Paulo, a questão da composição da cena pode ser feita de forma diferente. Não há a necessidade de levar os modelos 3D para a cena e aplicar a profundidade. Se os modelos não estarão sobrepostos há ainda a possibilidade de calcular a profundidade de cada um, isoladamente, importá-los para o artcam, por exemplo, e depois ajustar a profundidade da cena final alterando os eixos z de cada elemento individualmente. Tanto que a minha idéia, em princípio, é disponibilizar elementos individuais, que possam ser agrupados em uma cena final mais complexa.
Quanto à modelagem, não tem jeito, ou vc faz na mão ou compra um desses kits de scanner 3D mais baratos, que utilizam um feixe de laser de linha e uma webcam, como o david3D, ou ainda consegue alguns pré-fabricados com royalty free. A vantagem do modelo 3D é que se vc não gostou do ângulo, pode modificar e gerar outra visão, coisa impossível de se fazer diretamente no relevo.
De qualquer forma, mestre Paulo, quero agradecer a vc pelas dicas e pela atenção. E se você ou outro artesão por aqui necessitar de alguma modelagem ou relevo para seu projeto, e o tempo estiver curto, estamos à disposição.