Jorge,
Oi, pessoal.
Fiz uma encrenca com a finalidade de apenas resfriar um reservatório de água, mas não funcionou. Usei uma pastilha Peltier de 128W, 12V em aprox. 15l de água pensando que conseguiria que a temperatura caísse uns 3 a 4 graus, mas não deu.
A temp. ambiente estava em 27,3°C e a da água em 26,1°C. Deixei ligado por 30min e não houve nenhuma variação. Dentro do reservatório tem uma placa de alumínio onde está a pastilha em contato (com pasta térmica), e nessa chapa um dissipador. Do lado de fora há um dissipador com cooler encostado na pastilha (tbém com pasta térmica).
A pastilha está na posição certa e esquentando do lado de fora. A única alteração de temperatura foi quando desloquei a sonda do aparelho para o dissipador; caiu para 25,5°C. Mesmo assim é uma variação muito pequena...
Se alguém quiser dar pitacos, ótimo.
Abraço.
Jorge
Sabendo-se que o rendimento ideal de uma célula Peltier é da ordem de 50% (
http://www.heatsink-guide.com/peltier.htm), a variação esperada de temperatura pode ser estimada por:
dQ/dt = m.c.dT/dt
sendo:
dQ/dt = aporte térmico da célula = 128 x 50% = 64 Watts = 15,3 cal/s
m = massa de água = 15 Kg = 15000 gramas
c = calor específico da água = 1 cal/g°C
Logo:
dT/dt = 15,3 /(15000x1) = 0,001°C/segundo = 3,672 °C/hora
O cálculo acima não considerou as perdas de calor por convecção e condução.
Conclusão: o seu sistema vai demorar 1 hora para a temperatura cair 3,67°C abaixo da temperatura ambiente, em 2h cai para 7,34°C abaixo da temperatura ambiente, ..... Se levar em conta as perdas e um rendimento da célula Peltier ainda mais baixo, a temperatura vai cair ainda mais lentamente até atingir uma temperatura de equilíbrio, onde ocorrerá o seguinte balanço energético:
potência dissipada para o ambiente = potência injetada no reservatório = potência a ser resfriada (ex.:Spindle) - potência da célula Peltier
Sugestão: antes de comprar um resfriador (Peltier, Freon, ...) faça as contas...