Bom dia!
Ótimo tópico!
Eu não conhecia o termo "Fotocorrosão", mas pelo que percebi nos posts o processo se trata de um "Banho Químico", o qual eu sou um pouco familiarizado... matrizes em zinco e magnésio feitas através desse processo são muito utilizadas no ramo calçadista para solda eletrônica e plastisol
Amigo, bem vindo
Fale mais sobre o processo e se preferir abra um tópico a respeito, a turma aqui está sempre querendo conhecer coisas novas.
Abraços
Oi Carlos! Obrigado pelas boas vindas!
Grande parte da minha experiência profissional é voltada ao ramo calçadista.. mais especificamente com usinagem de matrizes em alumínio para solda eletrônica... e uma empresa em que trabalhei também disponibilizava o serviço de matrizes feitas por esse processo, o "Banho Químico", que embora não alcance a qualidade de uma matriz usinada devido ao fato das paredes ficarem arredondadas, normalmente é bem mais barata.
Pelo que percebi, o que difere tal processo da Fotocorrosão é que após a queima a placa vai para um tanque com ácido nítrico.
O tempo que a placa permanece no tanque é o que define o a profundidade do "desbaste"
Quanto mais tempo, mais o ácido corrói, mais profundo fica.
Esse tipo de matriz (ou clichê, como são comumente chamadas), geralmente não ultrapassam 3mm de altura no relevo.
Depois do banho químico é só lavar novamente e caso seja necessário dar algum pequeno acabamento manual e estão prontas para serem utilizadas.
Posso ter me equivocado quanto ao nome de algum produto utilizado, mas o processo é esse aí mesmo... meu setor era na usinagem mas eu costumava dar uma sapeada nessa produção.
Espero ter sanado algumas curiosidades
Abraço!