Mac,
Antes de mais nada, devo dizer que estamos falando teoricamente, pois quem mediu isso foi nosso amigo Rudolf, e só estou tentando explicar o que ele me explicou - pode ser que eu não consiga explicar exatamente como é:
Como você sabem, um motor de passo "não" se comporta como um motor comum.
Enquanto todos os motores comuns "giram quando se liga, um motor de passo faz o contrŕio - ele "pára" quando está energizado...
Vamos imaginar um motor unipolar (6 fios) sendo acionado de modo unipolar (uma fase ligada).
Quando ele está parado, uma das fases estará energizada e as outras desligadas...
Quando o FET fecha, ele sofre como se fosse um "golpe" por causa da tensão alta, que quer fazer a corrente circular pela fase.
Quando a corrente sobe até o limite pré-estabelecido pelo circuito, este comanda o FET para que ele desligue, pois se continuar ligado a corrente sobe muito e frita o motor.
Imediatamente, quando a corrente começa a descer, o circuito percebe de novo que a corrente está caindo e fecha o FEt de novo, a corrente sobe, ele desliga, e assim por diante.
Este "fechar e abrir" o FET, que é função do PWM faz com que ele aqueça, porque este "golpe" que ele sofre é justamente devido à intensidade da corrente que se opõe a ele, pois trata-se daquele fenômeno do indutor, que não gosta de que "mexam" na corrente...
No instante que o FET pára de conduzir, aparece na fase adjacente (na fase do lado) uma corrente em sentido contrário daquela que antes circulava pela fase que estava energizada!
Quando o FET começa a conduzir de novo, ele primeiro precisa vencer a corrente em sentido oposto e depois fazer a corrente subir (em sentido e direção devida) pela fase que está sendo energizada - e este é um dos motivos que fazem o motor esquentar...
Se nesse circuito eu colocar um diodo em anti-paralelo, a corrente que antes era desviada para a fase adjacente quando o FET parava de conduzir, agora vai preferir circular "pela fase onde está instalado o diodo".
Ela, a corrente ficará circulando só pela fase, e não terá seu sentido invertido - no momento que o FET fechar de novo, já haverá alguma corrente circulando, e portanto não sofrerá mais o "tranco" que acontecia antes.
Outro ponto importante é que neste momento, o indutor "não" se oporá como antes (sem o Diodo), mas vai apenas deixar a corrente continuar a circular - as perdas e variações de intensidade são muito pequenas...
Isso acontece com o motor PARADO!!!
Quando o motor está em movimento, os diodos atuarão como freios, pois a corrente que estará circulando pelo circuito feito por eles (entre a fase e o diodo), não deixará que o campo magnético se inverta, e o efeito será como energizar uma fase, e manter em curto as outras fases...