Dei uma pesquisada e descobri a mistura do ácido:
"A água forte era o ácido usado pelos alquimistas para transformar chumbo em ouro (parte do processo). Segundo um amigo químico era uma mistura de nítrico e clorídrico 1/1, mas é bastante venenoso e solta um gás de fato mortal se aspirado. Na gravura utilizamos o nitrico, mas diluído de 3 partes de água para 1 de ácido, para o cobre e o latão. Para o aço, a diluição é de 9 de água para 1 de ácido, o que produz uma queima lenta (colocamos a chapa de molho por horas) porque no calor estes ácidos ficam muito ativos e são difíceis de controlar. Deve-se sempre misturar o ácido a água, nunca ao contrário, pois ele pode explodir. Para o percloreto usamos a diluiçào de 10 partes de água para 2 de percloreto, mas acrescentamos uma parte de clorídrico, o percloreto faz queimas verticais, mas produz muito resíduo que pode prejudicar a gravação enquanto o níitrico faz ao mesmo tempo queima vertical e horizontal, ou seja ele alarga e aprofunda a parte exposta, Existe também o mordente holândes, que atualmente é quase impossível obter-se pois em sua fórmula entra clorato de potássio, ingrediente de bombas e proibidíssimo pelo exército. Se a gravação é delicada é melhor produzir a queima lentamente para controlar-se melhor. O resto da peça pode ser protegida com neutrol que resiste bastante ao ácido. Outra, ácido é sempre ácido, mesmo muito usado até que seja neutralizado com bicabornato de sódio.
Os manuais mandam dissolver o ácido com 9 partes de água para aço e zinco, para latào e cobre 3 partes, mas o ácido depende completamente das variações climáticas por isso, no hemisfério norte em lugares frios eles o utilizam puro, porque sua ação é lenta; aqui a 30 graus é uma loucura, só de abrir o vidro já faz fumaça. Utilizamos o ácido nítrico p.a., ou seja para análises que é encontrado em lojas de produtos farmacêuticos e os revendedores destes. A diluição com água é para ajudar a controlar a queima que se faz mais lenta porque no nosso caso desejamos gravar linhas finas, delicadas sobre a chapa. Nào esqueça, adicione o ácido a água nunca ao contrário. Quando ele chega puro sobre o metal sua corrosào é violenta e ferve, sollta muitas nuvens de gás, super tóxico, corrói o nariz e por aí vai... é perigoso, diluído é mais branda a queima e controlável. Nós acompanhamos, porque o ácido se torna azul e transparente, cor de piscina, em contato com o metal. Colocamos o ácido numa bacia de plástico e a chapa lé dentro. Controlamos a profundidade da linha e sua espessura porque o nítrico aprofunda e alarga ao mesmo tempo. Também nào esqueça das luvas (plástico) e máscara e se o ácido cair na pele lave com água em abundância.
Neutrol é um produto que compramos em lojas de artesanato e serve para escurecer madeira. é um liquido preto, viscoso , derivado de petróleo. Também é usado na construção civil para empermeabilizar. As partes que não estào cobertas são atacadas pelo ácido, toda a peça deve estar protegida menos as partes que serào atacadas pelo ácido.