Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Centros de Usinagem => Tópico iniciado por: waltersantz em 22 de Março de 2012, 09:12
-
Vi uma máquina Jupiter de 5 eixos com NC Fagor 8070 a maquinar (usinar) em 3 eixos uma peça de madeira. Quando usina nos eixos X e Z, em qualquer dos sentidos, fica perfeito, mas quando usina no eixo Y, no sentido negativo (-Y), a superfície fica mais profunda (no sentido +Y fica na cota pretendida). A diferença é de microns, mas é o suficiente para se notar à vista.
Poderá ser o programa que está fazendo uma compensação da altura da ferramenta? Sendo isso também faria nos outros eixos, não?
Alguém já viu esse problema?????
-
Walter,
Seria interessante fazer uma avaliação da máquina como um todo, mas há uma forte probabilidade de ser alguma folga que esteja fazendo este efeito na usinagem.
Fabio
-
O estranho é que a máquina é absolutamente nova e usinou muito pouco até agora, por isso afasto a hipótese de folgas, mas não é de descartar, pois material novo também pode ter defeito.
Posto aqui fotos das peças maquinadas com a face defeituosa em evidência.
-
O material usinado é espuma (ou cibatool)?
Se for, creio ser alguma coisa de configuração, talvez no sistema de correção de posição de eixo porque para este material não há muita resistência durante a usinagem a ponto de forçar os movimentos de forma a aparecer as folgas.
Quem sabe possa ser ainda alguma diferença gerada pelo software de geração de arquivos, como por exemplo algum engano no sistema de coordenadas, o que eu acho dificil mas pode ser uma possibilidade - dificil porque me parece que que está usando uma ferramenta de topo reta, e há diferenças de profundidade.
Se fosse um problema de esquadro, o uso de uma ferramenta reta deixaria a superficie toda ondulada como se fosse usinada por uma ferramenta de nariz redondo só que de raio grande - daria para ver as cúspides formadas pelas intercecções dos raios gerados pela ferramenta.
Voce tocou num detalhe e que pode ser uma possibilidade sim - o sistema de correção de altura de ferramentas - acho dificil, mas pode ser um erro de cálculos na hora da compensação...
Veja se o banco de dados está íntegro e faça outros testes...
Talvez um teste diferente mostre se há erro ou não - quem sabe se girar o objeto em 45º - assim as faces serão usinadas com movimentos interpolados em 2 eixos - veja o que acontece
São só sugestões, pois não conheço seu sistema.
Talvez seja o caso de chamar o pessoal da volumetric para uma avaliação do sistema.
-
O material usinado foi poliuretano (espuma) e também MDF. Nas duas situações aconteceu o mesmo...
Sim, a ferramenta usada é de topo recto. Acho que vou tentar a rotação da peça em 45º, talvez se tirem novas conclusões.
Valeu, Fábio! Pelo que li aqui você é barra mesmo!
Pena que aqui em Portugal não haja muita tradição de trocar experiências como vocês fazem aí no Brasil... :(
-
Walter,
Quando comentei para chamar o pessoal da Volumetric (empresa para avaliação de geometria de máquinas cnc) não imaginei que voce era de Portugual.
De qualquer forma, como voce comenta que a máquina é relativamente nova, quem sabe chamar o fabricante seja a melhor solução.
-
Por curiosidade - quem é o fabricante da máquina? tem um site para eu ver de que se trata?
-
A máquina se chama Jupiter SpeedMill 6032, mas essa marca nem sequer existe. É montada por uma empresa duvidosa de Portugal, que nem sequer faculta os esquemas eléctricos/electrónicos na mesma...
Posto aqui uma foto para você ver a máquina. Penso que será de origem Taiwanesa e apenas repintada e renomeada cá em Portugal, mas não posso assegurar.
-
Encontrei um pequeno filme desta máquina, mas realmente não há maiores informações (aliás uma bela máquina diga-se de passagem)
Seria interessante voce ter acesso a pelo menos os esquemas eletricos, hidraulicos e pneumáticos da criatura até para futuras manutenções - sem isso fica muito dificil resolver problemas.
Se o fabricante não lhe dá mais suporte, tente conseguir algo com o fabricante do cnc ao menos, pois será necessário conhecer o sistema melhor para alguma intervenção como esta possivel correção de posiçao...
Fabio
SPEEDMILL JUPITER 6032 (http://www.youtube.com/watch?v=J_-ycPjmq3U#)
-
Já estou em contacto com a Fagor para averiguar de algum parâmetro que possa causar isto.
Sempre que houver desenvolvimentos na reparação, vou postando para ajudar o pessoal daqui.
Valeu a força, Fábio!
-
Qual cam está usando nobre colega?
-
O Cam que está a ser usado é o VisualMill da MecSoft, embora o script tenha sido alterado para parecer ter sido desenvolvido pela empresa que o forneceu.
Começo a pensar que o pós-processador não é o indicado para este NC Fagor 8070, tendo sido antes personalizado pela empresa fornecedora (o VisualMill permite a "customização" de pós-processadores).
Poderá ser esta a causa da falha na usinagem?
-
Pode sim. Você consegue compensar ou descompensar qualquer valor de usinagem pelo pós processador.