.... ele me disse que granito nao aguenta vibração, isso me deixou um pouco preocupado.
Não que eu entenda tanto assim de pedra, mas ganho meu pão consertando as maquinonas que cortam pedras.
O granito é duro e trinca com facilidade se batermos nele. Quanto mais duro, mais fácil de quebrar. Meu professor de resistencia dos materiais fazia a comparação vidro e borracha. O vidro por ser mais duro quebra com facilidade, enquanto que a borracha dobra, estica...
O basalto é menos quebradiço por natureza. Seria mais aconselhado do que o granito.
Dependendo da espessura, da posição dos furos em que serão feitos (se próximos das bordas) é bem possivel que com a vibração ou a pedra quebre, ou os parafusos se soltem. Uma alternativa é utilizar um bloco de boa espessura (uns 100mm), com os parafusos chumbados e respeitar uns 100mm pelo menos da borda.
Em relação ao preço por aqui seria só gritar na janela que aparece uns 50 vendedores, mas não dá para ter base por causa do frete. Aqui o basalto é mais barato que o granito, já no Espirito Santo o granito é mais barato (ou menos caro).
Se não fosse o valor do frete aqui se conseguiria as sobras dos talha blocos. Pedras com mais ou menos 1700 X 2500 X espessura não uniforme variando entre 70 a 150 mm quase de graça de basalto ou granito. O grande problema é o valor do frete mesmo.