Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MATERIAIS ALTERNATIVOS => Diversos => Tópico iniciado por: victordesp em 14 de Fevereiro de 2012, 12:15

Título: O preço justo de noso trabalho
Enviado por: victordesp em 14 de Fevereiro de 2012, 12:15
Oi amigos, sem lugar a duvida, uma das duvidas de sempre, e calcular el preço justo de nossos trabalhos. Todo deve començar com o calculo de nossa inverçao, para a realizaçao del trabalho, e o calculo da amortizaçao de esa inverçao, lo que daria o primer item a ter em conta, Amortizaçao. Osegundo item e sim duvida os, gastos fixos, de noso establesimento, alugueo, agua, luz, impostos.........,. asim sera outro item, os salarios..........., calclado tudo, e algum item mais, dara uma suma que dividido os dias do meis util de trbalho, dara o costo real, por dia, de seu establesimento. sumado esto a os costos de material, e impostos propios, si tem, dara el preço da peça. Mas o memos por alli va la cosa, mais............ e a realidade.???????. cuando tem que comer e pagar gastos basicos da familia.....,
e toda a teoria se perde em la verdade da barriga,( fome ),,,, ai esta a realidade, emton, cual e opreso justo????????,. Temos mas de 25000, ususarios, vamos a ver cual e a soluçao, Cual e opreço justo de noso trabalho. Um abraço, victor
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Blackmore em 14 de Fevereiro de 2012, 12:47
Do ponto de vista do "produtor" o preço justo é quando recebe o que planejou, do ponto de vista do "consumidor" o preço justo é quando ele paga o que quer ...
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: gusto em 14 de Fevereiro de 2012, 14:31

   Pelo que eu entendi de sua explanação, a resposta para todos estes ítens que você Victor, formulou, tem um local para obtê-la, é no Sebrae. Nesta instituição, há pessoas que tem um bom preparo para dirimir todas estas dúvidas, onde ministram cursos para aqueles que querem bem administrar seu negócio. Este pessoal do Sebrae faz isso com profissionalismo,  e o comerciante levando a bom têrmo suas explicações, irá proporcionar  uma melhora na saúde financeira de sua atividade. Então o ideal seria ir ter com os funcionários desta organização para poder melhor elaborar sua planilha e vêr aquilo que você perguntou:" qual o prêço justo de nosso trabalho". Abraços.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Claudinei Giron em 14 de Fevereiro de 2012, 17:20
Pesquisando um pouco sobre formação de preço, achei este artigo, mas a coisa complexa, muita teoria, muitas variáveis, mas tai a quem interessar.

http://www.humbertorosa.com.br/Banco_de_Artigos/Humberto/Humberto_Capitulo_Livro_de_Marketing_.pdf
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: john em 14 de Fevereiro de 2012, 20:35
Esse assunto já foi  bem discutido aqui anteriormente e depois disso tomei por base a minha mão de obra como R$ 50,00 a hora da maquina funcionando - fora o material. . Dependeria MUITO de qual tipo de maquina e do mercado tb. A minha atual é uma 500x500 com a precisão para o qual ela se destina, uma maquina mais sofisticada em uma cidade grande, é claro que crobraria muito mais, mas eu moro numa cidade de 30 mil habitantes. Pretendo, montar uma maquina bem maior e será prá atender recorte de madeira, MDF....esse tipo de coisa. Outra para corat isopor tb.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: havell em 14 de Fevereiro de 2012, 20:54
...uma maquina mais sofisticada em uma cidade grande, é claro que cobraria muito mais, mas eu moro numa cidade de 30 mil habitantes...

neste ponto acho que você pode estar errado, pois pelo menos oque vejo aqui (Rj) é que no interior peças de mdf são CARAS PRA CARAMBA (por conta da oferta e procura) já no centro.. é pechincha, ou como já citaram aqui... para quem vende é competição para loucos.

pois no centro há mais pessoas para fornecer se comparado com o interior..
e as vezes as pessoas estão mais preocupados com o volume de vendas do que com o lucro em si

isso é que eu chamo de carregar o burrico nas costas..
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: john em 14 de Fevereiro de 2012, 21:49
...uma maquina mais sofisticada em uma cidade grande, é claro que cobraria muito mais, mas eu moro numa cidade de 30 mil habitantes...

neste ponto acho que você pode estar errado, pois pelo menos oque vejo aqui (Rj) é que no interior peças de mdf são CARAS PRA CARAMBA (por conta da oferta e procura) já no centro.. é pechincha, ou como já citaram aqui... para quem vende é competição para loucos.

pois no centro há mais pessoas para fornecer se comparado com o interior..
e as vezes as pessoas estão mais preocupados com o volume de vendas do que com o lucro em si

isso é que eu chamo de carregar o burrico nas costas..
Acho que não fui  entendido. Quando falei de uma maquina sofisticada, quis dizer uma maquina precisa e robusta que faça coisas que a a minha não faz - usinar aço, aliminio, fazer moldes etc... Não mencionei MDF em cidade grande.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: devides em 14 de Fevereiro de 2012, 21:57
Sei que tem N variáveis para se calcular o preço ideal, mas parto do referêncial praticado no mercado e procuro agregar valor ao meu trabalho para que o cliente ache justo a mais que a média.
Produtos com acabamento e no prazo acertado, vale quanto pesa!
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: ADRIANOBOSQUETTI em 14 de Fevereiro de 2012, 22:46
trabalho com artesanto a 10 anos antes so fazia moveis me criei dentro de uma marcenaria , o artesanto começou por fazer nas oras vagas peças pra dona encrenca kkk  dai passou pras amigas amigas das amigas , em fim estou ande estou posso diser que hoje tenho uma otima estrutura e um bom mercado e a forma que eu calculo as minhas pessas ou moveis  são a mesma custo  x 4

por ex custo da peça  rs1.00x 4 = 400 isso meda a seguinte ideia empregado , manutençao dispesas e lucro. e é assim que o sebrai te orienta  afazer .      blog.www.oficinadoartesanatomdf.blogspot.com (http://www.oficinadoartesanatomdf.blogspot.com)
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Rodrigo Oliveira em 15 de Fevereiro de 2012, 00:27
Aqui na empresa temos um preço formatado com base no custo  fixo e variavel . Trabalhamos com serigrafia , tampografia e laser e como exemplo posso citar o valor justo cobrado de uma máquina que opera 7 horas por dia com lucro de 30% cobramos R$0,20 por gravação em serigrafia ou tampografia e a produção diaria é de 5000 gravações .
Rodrigo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 15 de Fevereiro de 2012, 08:44
Galera, vou ser mais uma vez colocado na fogueira mas vamos la rsrsrsrsrsrsrsr.( nem acabei de tirar as cinzas do outra fogueira  rsrsrsr)
Não existe formula teorica  magica, o que  existe são varios fatores teoricos e praticos  a serem  vistos.

O sebrae é muito bom,( e eu aconselho  a fazerem) pois te da uma orientação técnica de como calcular seus custos, mas isso não quer dizer , que com isso vou achar meu preço JUSTO. pois quem determina o preço  é o próprio mercado.
O que preço é justo( eu quero comprar meu IATE RSRSRS)
Tem aquele ditado  COBREI O  MEU PREÇO JUSTO MAS NÃO VENDI  , e ai como ficas.

Vou citar varios exemplos  com minhas experiencias proprias e  praticas.
Venho  salientar que não fechei minha empresa por motivos de concorrencia e sim por motivos de saude.

Logicamente que temos os custos fixos e os custos  moveis,  a partir dai  temos que analizar o que podemos fazer para melhorar nossos rendimentos; por exemplo,
aqui no rio eu não consigo  colocar  apliques pequenos  feitos  em LASER, nas lojas, pois minha laser é de 70W e meu custo é muito alto,(aqui no rio e para onde quero vender) pois  as lojas compram de empresas que tem laser de 130W pra cima, e enquanto eu corto uma peça em minha laser ,eles cortam 4 ou 5m e ai o preço final cai muito, pois ganham na quantidade.
EX.. tenho recortes  em laser que eu só poderia vender para lojas por 1,00 , mas  as lojas vende este mesmo recorte por 0,70centavos,então imagina quanto éla pagou para poder vender a este precinho,
VOU VENDER(   NUNCA).
então para burlar este problema, procuro lojas distante dos grandes mercados , pois os preços são sempre maiores , e e assim consigo vender( pouco mais vendo)

Meus amigos, existe um DITADO CORRETISSIMO,  ( O LUCRO NUNCA ESTA NA VENDA E SIM NA COMPRA) se vc copmpra material para a confecção por um bom preço, vc tera um bom lucro, mas se comprares  MAL , seu lucro vai cair, pois o mercado não deixa vc apenas aumentar seu produto, pois vc vai ficar de fora.

Outro exemplo.
O nobre VAGNER LINO, tem uma laser de 70W , igual a  minha. e ele trabalha com a esposa, e eu trabalho com minha filha, bem, ele tem uma loja aberta com todos o encargos e impostos, e eu  TRABALHO EM CASA, agora pergunto a vcs, quem tem um custo operacional menor (  ELE OU EU)  quem pode colocar no mercado peças mais baratas( logicamente que sou eu)
Mas eu vendo para lojistas e ele vende para o consumidor final, então ele consegue  ter um lucro igual ao meu, mesmo com todos os custos maiores, pois seu preço é maior pela loja que tem.
mesmo ele tendo os custos fixos maiores pela loja.

Outro fator importante para quem quer abrir uma loja  (  um bom ponto) ou um ponto razoavel, mas uma boa enxurrada de anuncios e panfletose preço competitivo e com algumas peças como chamariz
Aqui no rio um bom ponto é muito caro, por isso  muitops não conseguem abrir
Outro ditado( QUEM TEM DINHEIRO FAZ DINHEIRO ,QUE NÃO TEM BATE PALMAS E JOGA NA MEGA SENA RSRS))


outro exemplo.
duas pessoas com o mesmo custo  FIXO E MOVEL, mas  um tem uma CNC , pequena e com uma velocidade de corte de 1000 mm/min.
o outro tem uma maquina grande  e com velocidade de corte de 3000mm/min.
pergunto .
quem consegue produzir mais ??  logicamente que o que tem a maquina maior
e se os dois tem os mesmos custos fixos e moveis  , que tem um preço melhor???

O que psso orientar a  pessoas que querem  entender um pouco, é;
Temos que analizar nossos custo,( COM  CERTEZA, pois é o ponto de partida)
temos que analizar o mercado, pois é ele que dita  as regras

caso não tenhamos preço para o mercado.
temos que elaborar uma peça onde não tenhamos tanta concorrencia ou concorrencia mais leal
temos que tentar AGREGAR valores a esta peça , para ela se destacar das outras
temos que ( logicamente  que depende da grana de cada um) tentar comprar maquinas mais sofisticadas e mais rapidas , para que a produção seja maior e assim abaixar o custo operacional

Então galera , não existe  apenas uma formula  magica X vezes X dividido por Y mais V =  preço justo.
o que existe,  são fatores teoricos, praticos e muito trabalho, para se obter o sucesso

abraço
ricardo






Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Euclides Júnior em 15 de Fevereiro de 2012, 09:24
A aula do Jose Ricardo e melhor que qualquer curso no Sebrae, pois não expressa só teoria ou números expressa a realidade do mercado.
Abs.
Jr.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Claudinei Giron em 15 de Fevereiro de 2012, 09:51
É que o mestre Ricardo calculou de forma "EMPÍRICA"

 "empírica"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Pesquisa empírica ou de campo é a busca de dados relevantes e convenientes obtidos através da experiência, da vivência do pesquisador. Tem como objetivo chegar a novas conclusões a partir da maturidade experimental do(s) outro(s).
Assim podemos entender que a pesquisa empirica é recolha de dados a partir de fontes diretas (pessoas) que conhecem, vivenciaram ou tem conhecimento sobre o tema, fato ou situação e que, podem causar diferenciação na abordagem e entendimento dos mesmos, conduzindo a uma mudança, acrescimo ou alteração profunda, relevante que não distorça, agrida ou altere o conteudo principal mas sim que o enriqueça e transforme em conhecimento de fácil compreensão e tambem sentindo se atraido pelo tal.

e eu fiquei numa dúvida:

"O José Ricardo FAZ porque SABE, ou SABE porque FAZ?"
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 15 de Fevereiro de 2012, 09:51
Amigos,

venho a dizer que quando eu tinha minha empresa com entre 15 a 20 funcionarios,e não tinha tempo de pesquizar o mercado e o que estas maravilhosas maquinas conseguem fazer  e infelismente não tinha os profissionais correto, mesmo pagamendo bem, ( MAS TAMBEM DIGO QUE MUITAS COISAS FORAM ACONTECENDO POR ERRO MEU E HOJE TENTO NÃO ERRAR)
Então outro ditado( QUEM TRABALHA MUITO NÃO TEM TEMPO DE GANHAR DINHEIRO)
Por isso meus amigos, dou graças a deus em ter fechado a empresa, pois tive tempo para conhecer OS FORUNS e agora tenho mais tempo  para pesquizar e aprender  a fazer meus trabalhos.
se  tivesse acontecido a mais tempo, eu hoje estaria bem melhor.

Quero dizer com isso, que  o FORUM  na realidade é melhor do que qualquer curso, pois temos uma legião de amigos com as mais diversas idéias  e formas para se conseguir fazer um bom trabalho e bem rentavel.

não se esquecendo que temos que estudar muito para termos habilidade de criar nossas peÇas, pois querendo ou não somos ARTESÕES
BOA SORTE PARA TODOS
ABRAÇO DO AMIGO
JOSE RICARDO
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2012, 09:55
A melhor opinião até agora foi a de procurar o SEBRAE - eles tem um curso para ensinar a calcular custos de uma empresa - já fiz e recomendo.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 15 de Fevereiro de 2012, 11:34
Amigo mestre FGILII.
Concordo com vc, pois não sei se reparaste, pois tambem menciono  e aprovo, fazer um curso, pois tambem o fiz no sebrae, pois este É O PONTO DE PARTIDA,
mas ,depois disto   temos muitos pontos a serem vistos,para que de certo.

Tive um amigo,que fez todos os procedimentos teoricos do sebrae, mas não conseguia ter a produtividade nas pratica, que precisava,então decidiu  contratar uma empresa especializada,pára ver onde estava seu erro,
 e foi constado pequenos detalhes na produção que passaram despercebido e tudo  normalizado, as firma começou muito melhor.
amigo, pode ver no PEQUENAS EMPRESAR GRANDES NEGOCIOS, pois tem  muitos exemplos disto,

Volto a afirmar que existe um ponto de partida, e  isso o sebrae ajuda muito
abraço
ricardo
abraço
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2012, 11:38
O problema muitas vezes não está em saber colocar preço...

Está em saber comprar, saber vender e em como produzir a coisa - por isso que existem consultores para isso - para ajudar ao empresário enxergar onde está errado e concertar.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 15 de Fevereiro de 2012, 11:45
Isso mesmo meu amigo, apenas esprecei  com muitos detalhes  o que vc escreveu em poucas palavras E COLOQUEI para que as pessoas pudesem fazer uma analize mais detalhada dos acontecimentos  que com certeza virão , para aqueles que querem trabalhar por conta propria. pois dificil não é, mas facil tambem não, pois se não todos seriam donos do seu proprio negocio e ninguem seria empregado
abraço
ricardo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Rodrigo Oliveira em 15 de Fevereiro de 2012, 11:52
A liberdade não tem preço e todos que já estão livres de um chefe fungando em nosso cangote , podem afirmar isso ,  mesmo passando por algumas dificuldades .
Que preço justo tem essa liberdade meus amigos ?
Rodrigo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: fcamargo em 15 de Fevereiro de 2012, 17:57
no meu entender, PREÇO JUSTO é todo valor combinado anteriormente a realização do serviço ou empreita.

já que uma vez combinado nao é caro ou roubo.

o mercado dita algumas regras como a da subsistência, mas quantas vezes somos impelido por quaisquer motivos a cobrar um pouco a mais ou a menos do que nós mesmos achamos justo?

preço justo também é aquele que te deixa tranquilo em relação a aceitação do cliente, pois todos nós sabemos que cobrar muito caro sobre produtos ou serviços (fora do valor de mercado) pode ser um embrolho pro cliente.

não aceito a máxima de que as vezes se cobra pela cara do cliente.

no meu caso, visto que tenho um parametro médio por hora máquina, e valores definidos para minhas máquinas (os modelos comerciais), fica muito tranquilo expor e negociar com clientes serviços e trabalhos, baseado em SETUP (arquivo) e usinagem.

acredito que não exista enfim uma receita de bolo fechada e definida para cobrar um valor justo, cabe a nós definir e colocar um pouco de bom senso em tudo que fazemos.

Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 15 de Fevereiro de 2012, 18:17
Com certeza camargo.
todo o preço é justo quando  ambas as partes concordam.
Acredito que o preço justo, na realidade seria o  SEU PREÇO MINIMO, para que este valor cubra todos os seus custos e sobre algum  quer vc acha merecedor.
agora se o mercado nos da a chance de ganharmos mais , por que não o fazer,se ambas as partes concordam, pois muitas vezes  depende do que famos fazer.
faço muitas peças aqui, onde consigo ganhar muito mais  que meu preço minimo, pois o mercado me proporciona isso , então porque não o fazer
Se o seu preço minimo,estiver  muito fora do mercado e não conseguires  que ambas as partes comcordem,
 ALTERNATIVA.
Reveja seus custos, pois com certeza pode estar comprando materia prima  muito cara , ou algum detalhe esta errado

Ex,  quando se vai fazer um leilão,  o mesmo existe o preço minimo, mas nada impede de  vendermos a peça mais que o minimio.
abraço
ricardo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: cientista13 em 16 de Fevereiro de 2012, 00:29
Depois que Einsten inventou a teoria da relatividade, tudo é relativo ;D inclusive o preço justo ;)

Usinagem simples o meu preço é de 50 pila por hora, que é o mesmo que cobro para qualquer outro serviço sem a máquina. Como usar a máquina para mim é ainda um hobby, então apenas cobro o que eu ganharia se fosse fazer um conserto qualquer. porém estou seriamente pensando em fazer de meu hobby o meu ganha pão. Então comecei a pensar em preços. E ai vem muita coisa que já foi dito e como o Vitor falou, a dúvida continua.

Na minha opinião o que todo mundo faz o preço é menor e que for mais complexo o preço é maior. Também tem os tempos de usinagem. Pra cortar um dino se leva 15, 20 minutos pode ser estipulado um preço para cortar dinos. Para fazer a Santa Ceia se leva 12 horas (dependendo do tamanho é lógico), então se eu fizer o mesmo preço por hora para cortar um dino do que para fazer a Santa Ceia, o preço fica justo para os dois casos? Se cortar 4 dinos por hora a R$ 50,00 por hora, cada dino sairia 12,50. A santa Ceia em 12 horas sairia por R$ 600,00.  Se for vender um dino de mdf cru por R$ 15,00 teríamos várias pessoas comprando, teriamos lucro. Se formos tentar vender uma Santa Ceia de Mdf no minimo teriamos ainda que passar selador, horas e horas de lixa, mais  envelhecedor e verniz. Se for vender a Santa Ceia pelos mesmo 600, não teriamos lucro e todo mundo nos chamaria de loucos pelo preço alto.

O preço justo é o que merecemos e que o cliente pode (ou quer) pagar. combinar o preço antes de fazer o serviço é a maneira mais fácil de termos um preço "justo".

Acho que melhor do que um preço justo, seria ter base do que é praticado no mercado. Sugiro fazermos uma pesquisa aqui mesmo onde cada um coloca o preço praticado por hora para usinagens simples, tipo cortar um dino. Ainda para isso precisariamos saber quanto tempo cada um leva para cortar a mesma peça. Pois tem que ser levado em conta a capacidade de cada máquina. Por exemplo o cara que corta a torre Eifel em 2 horas, não pode cobrar o mesmo tanto por hora do que quem corta em 30 minutos. Que é o que o José Ricardo explicou.

Outra coisa a ser levado em consideração é que a máquina pode ser uma ferramenta de trabalho que apenas faz trabalhos repetidas vezes, como também uma ferramenta que faz trabalhos exclusivos e personalizados. Eu não fico cortando dinos para vender. Tenho minha coleção de dinos, mas não vendi nenhum. Hoje cortei umas peças para um cliente. O dia dela me rendeu R$ 450,00 o preço combinei antes (como sempre faço para trabalhos na máquina) e enquanto a máquina ficou trabalhando, fui fazer outros serviços. aliás como normalmente faço para serviços que levam mais tempo. Quanto mais tempo leva o trabalho, menos trabalho tenho, então pergunto se tenho menos trabalho deveria cobrar menos? ou deveria pensar que investi numa máquina que trabalha sozinha para eu poder ganhar meus troco mais fácil?  Se só fizer trabalhos que levam horas, poderia colocar várias máquinas e uma pessoa só daria conta de ficar cuidando delas. E aí qual seria o preço?

Se considerarmos que vivemos num mundo capitalista, o preço justo não existe. Existe a lei da oferta e procura, quem pode mais chora menos e por ai vai.

Eu concordo com o Camargo. Preço justo é o que combinamos antes de fazer o serviço. Quanto queremos ganhar é outra pergunta.


 
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Fenix em 16 de Fevereiro de 2012, 01:22
Gostei cientista13 de sua linha de raciocinio, eu corto um dino para ser mais especifico o dilofossauro em 22 minutos e o Brasil com bicho e folha em 25 minutos acho que minha maquina é lenta ne, eu vendo o dino a R$25 mais o brasil é o primeiro que cortei, nem sei quanto cobrar. acredito que muitos aqui cortariam os 2 em menos de 25 minutos ne. um abraço e vou acompahar este topico e ver a base de cada um
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Khosmos em 16 de Fevereiro de 2012, 10:08

Muito interessante a ideia de procurar consultores, mas como toda área, existem os profissionais bons e os "não tão bons", então eu gostaria de pedir aos colegas que indiquem a empresa ou as pessoas com as quais vocês ja tiveram experiencias de consultoria para que agente não saia por ai contratando o primeiro que vê ou o mais barato.

Eu tentei fazer uma busca por aqui mas não consegui chegar chegar a nenhuma conclusão.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: victordesp em 16 de Fevereiro de 2012, 19:56
oi meus amigos, fico muito feliz por todas as respostas,  e sim duvida e esta exposiçao que da  luz a a realidade do preço em que vendemos nosos produtos, aqui  donde  vivo tem peças idemticas a preços com variantes ate de 50 por cento,, Sim duvida a necesisdade faz o preço, mais tem um limite etico?. Cuando moramos perto de outros que facen trabalhos em cnc., e asima pertesemos a os mesmos grupos, como este Guia CNC, cuale o camino correto?. Eu sei que esto em um camino perigoso, e e a union que faz a forza ,  converso com os outros para tomar desiçoes?, o parto so em busca de mia salvaçao e que o resto.......... fasa lo que quer, e dificil mais e visto vender peças a costos menores que o valor do material, utilizam recorte que as industrias jogan fora e dam de presente.e emtao que voces acham. que se fais?????
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: john em 16 de Fevereiro de 2012, 21:34
.....
Usinagem simples o meu preço é de 50 pila por hora, que é o mesmo que cobro para qualquer outro serviço sem a máquina. ...
Como falei lá no inicio, baseio meu serviço em 50,00 a hora de usinagem. O Inácio tb cobra essa média. Se muitos mais colegas falarem suas bases de preço poderemos ter uma média.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Velho Hippie em 17 de Fevereiro de 2012, 14:05
...e dificil mais e visto vender peças a costos menores que o valor do material, utilizam recorte que as industrias jogan fora e dam de presente.e emtao que voces acham. que se fais?????

Olá meninos!

Bem, sou um dos que utilizam largamente retalhos que coleto em uma fábrica de móveis que fica há 2 quadras da minha casa. Os retalhos que coleto são geralmente os de 3mm com película branca (melamínico) que são muito utilizados em fundos de gavetas, guarda-roupas e etc...

Calculo o preço final das minhas peças assim: material (cm2) + hora máquina (45,00). Tendo este valor e dependendo do tipo de montagem ou acabamento da peça, aplico sobre este custo uma margem que pode variar de 40% até 160%. Esta fórmula uso para trabalhos em MDF, para relevos 3D estou ainda estudando a melhor equação pois entra também o trabalho de modelagem.

Mas, voltando um pouquinho, sobre a citação do hermano Victor.

Aqui em Curitiba uma chapa de mdf crú de 3mm custa R$ 25,00 e a chapa com película branca custa R$ 86,00. Geralmente compro o primeiro e sempre ganho o segundo (nunca comprei o branco).

Mas, jamais deixei de calcular o valor em cm2, mesmo usando o branco que entra a custo zero? Por que???

Bem, vamos imaginar que eu faça uma peça que use 1 metro quadrado do branco (R$ 17,00) e pense "Não vou cobrar o material, pois ganhei os retalhos"... Daí o cliente gosta do preço baixo e me encomenda mais 200 peças... Mas não tenho como garantir (ou mesmo exigir) que consiga esta quantidade de retalhos na fábrica.

Bah, então vou ter que comprar as chapas para cumprir o acordo com o cliente. Seria "morte certa" chegar para o cliente e dizer: "Olha, o preço vai ser maior porquê vou ter que comprar a matéria-prima", :P

Percebem?

Então fica a dica: SEMPRE incluir o custo do material na formação de preços, independente da proveniência.

No meu caso, ganhar estes retalhos se transforma em uma vantagem financeira, pois diminui meu custo de produção. Se eu baixar o preço das peças (deduzindo o valor do material) vou transformar em uma vantagem competitiva... Mas penso que certamente estarei "mirando" no meu próprio pé. :)

Obs.: Óbviamente é apenas minha visão. Posso estar completamente equivocado, mas tem funcionado.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: ronaldocavalcante em 17 de Fevereiro de 2012, 16:12

Pessoal

O que sei é:

Venda = Custo + BDI (% referente aos Benefícios de Despesas Indiretas)

Custo = Insumos + Transportes (fretes, aluguel de veículos para condução de pessoal e cargas de mat. , equip. e máquinas)

Insumos = [ Materiais + (Mão de Obra h/h com vínculo + 120 % de encargos sociais) + (Mão de Obra h/h sem vínculo + ISS) + Custo/aluguel de hora/máquina utilizada)]

BDI (%) = % Lucro + % taxa de administração (RH, escrita, venda, cobrança, logística) + % despesas indiretas (viagens, comunicação, visitas, reuniões, brindes, avaliações e serviços preliminares, etc)

Fora isso tem apenas o custo referente à eventuais participações no lucro e numerário empregado até a Venda Final.

ronaldo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 17 de Fevereiro de 2012, 16:56
Amigo velho hippie.

concordo com vc em genero, numero e grau, pois como disse anteriormente, O LUCRO NÃO ESTA NA VENDA E SIM NA COMPRA ; Não é porque ganhaste que não vais colocar o custo da madeira, pois na realidade dependendo do trabalho, o custo do MDF é muito insiguinificante em relação ao trabalho  que nós temos  para realizar  o mesmo.
uma caixinha de mdf cru,  nas medidas de 15cm/15cm/5cmde altura, fica de custo aqui no rio  R$ 0,69
mas se for fazer umas 3000cxs ( ai vai doer no bolso)  rsrsrsrs
por isso não importa se compramos ou se ganhamos a matéria prima , temos sempre que calcular tudo certinho
abração
ricardo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: CRBR em 17 de Fevereiro de 2012, 17:00
O LUCRO NÃO ESTA NA VENDA E SIM NA COMPRA

Não esqueçam deste pensamento. Quem está comprando de você pode pensar o mesmo. Aí você quem decide se vemde seus produtos ou não!!!
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: cientista13 em 18 de Fevereiro de 2012, 10:54

.....
Usinagem simples o meu preço é de 50 pila por hora, que é o mesmo que cobro para qualquer outro serviço sem a máquina. ...
Como falei lá no inicio, baseio meu serviço em 50,00 a hora de usinagem. O Inácio tb cobra essa média. Se muitos mais colegas falarem suas bases de preço poderemos ter uma média.

Calculo o preço final das minhas peças assim: material (cm2) + hora máquina (45,00). Tendo este valor e dependendo do tipo de montagem ou acabamento da peça, aplico sobre este custo uma margem que pode variar de 40% até 160%. Esta fórmula uso para trabalhos em MDF, para relevos 3D estou ainda estudando a melhor equação pois entra também o trabalho de modelagem.

Tres opiniões, com o mesmo preço. Os preços tem que andar nessa base mesmo. Cobrar menos é botar dinheiro fora, cobrar mais, tem que achar quem paga.

Porém sempre tem que ser lembrado que o trabalho não é apenas o trabalho da máquina. Dificilmente alguém chega com o arquivo pronto e manda usinar. Normalmente além de gerar percursos, tem que corrigir erros de desenhos, ou mesmo criar. Aí tem esse custo também.

PS 1.: O Velho Hippie, por ser velho e ter que comprar mais rémédios para dor daqui e dali então ele tem direito a cobrar um ágio que varia de 40 a 160%.

PS 2.: O PS 1 é brincadeira na verdade conforme o serviço todo mundo cobra um pouco a mais, como falei outro dia, cortar dinos é uma coisa, fazer uma coisa personalizada é outra história.

PS 3.: ontem fui eu que fui comprar remédio para dor nas costas.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: devides em 18 de Fevereiro de 2012, 13:52
A discussão vai gerar maisde 1.000 posts e todos retratarão a realidade de cada um.
Para mim não existe fórmula correta para formação de preços. Se existisse o mundo seria maravilhoso.
Consultor de Sebrae e etc serve para ser ter uma idéia do mundo ideal mas não vai resolver, porque se resolvesse não se fechavam um zilhão de empresas até 2 anos de atividade.
Minha forma de formar meus preços: base que é cobrado no mercado + o valor agregado das peças que se estão entregando.
Não cobro só por hora máquina, cobro por material e sua dificuldade de usinar. Exermplo: R$120 a hora do MDF, mas a hora do alumínio cobro R$150, mas vão dizer, mas a hora é a hora, usinasse mdf a 1.400/1.600 mm/min e o alumínio de 300 a 600 mm/min, não estaria o ganho aí? Não, porque o custo de uma fresa para usinagem adequada de alumínio é mais caro que uma de mdf. O custo da chapa (risco de perda do material) é maior no alumínio. É isso, em resumo cada mercado é um mercado.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: john em 18 de Fevereiro de 2012, 15:02
.....
Não cobro só por hora máquina, cobro por material e sua dificuldade de usinar. ....
Quando eu falo 50,00 a hora é só  mão de obra, fora o custo do material. Prá mim não varia muito, minhas condições, por agora,  são somente para MDF, madeira, acrilco, ACM
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Hilarinho em 18 de Fevereiro de 2012, 16:02
Há muitos anos atras, eu fiz um curso do Sebrae chamado IPGN (Iniciando um Pequeno Grande Negocio), e era basicamente online + leitura individual. Com esse curso, ganhava-se bastante conhecimento inclusive na parte que tratamos nesse topico. Se o curso ainda existir é uma boa (eu entrava na "aula" à noite antes da janta, durante uns 45 dias). Senao, vale a pena pesquisar.

Sobre o "preço justo", tbm acho que não tenha misterio. Basta fazer as contas. (e na hora do item "lucro", simplesmente ser justo - afinal deseja-se o preço justo, não?) E na hora das variaveis, considerar até certos detalhes (manutenções planejadas, energia eletrica - que varia nos periodos do dia -, pesquisa e desenvolvimento, logistica -  sua e de materiais, para ir e vir, buscar e levar, etc).
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: john em 18 de Fevereiro de 2012, 16:55
Embora não trabalhe no ramo, sou formado em Ciencias Contábeis, pela PUC/RS-1985. Um item importante a se levar em conta é o custo de depreciação do equipamento. Digamos que sua maquina custou 10 mil, dure 5 anos, e nessa data vc conseguira vender por, digamos 20% do que ela vale hoje. Isso tem que fazer parte do preço final dos nossos serviços. Seriam 8 mil/5 anos : 1.600,00 por ano ou 133,00 reis por mes. Isso fora manutenção, que é outro caso.
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Rodrigo Oliveira em 19 de Fevereiro de 2012, 20:20
É uma busca incessante e o mercado ou nicho que atuar que vai determinar o preço justo. Um Honda City é vendido a aproximadamente R$45.000,00 aqui no Brasil e no México o mesmo carro é comercializado por R$25.000,00 como pode se ele é fabricado aqui no Brasil . É o preço de mercado , não é porque custa para a fabrica R$13.000,00 que ela vai vender por R$20.000,00 .

Rodrigo
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: Claudinei Giron em 15 de Março de 2012, 08:38
Olá pessoal, fiz uma planilha no excel, para calcular o valor das peças cortada na CNC,

PLANILHA de CUSTOS para ARTESANATO.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=0MWFmZFZLU0#)
Título: Re:O preço justo de noso trabalho
Enviado por: paulojuizo em 11 de Novembro de 2015, 16:00
Boa Tarde a todos!

Sou Novo aqui no site, estou começando no ramo agora, e para ser bem direto
qual o preço cobrado em média por minuto o corte a laser? e se tiver gravação o valor cobrado é mesmo? ou para gravação
sairia mais caro ou mais barato, pois a potencia do laser é menor porem o tempo é maior! então fica elas por elas?
Ex: uma caixa com um nome gravado e outra caixa com o mesmo nome cortado, os valores seriam os mesmos?

Obrigado desde já e aguardo resposta!