Boa tarde Dimitri.
Bem amigo , o correto é eu postar aqui algumas fotos do prpocesso para vc entender, mas vou tentar explicar e depois tiro umas fotos para vc ver.
Quando compramos cxs de papelão para embalagens, a mesma vem vincada e é só dobrar para montar, o processo é o mesmo
existe uma freza circular destas que usamos para tupia de bancada para fazer molduras de quadros,
bem , esta freza em 45 graus é muito dificil de encontrar, pois não é usada para molduras.
Bem aqui no Rio de Janeiro existe uma loja que vende , mas o mesmo nunca me deu o pulo do gato onde ele manda fazer, por isso tive que comprar uma e depois mandei fazer outras em lojas especializadas em afiar serras . Amesma esta em torno de 280,oo reais
quando eu colocar a foto vai ser mais facil para vc ver e mandar fazer.
Bem, na realidade esta freza eu utilizo numa serra de bancada com sistema de levantar e abaixas a lamina, e com motor com correia e polia, isto é não pode ser maquina com a lamina acoplada ao eixo do motor pois a freza pesa e o motor vai para o espaço rapidamente.
Colocando a freza no lugar da lamina, abaixa a freza num ponto onde apenas deixo um filetizinho da madeira , para que não corte a mesma.
Pra fazer uma CX de 10x10x5 corto uma placa no tamanho de 20x20 cm e coloco o paralelo com 5cm de distancia da freza,
pronto é só vincar os quatro lados. para fazer a tampa corto uma placa de 15x15 e coloco o paralelo em 2cm da freza.
para a montagem vc passa cola nos vincos e quebra os quatro vertices, estes verticers são colocados fora, ou dependendo do tamanho, serve para fazer a tampa de uma cx menor.
Não sei se consegui me fazer entender, mas depois vou fazer umas fotos para colocar aqui.
Bem , como fechei minha marcenaria, eu aluguei minhas maquinas a uma pessoa que queria montar uma fabrica de caixinha, e hoje eu dou acessoria a mesma , onde ganho meu dindin sem me aborrecer com funcionarios.
Bem , por isso peço que vc tenha um pouquinho de paciencia pois vou uma vez por semana na fabrica para ver se esta tudo legal.
ai vou bater umas fotos da maquina e vou ver se faço um video para vc.
Acho que assim vc vai entender melhor.
Este sistema apenas gasta um pouco mais de madeira pois os vertices da placa vc perde.
mas dependendo da criatividade pode se inventar muita coisa em artesanato com estas perdas. ccomo eu tenho uma maquina LASER, eu utilizava estes retalhos de mdf para fazer apliques, com roupinha , letras , bonequinhos e etc.
Bem, no calculo da cx eu colocava no preço destas perdas. isto é quem pagava éra o cliente,
paras vc ter uamna ideia na rapidez do corte e da montagem, meu marceneiro cortava 1000 cxs com tampa por dia e meu montador tambem montava uma base de 1000 cxs por dia.
bem , deppois tinha que lixar né rsrsrsr
Abraço
Ricardo