Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MATERIAIS ALTERNATIVOS => Diversos => Tópico iniciado por: Paulo Caetano em 23 de Fevereiro de 2010, 20:56
-
Boa noite,
Estou desenvolvendo um ESTERILIZADOR UV para um lago artificial, consegui alguma coisa por aqui, mas é muito vago, alguem tem um projeto ou alguma dica para montagem deste esterilizador.
Desde ja agradeço.
Paulo Caetano
-
Paulo
Para montar um esterilizador para agua, voce precisa de um tubo de vidro, uma lampada germicida, reator, mangueiras, uma bomba de circulação e uma caixa protetora. as lampadas UV, conhecidas como germicidas tem caracteristicas semelhantes as lampadas fluorescentes, dependendo do tamanho e potencia, precisam de reatores próprios(que são os mesmos usados nas fluorescentes. A unica diferença é que estas não podem estar expostas, pois emitem radiação que é prejudicial, portanto não podem ser ligadas sem uma proteção. Esta lampada aqui em SP-capital pode ser encontrada na R. STA. IFIGENIA, na Lampadas Paulista, estas lampadas em alguns lugares apresentam preços elevados devido a terem aplicações hospitalares, portanto procure em lojas de lampadas na sua cidade, uma de 20W com +- 55 cm de comprimento deve custar em torno de 30 reais. montando o aparelho, voce precisa fazer a agua circular pelo tubo de vidro, montar a lampada próxima a este, e fazer uma caixa de proteção, para que a luz fique restrita ao sistema. Evite o uso de materiais plásticos, pois a luz irá danifica-los com o tempo.
Existem tambem sistemas que a luz vai diretamente sobre o aquario, sem um sistema de circulação, mas não sei que efeitos ocorrem sobre os peixes, pois no ser humano mata células e prejudica a visão. Existem lampadas UV com proteção, mas não tão eficientes. Se ficou duvida me avise.
-
Já vi um projeto bem simples com cano PVC de esgoto 40mm, aqueles com parede mais grossa. Usa dois tubos desse cano com comprimento pouco maior que a lampada que irá usar, dois cotovelos unindo eles em forma de U, no primeiro voce insere a lampada com os contatos bem vedados com silicone o segundo fica só para manter a coluna d,agua e a agua entra por um lado impulsionado por uma bomba e sai pelo outro.
(http://www.oficinadasrodas.com.br/othersites/esterilizador-UV.jpg)
A lampada é fácil de reconhecer, é uma fluorescente normal mas sem o pó branco, vidro transparente, já utilizei delas para apagar eproms também, somente cuidado para não ficar exposto a sua radiação.
-
Valeu CELP e Rogério
Pedir ajuda nunca é demais onde posso encontrar este tubo de vidro?
Paulo
-
Meninos, o vidro é opaco ao UV, o que é usado é o quartzo, bem mais caro e difícil de conseguir, é o material do tubo da lâmpada germicida.
A lâmpada pode ir diretamente à água, desde que os eletrodos sejam perfeitamente isolados.
O PVC comum e a maioria dos plásticos é rapidamente degradado por UV, a menos que contenham aditivos UV resistentes, mas pode ser utilizado pintado. O vidro tb pode ser utilizado como jaqueta externa.
-
Paulo, voce encontra este tubo em lojas de material para laboratório,(vidraria) aqui em sampa tem a Laborglas, Casa Americana, ambos possuem site. Voce tb pode usar uma mangueira transparente, para substituir, mas tem que trocar periodicamente, pois ela ficará opaca, o ideal é o de vidro borosilicato
-
Jorge
A sua afirmação está correta, mas tambem tem alguns tipos de tubos "acrilicos"que são usados, mas não sei qual a composição. A propósito preciso marcar contigo um dia para levar as sucatas eletronicas que te falei no ultimo encontro
Abraços
-
Jorge
A sua afirmação está correta, mas tambem tem alguns tipos de tubos "acrilicos"que são usados, mas não sei qual a composição.
O vidro borosilicato é o conhecido Pyrex ... não creio que seja o mais adequado:
Transmission Through Glass
In selecting containers for solar disinfection of water or oral rehydration solutions, the property of being transparent to sunlight is of utmost importance. Because of their widespread availability, glass containers should be considered with respect to transmission of solar radiation at different wavelength bands, particularly with respect to UV (A) radiation.
Ordinary glass of which most containers such as bottles and jars are made can transmit solar radiation up to about 90%, the remainder being reflected or absorbed by the glass. The amount and kind of radiation that passes through ordinary glass depends on the colour and thickness of the glass, and on the specific wavelength bands of radiation.
Colourless glass transmits solar radiation at wavelengths in the range of 320 to 700 nm. It is therefore opaque to radiation below 320 nm, and to infrared radiation. The maximum amount of radiation transmitted occurs at 400 nm. Pyrex glass, of which most laboratory glassware is made, is opaque to radiation below 280 nm, and attains a maximum transmission at 340 nm. Transparent plastic materials such as polystyrene and methylacrylate (Lucite and Plexiglass) can have a higher radiation transmittance than glass at wavelengths greater than 290 nm. These materials are therefore better than glass for the transmission of germicidal solar radiation at wavelengths from 300 to 400 nm. [/i]
Fonte: http://almashriq.hiof.no/lebanon/600/610/614/solar-water/unesco/29-34.html
A propósito preciso marcar contigo um dia para levar as sucatas eletronicas que te falei no ultimo encontro
Quando quiser !
-
Tem Lampadas UV que são iguais as lampadas fluorecentes comuns, mas tras a marcação UV, eu uso essas lampadas em colagem de vidros, são lampadas caras, em media R$ 150,00 cada lampada, as lampadas chamada como Luz Negra, tambem pode ser usadas e são bem mais baratas.
-
Usando a idéia da lampada mergulhada em agua dentro do tubo de PVC de esgoto, dura mais de ano o cano PVC. Procure por lampada germicida que geralmente qualquer loja de material eletrico tem, da ultima vez comprei uma de 15W por R$ 30,00.
-
... as lampadas chamada como Luz Negra, tambem pode ser usadas e são bem mais baratas.
Podem ser usadas mas a eficácia é muito menor, é UV de comprimendo de onda bem maior que o que tem o melhor efeito germicida ... eu não usaria ...
Qual a potência dessas que vc usa ? Qual o tamanho delas ?
-
Jorge
Eu me referi a luz negra, porque a cola que eu uso p/ vidros, só dá a cura com a exposição a luz UV e é uma opção não tão eficaz quando fico sem a lampada correta.
A Lampada que eu uso é da Philips, TL-K 40W Actinic BL Made in Holland, essa lampada tem o tamanho das lampadas de 20W mas ela é de 40W mede 60Cm.
-
No caso do Lolata ele está correto,pois a cura da cola não necessita da lampada germicida a UV já é suficiente, mas no caso de esterilização da agua a mais eficiente é a germicida, simplificando o problema não é a lampada, sugiro que se use um tubo de pvc, com duas tampas,já existem tampões prontos. no centro destas, faça um furo que permita a passagem justa da lampada, vede as extremidades da lampada antes da capa de metal com silicone, nas lateral do tubo nas extremidades coloque as conexões de entrada saida de agua. provavelmente a lampada irá durar o mesmo tempo que o tubo de pvc, na troca substitua os dois. A lampada germicida se for adquirida pessoalmente na STa. Ifigênia, pode sair muito barata..
-
faça um furo que permita a passagem justa da lampada, vede as extremidades da lampada antes da capa de metal com silicone, nas lateral do tubo nas extremidades coloque as conexões de entrada saida de agua.
Eu deixaria de modo que se consiga retirar a lampada facilmente, pois com o uso tende a criar um limbo marrom no vidro que é só passar um paninho que sai.
-
http://i54.photobucket.com/albums/g109/dedeco/Dsc06992.jpg
Dei uma pesquisada na net e achei esta solução bem interessante quanto a construção
-
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=5718
O endereço anterior era apenas a imagem da conexão este é o correto
-
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=5718
O endereço anterior era apenas a imagem da conexão este é o correto
Tem certeza ? Não consegui visualizar nenhuma das imagens ...
-
Acho que o problema se deu no site onde estão as imagens, pois nem entrando lá consegui visualiza-las, vou ver o que consigo, mas encontrei um artigo que de certo modo inviabiliza a idéia
Este artigo tem por finalidade prover um melhor entendimento dos equipamentos com lâmpadas ultravioletas, esclarecer dúvidas e melhorar o desempenho, mostrando alguns pequenos detalhes que influenciam para a longevidade do produto.
Principal função.
Os raios UV’s tem diversas finalidades, no aquarismo seu uso auxilia muito a vida dos aquaristas:
* no controle de algas. Esses raios exterminam as algas unicelulares (aquelas que deixam o aquário ou lago com a água verde) quando ainda são esporos, ou seja, quando estão em fase de reprodução;
* no controle de outros microorganismos. Os raios UV’s são utilizados também para controle de agentes patogênicos como alguns protozoários pois tem efeito bacteriostático. Por que não bactericida? a filtragem por UV não extermina todas as bactérias, se não também não haveria vida no aquário, ela apenas controla o crescimento em excesso, eliminando as que ficam em suspensão na água que conseqüentemente irão através da bomba passar pela lâmpada. No aquário a quantidade de bactérias em suspensão é muito maior que a do ambiente natural, isso ocorre pois, nos sistemas fechados como tanques e aquários a renovação de água é menor e a poluição é maior. Devido a grande oferta de alimento (matéria orgânica), e o conseqüente aumento do consumo de oxigênio (pelo crescimento excessivo das bactérias) os outros seres vivos do seu sistema (peixes) irão sofrer em um ambiente pobre em O2 pois irá acontecer uma competição por este elemento vital aos seres vivos.
O ultravioleta quanto à lâmpada.
Existem três tipos de lâmpadas mais usadas nesses equipamentos:
* as conhecidas lâmpadas fluorescentes comuns T10 e T8, foram as primeiras utilizadas no mercado, mas logo foram substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas de melhor tecnologia;
* as PL’s ou lâmpadas compactas são usadas até hoje em grande parte dos equipamentos por sua elevada eficiência, mais ainda não era o que havia de melhor para essa finalidade no mercado aquarístico; (modelos da TetraPond e Azoo)
* mais modernas que as PL’s as lâmpadas com tecnologia T5 já existiam a mais ou menos 10 anos nos EUA mas só agora começaram a ser popularizadas e comercializadas no Brasil em grande escala. Aliando tecnologia e design (as T5 são lâmpadas mais finas e compridas) são a solução perfeita para o uso em sistemas ultravioleta. (modelos da Boyu e Laguna)
O ultravioleta quanto a luva de quartzo.
Muitas pessoas compram ultravioletas que deixam a lâmpada em contato direto com a água, achando que o único papel dessa peça é a proteção da lâmpada, para não sujar, quebrar etc. Mas a verdade não é essa, a luva é muito importante no sistema pois permite que a lâmpada esquente (trabalhe na temperatura ideal) e atinja o seu máximo de intensidade.
Ex.: quando ligamos certos tipos de lâmpadas elas demoram um tempinho para atingir a temperatura ideal que irá produzir a máxima intensidade de luz, isso também acontece com a lâmpada UV. Quando ela está em contato direto com a água, a mesma não permite que a temperatura da lâmpada aumente diminuindo sua capacidade de esterilização (dependendo da lâmpada em até 50%).
Como o vidro é um material impermeável a raios UV, o material mais usado para tal finalidade é o quartzo.
Os raios UV atravessam esse material com grande facilidade por isso é muito importante atestarmos que o ultravioleta que iremos comprar tem a luva feita de quartzo.
De nada adiantará, economizar na compra de uma luva e tê-la simplesmente para manter a temperatura da lâmpada se os raios UV’s não conseguirem atingirem o seu alvo, ou seja, os esporos de algas ou agentes patogênicos que queremos eliminar da água.
O ultravioleta quanto ao invólucro.
Devemos levar em consideração o comprimento, a espessura e o vortex.
Quanto maior for o comprimento do invólucro maior será o tamanho da lâmpada, e isso é muito bom, principalmente se ela for T5, neste caso existe um maior tempo de exposição da água a ser tratada pelos raios ultravioletas.
A espessura do aparelho, ou seja, a distância entre a água e a lâmpada também é um fator importante pois a capacidade de penetração dos raios UV é baixa, só sendo efetiva muito próxima à fonte de luz.
Todos nós algum dia de nossas vidas já paramos para observar esse detalhe, que relataremos trata-se de uma coisa corriqueira mas que poderá ajudá-lo a obter ainda mais eficiência no seu filtro UV.
Quando abrimos a torneira de nossa casa e a água cai, ela desce pelo encanamento em círculos (espiral), isso é um fenômeno físico devido ao movimento terrestre, aqui no Brasil como estamos abaixo da linha do Equador o caminho que a água faz é no sentido horário.
Em alguns UV’s profissionais vendidos no mercado esse princípio é usado como aliado para aumentar a eficácia do produto (vortex) (modelos da Boyu, TetraPond, Azoo e Laguna).
Se a água passar pela lâmpada em círculos ela estará mais vezes em contato com os raios UV’s. Para dar uma “mãozinha” a esse fenômeno natural incline o aparelho levemente permitindo que a água entre e forme o vortex.
Sabendo desses aspectos é possível aumentar e muito a durabilidade e eficácia do produto, só temos que lembrar também que os raios UV, devem ser usados para acabar com as algas e bactérias, ajudando a manter a água do aquário cristalina e não acabar com a sujeira do nosso aquário.
Utilize sempre em conjunto com ao menos uma filtragem mecânica.
Não podemos depender do uso exclusivo da lâmpada para resolvermos todos os problemas, é preciso ter um sistema de filtragem compatível com a necessidade do aquário ou lago, levando em conta a biomassa (quantidade de animais vivos no sistema) e o volume do mesmo.
Principalmente em um lago, onde a quantidade de água é muito grande e os peixes como as carpas (animais de grande porte) excretam mais aumentando o crescimento das algas e bactérias.
Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Referências:
Texto elaborado pela Onda Aquários sob autorização para uso da Aquabetta.com.br.
O material para montagem do filtro
Materiais utilizados:
2 Prensa Cabo Nylon 1"
2 Bucha Redutora Rosca 1 1/2" para 1"
2 T Rosca 1 1/2"
2 Bucha Redutora Rosca 1 1/2" para 1/2"
2 Adaptadores de mangueira para rosca 1/2"
1 Lâmpada Germicida 15W
1 Tubo PVC rosca 1" 1/2 (metro)
2 Soquetes para lâmpadas
1 Reator 1 x 15w
-
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_34.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_33.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_37.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_30.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_31.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_5.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_36.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_32.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_29.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_38.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_3.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_2.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8921_35.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_4.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_6.jpg)
(http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17536_7.jpg)
-
Grande Carlos,
Valeu pela grande dica ja tenho algum material aqui, vou trabalhar e assim que estiver pronto mando fotos.
Paulo
-
Carlos
Uma dica:
Para mostrar as fotos que estão em qualquer outro servidor, voce adiciona IMG entre colchetes antes do endereço e depois/img tambem entre colchetes no final do endereço.
Assim aparece a imagem
(http://www.lolata.com.br/Fotos_Cnc/endereco_foto.jpg)
Um Abraço
-
Lolata
Obrigado pela dica, elas são sempre bem vindas, pois não domino ainda os mecanismos do forum
Abraços