Autor Tópico: Router para corte de isopor.  (Lida 2206 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RMilani

  • Novato
  • *
  • Posts: 34
  • Sexo: Masculino
  • Na omissão não há erro, exceto a própria omissão
  • Nome:: Renato Milani
  • Profissão: Eletrônico
Router para corte de isopor.
« Online: 10 de Novembro de 2014, 23:54 »
Bom pessoal, sequer fiz ainda minha apresentação no blog (prometo fazer em breve) mas já andei lendo muita coisa por aqui. Muitas obras primas em vários campos, diga-se de passagem, e algumas....Bom, deixa as boas ideias, o bom senso e a educação se manterem no comando. Hoje, andei lendo muita coisa boa e continuada por anos. Restaurações, planos novos e descrições de máquinas. Show!!

Acho, e se estiver errado peço ao moderador que elimine o tópico (ou o mude de lugar), que a principal função aqui é a ajuda, a apresentação de ideias e colocações de pedidos para uma provável solução daqueles que tem mais conhecimento (e boa vontade). Claro que vi muita gente se dispondo a ajudar; alguns criticando (sempre é válido quando é construtiva) e uns poucos expondo uma ignorância estupenda.... Sobre o assunto em pauta, ou por uma simples questão de falta de entendimento (se a carapuça serviu, mude de tópico: Sua ignorância não acrescenta nada...). Isso faz parte, é do ser humano. Engenheiros, médicos, professores e mendigos, todos, sem exceção, vão acabar como comida de verme e acho que lá no finalmente de cada um, mais contribuiu, aquele que fertilizou "alimento" para as gerações que estão aí por vir: na mente ou na mesa.... Podia colocar isso como minha apresentação, ia até que ficar bom.

Mas vamos ao assunto em si: ROUTER PARA CORTE DE ISOPOR!!

Me inspirei numa ideia baseada no tópico do Eneias http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/cnc-hot-wire-eneias-eringer/ (show, como outras dele que vi), mas achei que 4 motores era um pouco dispendioso para um hobby e controle de temperatura do fio de ni-cromo (resistência de chuveiro) por dimmer controlando o primário de um transformador "a olho", uma coisa meio "nasco". Pensei um pouco e idealizei uma alternativa, com todo respeito ao conhecimento e afinco do Eneias, e que vou tentar postar o andamento. Vou começar devagar e tentar ser o mais didático possível no tópico.

Desde já, peço que me corrijam os que tenham mais conhecimento (principalmente em mecânica).

Imaginei um sistema orbital para comandar o eixo Z (e talvez também o x) usando um só motor por eixo, para comandar um duplo fuso (maior torque de deslocamento? - esperem antes de alegar sentido de rotação), e, claro, eletrônica para controlar a temperatura do fio de corte.

Na parte mecânica, podem alegar que há perda de velocidade devido ao uso da orbital, mas considerando que haverá maior rigidez estrutural, pode-se aumentar as rpm dos motores, compensando isso em parte (pelo menos). Com o uso de orbitais também, graças à multiplicação de força, pode-se usar motores de menor torque e obter maior rendimento, dispendendo ($$) menos em fonte, motores e controladoras (2 ao invés de 4). O avanço.... Bom, isso pode-se calcular melhor com o tal do "custo-benefício". Gostei da ideia de fusos "roscados" comprados em casas de parafuso (ou ferragem). "BARATIM"....

Já o que seria uma (ou mais uma) "inovação" no projeto do Eneias, é o controle de temperatura. Explico: um fio de ni-cromo, nada mais é do que uma resistência (me corrijam....) que com o aquecimento, tem sua resistência elevada (aceleram-se as moléculas do material gerando calor, há um distanciamento dos átomos pela dilatação e isso gera maior dificuldade na passagem dos elétrons - física aplicada à eletrônica, blá, blá, blá)..... Um pequeno circuito comparador (barato), pode, a partir de um pré-ajuste, manter a temperatura do fio, quase que independentemente da velocidade de deslocamento. Considere-se que, para uma determinada resistência, temos uma temperatura que vai ser variada de acordo com a potência que a percorre e que se ela (resistência) cai pela queda da temperatura, temos que aumentar a corrente (ou potência no caso de um dimmer) para dissipar mais potência, elevando assim a temperatura do fio.

Taí a ideia. A grosso modo, com meus parcos conhecimentos de CAM, vou colocar umas imagens para a concepção da parte mecânica - principalmente as orbitais (conceituais - que os mais experientes na área me ajudem a disponibilizar algo para que novatos possam se divertir fazendo essa maquineta). Já na parte de eletrônica, vou tentar fazer o circuito (e sei que vou ter ajuda para corrigir meus bug's) usando o que de mais simples for possível, e postar aqui... Claro que aceito ideias, correções e pitacos. No mais, mamãe está bem, obrigado.

A bem da verdade, criei uma ideia a ser colocada em prática por todos aqueles que quiserem (e puderem) participar.

Se este não for o intuito do blog, também não tem problema.... Fica o dito no esquecimento e tentarei fazer a minha parte. Ler o que for postado, ajudar quando tiver competência e dar palpites (sou PORRETA nisso), torcendo que apareça alguma alma generosa mais culta que eu no assunto para socorrer o pobre desesperado em dificuldades.

OBS: Tentei colocar aqui uma imagem (uma estilização da orbital), mas.... Novato é problema (tô falando de mim, não se ofendam), não deu. Quem sabe com sorte tá no post (não visualizei).

Só completando minha apresentação (vou transcrever isso no local competente). Já morri (infarto) há dois anos - Não consegui vaga no céu (por que meu Deus??) e o inferno não me quis: Aquilo ia virar quizumba.... Então, vou logo avisando: aceitaram que eu participasse do blog.... Tô aqui até me excluírem.

Offline Eneias Eringer

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 769
  • Sexo: Masculino
Re:Router para corte de isopor.
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2014, 09:14 »
Boa !!!! Obrigado pelo credito!!!

Não vi o desenho , mas acho que é mais barato usar 4 motores  do que fazer uma transmissão mecânica de uma torre pra outra!!!
A parte mais cara e chata de se fazer em uma maquina é a mecânica pois ninguém quer usinar somente 2 pecinhas ( me incluo nisso também ) pois não compensa , então tudo que for possível substituir por eletrônica é mais barato .


Boa Sorte!


Ps. Se puder mude o nome do tópico para CNC para corte de isopor , ou cnc hot wire ,cnc fio quente , é que Router normalmente é para maquinas que usam um Spindle para cortar a peça!!

Offline roracioppi

  • Novato
  • *
  • Posts: 64
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: João Pessoa
  • Nome:: Rodrigo
  • Profissão: Produtor de eventos
Re:Router para corte de isopor.
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2014, 09:45 »
Dando meu pitaco!
O amigo também fala em usar a "barra roscada", ou "sem fim" no lugar de fusos, como eles não são perfeitamente retos, em altas rotações eles vibram muito (precisa girar rápido para compensar o baixo passo, apesar que para hotwire não precisa de grandes velocidades). Como alternativa baixo custo poderia usar o cabo de aço.
Já pesquisou o preço desses redutores orbitais? (eu realmente nunca pesquisei) não devem ser muito baratos, pois não se vÊ muitos sendo usados.


Offline RMilani

  • Novato
  • *
  • Posts: 34
  • Sexo: Masculino
  • Na omissão não há erro, exceto a própria omissão
  • Nome:: Renato Milani
  • Profissão: Eletrônico
Re:CNC para corte de isopor.
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2014, 12:06 »
Oi novamente.

Eneias, primeiramente não tem que agradecer por ter sido citado. Seja você o criador da ideia ou somente a tenha executado, é o autor daquela obra.

Não é tão "simplesinha" assim a geringonça que idealizei. Uma orbital é um verdadeiro desafio, tanto na quantidade de tempo de máquina para ser feita pois envolve fresar diversas engrenagens e seus suportes, como nos cálculos da relação....Existem "n" soluções para um problema e de certo haverá uma que se encaixe ao custo/benefício pretendido.

Digamos assim: Um aeromodelista pode ter seu aeroplano feito de vários materiais, incluindo isopor, papel, madeira balsa e até mesmo chapa de alumínio e usar a propulsão que lhe for mais compatível: elástico, motor de combustão, motor elétrico ou mesmo turbina. Pode construí-lo usando tesoura e papel ou peças fundidas e usinadas.....

Não vamos discutir o "nível" da máquina, ou seu custo final.  Vou encarar isso como passa-tempo e para não prender por demais a atenção de quem quer acompanhar, vou iniciar com a parte de controle da temperatura do fio, coisa que não vi pelo blog ainda e que pode ser interessante a alguns, ter um esquema de um circuito funcional (testado e não simulado apenas).

Para terem uma noção, o que tenho hoje é uma imitação barata de router em PVC, usada apenas para furar placas de ci por que não tem robustez para fresar - uso em protótipos apenas para facilitar a montagem dos componentes. 200X200X50. E uma cuja robustez é "menos ruim", de 1700X1500X300 em mdf, ainda em construção.....

Tentei também trocar o título como sugeriu, vamos ver se vai dar certo....

Quanto às sugestões do RORACIOPPI, são todas válidas e bem colocadas. Aliás, creio que as fez com extremo bom senso. Um uso corriqueiro para as orbitais por exemplo, são as parafusadeiras (elétricas ou pneumáticas), mas por ser necessária uma força que para um acionamento direto, seria de um tamanho desproporcional.

Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Transforme aqui então, se for acompanhar o assunto, em um lugar para passar tempo, divertir-se e dar pitacos pois serão sempre bem vindos e com certeza aproveitados. Já li varias participações suas e sei que as faz com boa intenção.

Por fim, não pretendo fazer um tópico extremamente técnico e nem que seja de um conteúdo profundo na mecatrônica. Por isso o coloquei no "BATE PAPO", para que quando tudo o mais não for interessante, os demais possam vir, aprender algo com as dicas e possíveis soluções e rir.

Um abraço a todos.

Offline RMilani

  • Novato
  • *
  • Posts: 34
  • Sexo: Masculino
  • Na omissão não há erro, exceto a própria omissão
  • Nome:: Renato Milani
  • Profissão: Eletrônico
Re:Router para corte de isopor.
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2014, 22:08 »
Reforçando a idéia de risos....
Tava me sentindo como piloto de "fórmula um", mas descobri que estou sentado no volante de um "MATCHBOX" (brinquedinho "JURÁSSICO", plagiando o Jorge).
Tomei várias horas livres fazendo o desenho da orbital para esse projeto...(isso que eu tinha me decidido a começar pela eletrônica). Queria deixar com pelo menos 1m para o fio de corte.
Cálculos, desenho (num AutoCad 2002), vetorização, etc, etc....
Antes de postar alguma coisa, fui tentar fresar as engrenagens na minha router (nota: estrutura de PVC, cuja dureza maior é usar a dita).
Lembram do Tião Macalé? ("Ih, nojento...."). http://televisao.uol.com.br/album/2013/10/26/relembre-bordoes-que-fizeram-historia-no-humor-da-tv.htm
Pois é! Ficaram como ele dizia: "Tchan!!" E como ele, com alguns dentes a menos....Usáveis, pelo menos...

"Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências delas" - Pablo Neruda.

Para não perder fusos, rolamentos lineares e guias, encomendei as peças da estrutura (para troca), em alumínio 3/8"....Mas enquanto não chegam, vou me enriquecendo, lendo e aprendendo.

Abraço a todos.

 

/** * */