Oi, pessoal.
Não sei se alguém usa esse tipo de grampos que eu uso. Eles são muito práticos e tbém muito frágeis. Ou melhor, os grampos são bem fortes, mas a alavanca de pressionar para o aperto quebra logo. Tenho 3 desses e as alavancas quebraram deixando os grampos inoperantes. As alavancas são feitas de plástico e têm uma seção que varia de 10 a 5mm de espessura, em formato de "T". Então não aguentam a pressão para apertar.
Bom, resolvi fazer as alavancas em nylon de 10mm, sem o perfil "T" para dar mais resistência. No bico, onde empurra as peças internamente, a alavanca tem 14mm, porém tem rebaixos que a enfraquecem tbém. Como as alavancas ficaram com 10mm, precisei de uma arruela de 2mm em cada lado, e usei para isso a fibra de chapa de circuito impresso. O bico tem um rebaixo circular de cada lado, então resolvi fazer "à mão mesmo" depois das peças cortadas. O resultado foi bem satisfatório e apertei o grampo com bastante força (muito mais de que quando quebrou) e aguentou muito bem.
Tô postando os arquivo aqui, porque se alguém tiver esse problema que eu tive, é só usinar e "seus problemas acabaram" (tabajara).
Abraços.
Jorge