Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Centros de Usinagem => Tópico iniciado por: dallsan em 12 de Fevereiro de 2016, 09:41
-
Olá,
A um tempo atrás acabei comprando em um leilão, um centro de usinagem Mori Seiki, modelo SH500 de 1998. tenho olhado para ele a um bom tempo e quero ver se vale apena reforma-lo.
A grosso modo a mecânica parece estar boa, afinal o equipamento foi retirado da produção ainda em funcionamento, pelo que soube.
O problema está no Comando, faltam alguns drives e placas dedicadas que não tenho como conseguir no mercado interno.
O Comando original dela é FANUC (CPU16i), andei contatando eles para uma cotação, mas preciso ter mais opções, pois o custo inviabiliza o projeto.
Vi que a Mori Seiki atualmente usa muito os comandos da Mitsubishi, não sei se seria mais viável.
Então vim aqui pedir a ajuda de vocês aqui do fórum, espero que possam me dar alguma dica de fornecedores de comandos, quem sabe algum possa ser viável.
Aguardo sugestões.
Meus cumprimentos a todos do fórum!
-
Existem uns comandos Chineses bastante razoáveis, e um Italiano que dizem funcionar bastante bem e são ótimos substitutos para os Mitsubishi, Fanuc, Siemmens da vida, mas o que mata são os drives, que no seu caso estão faltando na máquina...
Há casos onde vale mais a pena trocar tudo - servos, drives e comando, inclusive tem gente que coloca por exemplo comandos simples como Mach3 ou EMC para controle dessas máquinas - eu mesmo já fiz retrofitting de 4 máquinas industriais usando Mach3 com muito sucesso - alguns aproveitando os conjuntos servo/drive quando possível, outros trocando tudo...
-
Mestre Fábio,
Muito obrigado pela resposta, Quanto aos controladores mach3 e emc realmente acho uma boa opção mas queria deixa-los para o ultimo caso, tenho uma mandrilhadora aqui trabalhando com no mach3 e conjunto de servos Delta , nada a reclamar, mas queria algo com mais recursos.
Quanto aos drives e motores estes realmente já vi que terei que substituir tudo mesmo, o que me preocupa é o spindle, é um modelo fanuc, que no caso da cotação com eles, me ofertaram somente o controle, sem a troca do estator que no caso manteria o mesmo, até tenho um controlador aqui, mas é um modelo um pouco maior que o original.
No caso deste Controle Italiano qual seria o nome do fabricante?
Obrigado..
-
Estou com dificuldade em encontrar documentação sobre a rede serial de comando do drive de spindle Fanuc. pelo que vi, o drive só comunica com o controlador CNC da fanuc, e o pior é que nem com os modelos novos ele se comunica. o modelo que tenho aqui é o A06B-6102-130H#H520. No conector JA7B, tem os terminais SIN, *SIN, SOUT E *SOUT. No manual diz que é uma rede serial, mas não tem nenhuma informação dos dados da rede, como baud rede, paridade, e demais configurações, pela pinagem parece mais uma rede can que uma rede serial.
Se por acaso alguém tiver conhecimento sobre esta rede do controlador Fanuc alpha e puder me dar uma força eu agradeço muito.
A solução que tive até agora é de substituir o drive do spindle por um inversor, mas que pode vir a me dar problemas com o código G84, ou seja ciclo de rosca com macho rígido.
Andei cotando alguns comandos, e gostaria de saber a opinião de quem já os usou. Mitsubishi, MCS, GSK.
-
Mestre Fábio,
Poderia me dar sua opinião sobre dois comandos, tenho duas soluções que são as mais viáveis para executar a reforma, o primeiro é a GSK comando 218MC, com motores e drives de terceiros (já que o sistema de controle dele é pulso e direção não preciso usar os da GSK), ou utilizar comando e drives da Fagor, no caso o comando da fagor é o 8055 power.
Não sei o quanto a diferença entre o controle GSK, que usa pulso e direção, ou o Fagor que é rede ótica, e aparentemente é superior em processamento, e possui mais funções de programação. Qual deles possa fazer muita diferença para a maquina.
Não sou especialista nisso, só tenho necessidade da maquina mesmo, por isso ainda estou tentando reforma-la. Já me disseram para joga-la no lixo e comprar uma maquina vertical menor que vai ficar o mesmo valor da reforma.
-
Grande Fábio vc falou que aproveitou os drives e servos da maquina você pode nos explicar como usar eu tenho um sistema indramat completo só que pelo que estava vendo ele é por pwm e não pulso, me corrija se estiver errado.
-
Luis,
Dependendo dos drives dos servos, é necessário usar uma eletrônica que converta sinais de passo/direção provenientes do PC para +- 10V, que é o que normalmente se encontra em drives analógicos mais antigos como os Indramat...
-
essa eletrônica já existe pra compra ou tem que desenvolver? ficaria viável?
-
Já existe pronta