. Quem mais apoia que se manifeste.


O objetivo fundamental de se produzir bens é obtenção de lucro.
Em um mundo quase totalmente globalizado comercialmente, qualquer produtor e qualquer grupo de produtores amargarão concorrências diversificadas, tanto dos que estão chamando de fraudadores como de fabricantes, "digamos", leais.


Mas quem são fraudadores? São os picaretas já citados?
E quem são os leais? Os que compram "também" da China ou Japão 95% da eletrônica (parte mais cara da máquina) e joga sobre a estrutura que ele solda e pinta? Estes podem ser considerados fabricantes genuínos?

O pior, é que os preços das máquinas trabalhadas por brasileiros mesmo tendo "algumas vezes" mais qualidade não estão competindo com os das máquinas que podem vir de fora. Aí sim, enxerga-se o verdadeiro mal que deve ser discutido (competitividade), mas isso aí já é coisa de gente grande, quem for grande, competirá, dará show e todos tirarão os chapéus.


E quanto aos que compram as máquinas inteiras, e mudam o logotipo pra dizer que são fabricadas aqui, não passam de uma cambada de f. da p...


Só para lembrar, há vantagens importantíssimas ao se adquirir uma máquina trabalhada por brasileiros, quando estes têm solidez, declarada na garantia que irão fornecer aos compradores, além da certeza do conhecimento técnico dos componentes importados, programa opcional de manutenções preventivas e pontualidade nas suas obrigações.


Título: Re:Fraude no comercio de maquinas.
Enviado por: Jackson Luz & Cena em 04 de Dezembro de 2014, 22:17
Cuidado, pois o ideal seria unir os produtores sérios e assim separar os picaretas, que aliás são muitos...

Eu acho que a coisa é bem mais complicada do que parece, mas é só minha opinião...


Tocou em um ponto muito sério. Máquina é máquina, não é uma peça de faz de conta, meia boca. Tem que ser 99,9% só porque nada é perfeito.


Quem sabe, não surge um tópico que explique o que é uma router, uma plasma ou laser de verdade, já que estamos falando em competir com as importadas e falando em picaretas?