Faz algo em torno de 1 ano que não importava nada. Anteriormente sempre alguma coisa ou outra eu comprava por mês chegava. Mas teve um momento em que o dólar começou a subir, o governo percebeu que a importação pelos Correios crescia exponencialmente, medidas de austeridade no que era importado. E vi que tudo que meus amigos estavam importando que antes não era taxado, começou a ser taxado. Não que estivesse errado taxar, mas em virtude do volume, muita coisa passava. Agora não, os meios para verificar ficaram mais produtivos, mais pessoas na fiscalização, etc, etc.
Mês passado fui tentar comprar um box de CD´s de blues e fiquei assustado. O que eu comprava pela Amazon, agora ficou impossível, pois eles já marcam um valor de impostos junto ao valor da mercadoria e do frete. Ficou impossível comprar por lá. Fui para o E-bay.........Que é aquilo, muitos vendedores simplesmente deixaram de vender para nós. Felizmente (espero que sim, pois ainda não recebi a mercadoria) achei um vendedor que aceitava enviar para cá.
Paguei caro, pois o dólar tá explosivo, e olhe que comprei quando o cambio estava 1 pra 2. Quando chegar aqui tenho certeza que será taxado e ai vou me lascar pois ontem já tava 1 pra 2,15.
Mas antes de compra fiz a compra já pensando no pior caso. Com a taxação. Valeu a pena, bom aqui eu não achei, mas vi na Livraria Cultura e lá constava 60 dias para chegar e o valor total seria o dobro. Então comprei.
Minha maior compra foram 3, eu disse 3 e não 30, 3 motores de passo. Fui taxado, ao ir retirar nos Correios, o valor a ser recolhido era mais do que o dobro do que deveria pagar. Me recusei, apresentei nos correios minha impugnação pelo lançamento efetuado pelo fiscal juntando a tela do e-bay da compra e a fatura do cartão de crédito, comprovando o valor real que tinha pago. Demorou um longo mês, mas voltou com a correção do valor do lançamento e boa.
Eu não sei se vcs notaram, mas o déficit comercial do Brasil com o resto do mundo esta no vermelho em 5 bilhões, o dolar esta subindo, a economia esta patinando, inflação fora do centro de meta do governo, e a cada mês subindo mais, o consumo familiar interno esta chegando no seu limite em virtude de crédito farto e barato (quando digo barato, barato em relação ao que era, não em comparação com taxas de fora) que levaram ao endividamente, etc, etc. Fiquem certos de que vai ficar mais difícil ainda para se importar mais por essas razões caso a economia não mude os indicadores.
E a razão dos vendedores não quererem mais nossas compras é simplesmente um reflexo da falta de política do governo que não sabe dosar seus remédios, que pensa apenas na reeleição, que gasta tufos e tufos de dinheiro onde não deveria, que não cria infra-estrutura, e por ai vai.
A dois anos atrás fui para Buenos-Aires, vcs acham que eles estão certos. Veja o Pais como esta! Acabado, não possue crédito no exterior, os dolares que os artgentinos tem fora da argentina é um absurdo porque ninguem confia no governo. Lá existem várias taxas de dolares para cada setor da economia. Aquela mulher é louca. O pais que já foi a 5a economia no mundo vive do passado. Quem foi lá sabe do que estou falando. Vc anda por Buenos Aires e parece que esta na Europa. Mas acontece que são prédios construidos a mais de 1 século, na época aurea daquele pais. Tem uma parte nova, bonita, que mostra muita riqueza, mas que não ilustra a realidade de lá. Adorei muito lá, e até mudei meu pensamento sobre os hermanos (claro que não muito...rsrsr), mas é um povo que já foi muito culto e que esta se esfarelando já há um bom tempo. E pelo jeito não tem cara de que vá mudar.
Sinceramente não troco esse Brasil por lá por nada, mesmo com essa nossa balbúrdia tributária. Mas há quem goste, então vá com Deus e seja feliz!