A geminação de cidades é um conceito que tem como objectivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, económico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.
Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos da América se designa normalmente de "cidade irmã".
Geralmente, as cidades gémeas têm características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns.
Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.
A cidade de Viseu já está geminada com Ciudad Rodrigo e Oviedo (Espanha), Arezzo (Itália), Marly-le-Roi (França), Lublin (Polónia), Khaskovo (Bulgária), São Filipe (Cabo Verde), Anápolis (Brasil).
Um abraço:
António Pinho