Olá Gillii, prazer em reencontra-lo.
Agradeço mais uma vez aos colegas, pelas informações.
Primeiro, quanto ao comentário do Luis, sobre a questão da corrente, de fato é o que falei do Supertech MasterCam que tenho aqui, a corrente é alta, como especificado, 5,2 A por fase, no motor, porque a alimentação é em 12V e há ainda o consumo do drive. Como eu disse, a porcaria está sendo alimentada por uma fonte de 40 A 12V, destinada a transmissores de ondas curtas ou pequenos trabalhos de galvanoplastia. Fora isso, o sistema mecânico que veio no Kit é um tanto grosseiro em termos de acionamento, pois não há redução no acionamento dos fusos, sendo consequentemente a resolução baixa, operando em full step. Outro problema é o software dedicado que é muito limitado, ainda mais defasado como está. Aliás, o soft é bem parecido com o TruboCNC, pelo menos a interface e roda a partir do prompt de DOS.
O TurboCNC pode ser obtido gratuitamente direto dos desenvolvedores. O valor de U$ 60.00 é para obtenção do suporte técnico opcional , como disse o Gilii, também o código fonte. Já ví algumas máquinas de corte laser comandadas por TurboCNC, funciona.
Eu sei que de longe é a mais primitiva das três possibilidades: Mach3, LinuxCNC e TurboCNC, mas como estou voltando a mexer com automação, desde que concluí a faculdade em 2014, talvez opte pelo último, já que é o que exige menor investimento e me proporcionará um bocado de dor de cabeça... digo alegrias do faça você mesmo. Até onde sei, o DOS comanda drive de CD, (talvez necessite de alteração no autoexec.bat se o PC não vier com unidade CD já instalada), assim, não será tão dificil transferir arquivos, ainda que bem mais trabalhoso.