Não concordo com o leandro lima. Eu faço programas free-lancer já a algum tempo e cobro R$ 45,00 a hora de programação, ainda não conheci aqui no Brasil um profissional em programação CNC que ganhe isso registrado na carteira, mesmo trabalhando em qualquer multi-nacional (claro que isso se limita as pessoas que conheço).
O cliente me manda o desenho e eu avalio a complexidade e estimo em quantas horas vou fazer o programa e então mando o orçamento para a aprovação. Então se você tiver um bom fluxo de serviço mensal, você vai sim ganhar muito mais que a grande maioria dos que trabalham em empresas e ainda vai ter a comodidade de trabalhar em casa e fazer seu próprio horário.
Mas, tambem tem o lado complicado que é estar sempre disposto a dar assistência ao seu cliente, pois muitos deles não tem um horário nem dia determinado pra rodar seu programa, eu mesmo já tive que tirar dúvidas de clientes as 03:00 da manhã e em outros casos tive que ir na empresa do cliente em pleno domingo a tarde pra resolver um problema no programa.
Só um detalhe, o valor da sua hora tem de estar proporcional ao seu nível de conhecimento em programação, não adianta você cobrar 50,00 a hora e só saber fazer programas de contornos, isso ja tem muita gente que faz, é preciso entender que na maioria das vezes o pessoal procura um programador free-lancer por três motivos; 1- não tem programador na empresa. 2- O programa é muito complicado e o programador deles não conseguiu fazer. 3- Tem um volume muito grande de programas à fazer (eles vão passar só os mais dificeis pra fora). Então se prepare pra pegar um monte de "abacaxi" pra descascar. Mas com o tempo você se acostuma com os abacaxis e, se você gosta do que faz, isso vai se tornar um trabalho prazeroso.