Continuo achando que o problemas das sacolinhas poderiam ser minimizados com duas ações básicas:
1 - Fazendo com que os supermercados oferecessem sacolas maiores que possam servir como saco de lixo.
2 - Educando a populaçõa (jás estão fazendo isso) para que separem o lixo de forma organizada (um pouco mais) de tal forma que essas sacolas possam ser recicladas.
As sacolas não contaminam o meio ambiente, apenas pertubam: Entopem bueiros, rios, riachos etc e impedem o fluxo normal da natureza facilitando o não escoamento das águas pluviais, criando reservatórios para mosquitos etc..
Infelizmente, principalmente no Brasil, as coisas andam pela contramão. As ONG's normalmente fazem o que o governo deixa de fazer. Sempre ví com reservas os hospitais filantrópicos, eles vivem do SUS e fazem um trabalho que deveria ser do governo. O que o governo arrecada para a saúde, se bem aplicado, resolveria o problema do povo sem que fossem necessários entidades filantrópicas. É fácil encontrar "ricos" nessas entidades, quem duvidar é só pesquisar na maiorias dessas entidades "filantrópicas".
Agora, nesses últimos dias, estamos vivendo aqui na Bahia uma situação inimaginável. A polícia, em greve, cometendo atos de terrorismo. Avenidas foram fechadas por homens de uma organização que tem como objetivo manter a paz e a ordem, não sei, mas é caso de "corte marcial" com "pena de morte". Nunca ouví falar que militar poderia enfrentar seus comandantes de não dar em nada, acho que foi o exemplo dos bombeiros no Rio onde foram anistiados por insubordinação. Só no Brasil...
Na verdade esses tópicos são um exercício da democracia: sacolas, ONG's, polícia...alguns concordam, outros discordam...e a coisa vai longe....Vemos vários de casos de regimes totalitários que não funcionaram mas - também - a Grécia, berço da democracia anda meio abalada.....
Bom fim de semana a todos.
Nivaldo-Ba