Graças a valiosa ajuda dos colegas aqui do fórum, me convenci a adotar a lógica step/dir em substituição a phase-drive, especialmente no caso da placa 3AX, por possuir um chopper integrado, facilitando em muito o ajuste de corrente para os motores. Sendo assim, meu primeiro passo será desvendar o funcionamento do "coração" desta placa, o CI L-297. Baixei o datasheet do mesmo e o li (mesmo com meu inglês técnico precário), assim mais uma vez com a ajuda dos colegas, gostaria de dissecar este CI. Eis então as minhas interpretações e dúvidas:
Identificação da pinagem, suas funções e características de funcionamento (DIP 20):
1 - SYNC : Saída do sinal PWM (Chopper) para alimentação do circuito de potência do motor de passo - Está certo?
2 - GND
3 - HOME: Saída do coletor aberto indica quando o 297 está em seu estado inicial? O transistor está aberto quando o sinal neste pino é ativo? Quais as tensões? Não entendi a finalidade desta função.
4, 6, 7 e 9 - Liberam o negativo para energizar as bobinas do motor de passo?
5 e 8 - INH1 e INH2 - Não entendi para que serve (no caso de motores unipolares) e como usá-lo (tensões, etc.)
10 - ENABLE - Também não entendi.
11 - CONTROL - Parece ser o pino de entrada para determinação do valor PWM (Chopper)...se for, como deve ser alimentado? Há uma relação de tensão de entrada para a frequência PWM gerada?
12 - Vs - Alimentação do chip (5V nominal, 10V máximo).
13 e 14 - ( SENS1 e 2) Tem relação com a corrente do motor? Não entendi.
15 - Vref - Tensão de referência para o circuito do chopper? O valor de tensão aplicada a este pino determina o pico de corrente na carga (bobina do motor)..não entendi também.
16 - OSC - Não entendi.
17 - CW/CCW - Pino de entrada para determinação do sentido de rotação do motor? Pelo que entendi, se alimentado com tensão de até 0,6V é interpretado como (0) e a partir de 2V como (1). Está certo?
18 - CLOCK - Pino de entrada que determina a velocidade angular do motor de passo. É alimentado com um trem de pulsos (0 e 5V da porta paralela?)?
19 - HALF/FULL - Determina se na saída teremos meio passo ou passo normal? Como deve ser alimentado para cada uma das 2 situações?
20 - RESET - Se interpretei correto o datasheet...faz com que o chip retorne ao estado inicial..mas qual a utilidade disto?...como devem ser as alimentações?
Bem, desde já agradeço a usual ajuda e boa vontade dos colegas aqui do fórum na esperança que o entendimento detalhado do funcionamento do L297 é de interesse de muitas pessoas.
Abraços a todos!!!