Fabio:
Um breve histtórico, minha empresa existe a mais de 20 anos, somos os fabricantes das linhas Hugo Carraro, Mariner, Marie Claire, entre outras.
O processo de fabricação é semi artesanal e consiste em transformar chapas de acetato de celulose em armações, para tanto são feitas mais de 150 operações por modelo entre recortes, chanfros, frisos, etc...
Recentemente adiquirimos uma empresa que fabricava óculos via injeção (moldes), sendo que estes moldes também são feitos a maior parte artesanalmente, apesar de já os termos feito através de usinagem.
Quando digo conhecimento técnico, na verdade entenda-se que existem métodos para confecção de alguns gabaritos que possibilitam por exemplo poder usinar a peça pela frente e por trás, neste caso o olho interno (utilizado para fixar a peça).
A "casa está aberta" caso queira efetuar uma visita.
machine7:
O preço de óculos e armações variam principalmente devido a marca (e isto pesa muito), matéria prima utilizada, componentes estéticos que utilizamos para agregar valor ao produto e estratégia comercial (nicho de mercado onde queremos atuar). Os nossos produtos vendidos nas óticas giram em torno de 200 a 500 reais.
Nós por exemplo utilizamos 70% da matéria prima importada, provenientes da Itália (chapas de acetato), charneiras (França). Nacional mesmo posso citar a Zeiss do Brasil (multi-nacional fornecedores de lentes).
Para qualquer outro esclarecimento fico a disposição.