Tálio - Um raríssimo metal é encontrado na Bahia pela mineradora Itaoeste
Está no Brasil, ou mais especificamente no território baiano, no município de Barreiras, a primeira jazida de Tálio, um metal extremamente raro e de alto valor, hoje somente produzido na China e no Cazaquistão.
A descoberta foi feita pela empresa Itaoeste Serviços e Participações, que tem como sócio o conhecido empresário Olacyr de Moraes. Para se ter uma idéia da importância da descoberta, basta mencionar que a reserva de apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa seria suficiente para abastecer todo o consumo mundial, hoje estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.
Além dessa, a Itaoeste detém mais 24 áreas. Segundo o engenheiro de minas Vladimir Aps, responsável pela descoberta, esta é a primeira vez que se tem notícia da ocorrência de Tálio associado ao manganês e cobalto, pelo menos em ambiente geológico continental, o que dá mais ineditismo à descoberta no território baiano.
Trata-se de um metal de alta tecnologia e de utilização estratégica nas áreas de saúde e energia, por exemplo. O mesmo é utilizado como contraste em exames cardiológicos por imagem, como elemento supercondutor na transmissão de energia e como material termoelétrico, já que tem capacidade de transformar calor desperdiçado em eletricidade aproveitável.
Hutchinsonita: mineral pertencente aos sulfossais composto por tálio, chumbo e arsênio.
Fonte:
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/70/70614-descoberta-itaoeste-encontra-primeira-jazida-de-talio-no-pais/index.htmlA pergunta que faço:
Será que esse mineral será nosso? será aplicado na industria nacional? Triste saber que o Brasil é nada mais nada menos do que um fornecedor de matéria prima, e provavelmente comercializa minério a preço de banana.
Já ouviram falar tambem no nióbio? pesquisem no google.
Como dizia o falecido Dr. Enéas Carneiro "O Brasil é uma colonia gigantesca!" ele foi um dos poucos que abordou sobre o Nióbio no Brasil.