Autor Tópico: Criação de Relevos (Até que enfim)  (Lida 4262 vezes)

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Offline wagnersaboia

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Criação de Relevos (Até que enfim)
« Online: 25 de Setembro de 2013, 16:09 »
Caros(as), após quase um ano de batalha, testando softwares diversos e inúmeros tutoriais na internet, consegui criar alguns relevos interessantes. É um trabalho experimental, mas de bom gosto. Os que tiverem interesse em dar uma olhada o link é kantodearte.blogspo t.com

Offline Paulo Bubolz

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Re:Criação de Relevos (Até que enfim)
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2013, 16:28 »
Aparentemente vc está usando a técnica de Deep Map do "Blender Relief Node" que tem lá suas limitações... se não for, por favor me corrija e se possível descreva a técnica que está usando.

Abs.

Paulo Bubolz

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Re:Criação de Relevos (Até que enfim)
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:09 »
Mestre Paulo, o blender relief é bastante interessante e foi um dos primeiros geradores de mapas de profundidade que experimentei. Vc certamente fez testes utilizando o plugin e provavelmente não ficou satisfeito com o resultado, tal qual aconteceu comigo. Sem falar que foi um nó. Na época tive que recompilar o blender porque o plugin existia mas não tinha interface para usá-lo. Mas acredite, as limitações não estão relacionadas ao blender em si. Na verdade o problema todo reside na qualidade do depth map, e foi aí que o bicho pegou. Acho que 99% dos aplicativos que geram profundidade são assim. Aquelas curvas topológicas resultantes da geração do mapa estavam me deixando louco. O relevo ficava uma porcaria. Depois de vários meses de sofrimento, resolvi elaborar um pequeno programa que faz a extrusão do mapa de profundidade, amenizando sensivelmente os degraus provocados pelas diferenças de tonalidade dos pixels. Pronto!!! Daí prá fente, é só exportar para stl, importar no artcam, suavizar, criar uma malha, salvar a malha, importar novamente no artcam e gerar um rlf.
Com relação ao mapa de profundidade, Paulo, existem outras alternativas além do blender. Todas as ferramentas de desenho 3D aparentemente calculam a profundidade. A que me pareceu de melhor qualidade é o maya. Mas aí tem que saber usar e não é o meu caso. Outros softwares, tipo aqueles utilizados para criar imagens anaglíficas também calculam o depth map utilizando duas fotografias feitas com um pequeno ângulo de diferença. Enfim, tem prá todo gosto.
Abs.

Wagner Sabóia

Offline Paulo Bubolz

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Re:Criação de Relevos (Até que enfim)
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2013, 11:35 »
Olá Wagner usei inicialmente o Relief node com Linux pois não conseguia compilar no Windows... de tanto me aborrecer tentando acabei comprando o pacote que hoje é oferecido com o Blender pra Windows já compilado + tutos... comprei a meses e ainda nem assisti todos os videos.

Sobre o problema da qualidade do greyscale resolvia usando o Neat Image Reduce Noise, que além de remover completamente o ruido, salva em tiff 16Bits que pode ser importado para o Aspire. O mapa de profundidade gerado em outros softwares não possuem o algoritmo aplicado no Relief node que "achata" a projeção em "Z" sem deformações delimitando o objeto em relação ao fundo.

A limitação ao meu ver desse tipo de método é a necessidade da pré-composição de uma cena em full 3D para gerar o deep-map, onde naturalmente é necessário obter ou modelar todos os elementos e posicioná-los na cena, essa é a única forma de criar um relevo com base numa imagem de referência usando mapas de profundidade, trabalho este que quase equivale a modelar o relevo do zero. Para composições simples onde podemos utilizar modelos pré-existentes o método é insuperável.


Abs.

Paulo Bubolz

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Re:Criação de Relevos (Até que enfim)
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2013, 12:33 »
Paulo, a questão da composição da cena pode ser feita de forma diferente. Não há a necessidade de levar os modelos 3D para a cena e aplicar a profundidade. Se os modelos não estarão sobrepostos há ainda a possibilidade de calcular a profundidade de cada um, isoladamente, importá-los para o artcam, por exemplo, e depois ajustar a profundidade da cena final alterando os eixos z de cada elemento individualmente. Tanto que a minha idéia, em princípio, é disponibilizar elementos individuais, que possam ser agrupados em uma cena final mais complexa.

Quanto à modelagem, não tem jeito, ou vc faz na mão ou compra um desses kits de scanner 3D mais baratos, que utilizam um feixe de laser de linha e uma webcam, como o david3D, ou ainda consegue alguns pré-fabricados com royalty free. A vantagem do modelo 3D é que se vc não gostou do ângulo, pode modificar e gerar outra visão, coisa impossível de se fazer diretamente no relevo.

De qualquer forma, mestre Paulo, quero agradecer a vc pelas dicas e pela atenção. E se você ou outro artesão por aqui necessitar de alguma modelagem ou relevo para seu projeto, e o tempo estiver curto, estamos à disposição.

 

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