Olá Pessoal,
Tenho dois problemas ao realizar a operação de broquear:
1 - O cabeçote se move lateralmente(é visível a olho nu) quando o bit entra em contato com a peça a ser trabalhada(no caso, alumínio 7075-O[sem têmpera nenhuma]).
2 - O acabamento do furo, imagino que por consequência desse "jogo", fica horrível, cheio de fincos, ao contrário do esperado(espelhado, como um cilindro de motor).
Ferramentas que estou usando:
Manrod MR220
- Apertei os parafusos que ajustam os trilhos, deixei o mais justo que deu, mais que isso o carro nem anda.
- Prendi o trabalho numa morsa de aço maciço retificada de precisão com grampos apropriados para a mesa e trabalho em questão.
- Avancei lentamente e rapidamente, praticamente o mesmo resultado nos dois.
- O pior de tudo, é que essa máquina é chinesa mas incrivelmente ela aparemente era pra ser bem rígida mas descobri que a coluna é OCA...(estou pensando em soldar reforços)
Cabeçote para broquear(bailarina) Gin G01
- Dei passes de 0.10mm, 0.05mm e 0.03mm:
* Com 0.10mm a máquina deslocava a cabeça inteira visivelmente para os lados, dava pra ver claramente que tem algo errado.
* Com 0.05mm a máquina deslocava a cabeça inteira visivelmente para os lados, mas menos intenso.
* Com 0.03mm a máquina ainda deslocava a cabeça inteira mas era algo bem sutil que você tem que fechar um dos olhos e fixar o olhar pra reparar no movimento...
- Vale considerar que estou usando a ferramenta soldada que veio no kitzinho desse cabeçote, então nem sei se é pra alumínio e se usando uma ferramenta intercambiável com pastilhas redondas para alumínio resolveria(pela minha lógica acho q só vai ajudar no acabamento, porque as forças são iguais, então não vai resolver o problema do jogo, certo?)
Portanto, imagino que um passe de 0.03mm seja algo bem aceitável para trabalhar, ainda mais por se tratar de alumínio fundido sem têmpera nenhuma...OU ESTOU VIAJANDO e deveria tar dando passes de 0.01??? O que mais posso fazer para conseguir operar esse cabeçote adequadamente nessa máquina? Porque do jeito que tá, nunca vou conseguir fazer a camisa de um cilindro de motor de maneira apropriada, até porque quando eu for fazer a versão final, vai ser em ferro fundido, aí eu acho que a máquina explode hahahhah...já to pensando até em reforçar a coluna vertical com barras de aço soldadas ou parafusadas ou até mesmo mandar fazer uma coluna identica, só que maciça...
Alguém pode me ajudar nessa jornada?
Abraços,
-Dimitri