Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Componentes => Tópico iniciado por: YRD em 07 de Dezembro de 2008, 14:30
-
Desativar uma empresa nunca é algo agradável, mas encontrei este tranformador que a princípio, parece estar queimado; amanhã pretendo levantar maiores informações do defeito deste.
A questão é:
1- Este transformador tem aplicação para nós ?
2- Se estiver queimado, vale a pena (ou é possível ?) a recuperação ?
3- No exterior o uso do Toroidal para CNC parace ser algo normal. Vantagens e desvantagens em relação ao tranformador normal.
Lembrando que não entendo nada de nada destes bixos ;D
-
YRD
Boa tarde
Esse transformador da para fazer uma fonte para uma maquina pequena.
Se estiver queimado, acho que o custo não vale a pena mandar enrolar, isto se encontrar algum enrolador de faça e se tiver feito a fonte bonitinha e se der problema no transformador dificilmente vc. achara outro igual para substituir.
As vantagens vc. pode ver no site www.toroid.com.br , donde tirei os dados abaixo.
Vantagens do Transformador Toroidal:
Um transformador toroidal funciona baseado nos mesmos princípios de outro transformador com núcleo laminado comum, porém com diferenciais que o tornam superior. Essas vantagens são conhecidas e reconhecidas globalmente por inúmeras empresas.
A palavra toroidal refere-se à forma geométrica do núcleo, no caso, redondo e semelhante a um anel. Podemos considerar o núcleo como o coração do transformador. Ele pode ser constituído por diversos materiais magnéticos, desde uma fita muito fina de aço silício com grão orientado (G.O. - especial), até materiais advindos da nanotecnologia. Isso resulta em uma imensa gama de produtos que podem se beneficiar das potencialidades deste tipo de transformador.
--------------------------------------------------------------------------------
Principais características:
Comparados aos transformadores comuns (E/I por exemplo), nossos transformadores toroidais fabricados em aço-silício GO, oferecem importantes vantagens, dentre elas:
`
- Baixíssima irradiação do campo magnético ao redor do transformador, não
afetando circuitos eletrônicos sensíveis, sejam eles analógicos ou digitais;
- Baixíssimas perdas, o que proporciona um menor consumo pois a corrente
consumida em vazio (sem carga) é bastante pequena.
- Menor variação de tensão na saída de potência, ou seja, a diferença entre a tensão
de saída com carga e sem carga (em vazio) é inferior a de um transformador convencional.
- Tamanho Reduzido, em geral, entre 40 e 60% menores e mais leves que os
transformadores convencionais;
- Flexibilidade de Projeto: ao contrário dos transformadores convencionais, o
toroidal adquire formas muito mais adaptáveis as necessidades do projeto;
- Fácil montagem em equipamentos, podendo ser fixado com apenas 1 parafuso ou
ainda com pinos (para PCB) ou abraçadeiras plásticas, reduzindo tempo de montagem.
- Funcionamento silencioso, ou seja, o ruído mecânico da vibração do núcleo
praticamente não existe.
Por isso, um transformador toroidal, quando corretamente dimensionado, projetado e fabricado, pode ser considerado o "Rolls Royce" dos transformadores elétricos.
Roberto
-
O amigo acima colocou no post várias vantagens, das quais concordo com ele, a única desvantagem ao meu ver e mesmo assim é totalmente suportável é ferente ao preço, pois trafos toroids são mais caros do que os trafos de chapas EI.
www.tecnotrafo.com. br é uma empresa que tem trafos de tudo que é jeito, toroidal inclusive.
abrax!
-
Amigos:
Tenho um transformador, de núcleo em forma de anel, e que também é um reostato. Pertence a um Rx panorâmico Alemão de marca GE, fabricado na década de 60. Alguém conhece alguma coisa a respeito? Depois vou tentar colocar uma foto.
Agradeço antecipadamente se alguém puder me ajudar.
Nivaldo-Ba
-
Niv_ pei,
Não seria um "variac"?
-
Fgilii:
Não sei ao certo, essa semana, vou tirar uma foto do "bicho" e do esquema. Parece que não existem mais desses equipamentos, ou melhor, não se fabrica mais esse modelo, tenho interesse em conserta-lo pois tem uma qualidade de imagem (Rx) bem superior aos atuais. Assim que tiver as fotos colocarei aqui.
Mais uma vez, obrigado pela presteza em responder.
Nivaldo-Ba
-
Fgilli:
Vc é retado..rsss (Como se diz aqui na Bahia..), acho que seja um "variac" sim.
Onde eu consigo recuperar? Acredito que seja bem difícil encontrar um novo.
Desde já muito obrigado.
Nivaldo-Ba
-
Fgilii:
Desculpe não ter mandado a foto. Agora sim.
-
Bacana,
Não sei dizer se vale a pena tentar recuperar...
Não sou a pessoa mais indicada À responder a isso - veremos o que os universitários tem a dizer...
-
Caro niv_pei,
Pela "cara" do bixo, parace um VARIAC. Voce poderia enviar as dimensões dele? (diâmetro interno, diâmetro externo, altura do núcleo, bitola do fio - medida com paquímetro ou micrômetro e a quantidade de espiras de fio) e me dizer se o núcleo é de ferro laminado, enrolado ou de material sólido???
Com as medidas, seria possível estimar a tensão de entrada e a potência. Se for um VARIAC, a tensão de saída é ajustada por meio de um cursor (como num eixo e cursor de potenciômetro, que giram no meio do núcleo). Que está faltando, mas é de facil fabricação.
Parece que há alguma coisa meio chamuscada no enrolamento, pode estar em curto, mas é possível fazer um teste e medir a corrente em vazio com um multímetro ou amperímetro alicate, pra conferir se há curto mesmo.
-
Caro niv_pei,
Andei pensando, vc falou em Rx panorâmico? Não entendi, seria um receptor de rádio? Panorâmico, como assim? Como um analisador de espectro ? (eixo x = frequência de entrada, eixo y = intensidade de sinal).
Se for um receptor, o seu VARIAC pode não ser extamente isso, mas um variador de tensão pra variar a frequência de um oscilador local que fará a varredura do espectro. Sendo um receptor, tb poderia ser um indutor variável. Ninguém usaria um VARIAC num receptor (normalmente). Acho que as informações vão ajudar a entender o que deve ser....
-
.... Parece que não existem mais desses equipamentos, ou melhor, não se fabrica mais esse modelo, tenho interesse em conserta-lo pois tem uma qualidade de imagem (Rx) bem superior aos atuais. Assim que tiver as fotos colocarei aqui.
Vc quer consertar o Trafo (variac?) ou o Rx? Qual o fabricante e modêlo do Rx?
-
vc falou em Rx panorâmico? Não entendi, seria um receptor de rádio?
Trata-se de um aparelho radiográfico ( raios X). A radiografia panorâmica é utilizada pelos dentistas, toda a arcada dentária é radiografada, para isto o cabeçote emissor e o porta filme giram em torno da cabeça do paciente:
http://tinyurl.com/ckepo2 (http://tinyurl.com/ckepo2)
O variac deve ser utilizado para ajustar a corrente de anodo, a intensidade do feixe.
As oficinas de construção de trafos tb costumam fazer reparos.
Tb não é difícil encontrar variacs no comércio.
-
Oi Niv_pey
Por acaso o variac esta montado numa caixa com varios botões e uma caixinha de comando com display antigo tipo nixie e variac esta dentro duma caixa de aço inox ,com escala de 0 a 260v e tem transformador de 220v x 60v, e uns contatores.?
è que eu vi numa sucata uma caixa com esse tipo de variac e no painel de aço tem algumas etiquetas e é de algum aparelho alemão antigo.
Não sei se ainda não venderam.
-
ROBEDANY E JORGE L:
Obrigado pelas respostas:
Esclareço que é de um Raio X Panorâmico. Na verdade é um tomógrafo da face, embora não seja computadorizado, é capaz de fazer um corte de uma peça (no caso uma face com dentes e tudo) através de Rx. Essa máquina é de origem alemã e fabricado na década de 60, talvez tenha sido o primeiro Rx Panorâmico do Nordeste, importado por um colega na década de 60, ele hoje tem 90 anos e ainda trabalha...rsss verdade! Na próxima semana vou nessa clínica e tirarei uma foto do esquema e do aparelho. Acho que o variac trabalha com a tensão da ampola (do catodo, do alvo), ou seja controla a penetração dos Rx, ou melhor o contraste da radiografia. Embora seja um aparelho antigo (mais de 30 anos) tem uma resolução bem melhor que os aparelhos atuais. Eu tinha proposto usar uma ampola e circuitos mais atuais e assim aposentaríamos o variac e seua anexos, porém se conseguirmos recuperar o original acho que valerá a pena.
Aqui na Bahia a questão de mão de obra é meio crítica, o técnico mexeu e deixou pra lá..rsss Normalmente eu mesmo conserto e instalo meus equipos, mas nesse caso um técnico foi lá e o resultado foi esse, SEM RESULTADO...RSS
De qualquer jeito, mais uma vez, agardeço a colaboração.
Nivaldo-Ba
-
Alô pessoal:
Depois de, muito tempo, consegui esse variac, na verdade consegui 2 (dois), peças originais. Um comprado nos EUA e o outro no Canadá. Interessante como se consegue peças de reposição no exterior com facilidade, mesmo "fora de linha". Aqui no nosso Brasil até peças em fabricação é difícil, principalmente aqui no Nordeste. Coisas do Brasil.....rsss