Muito interessante esse processo de aplicação de Teflon.
Após ler suas explicações, que até agora foi a melhor que encontrei sobre o assunto, ainda resta algumas dúvidas que gostaria que explicasse com mais detalhes:
Citação de: signspro em 24 de Fevereiro de 2010, 08:19
Trabalhei nesta area de PTFE (Teflon) por 20 anos, e gostaria de informar a voce, que a aplicacao deste material eh nao muito complexa mas depende de uma estrutura industrial bem montada.
Essa estrutura industrial é em função da quantidade de fornecimento do material pela Dupont?
Sim por que quantidades menores de produtos inviabilizam a importacao.
Poderiamos obter esse material em pequena quantidade para pequenos trabalhos?
Sim de revendedores que importam diretamente da DuPont
Esse material (Teflon) é um material bem fluido ou grosso/pastoso? já é negro ou outra côr e fica negro após passa na estufa?
Este material fluido e diluido em um produto que nao conseguimos determinar aparentemente este produto de diluicao era segredo industrial. O produto eh comprado na cor branca e acrescentado oxidos para colori-los.
Essa estufa, qual o tempo de duração e quantos gráus aproximados?
Aproximadamente 25 minutos em estufa de esteira a 320 graus centrigrados.
Pelo que entendi, na confecção de panelas e frigideiras o antiaderente é aplicado com a peça já pronta, e essa peça que você produzia tomava a forma final depois da aplicação do teflon? é isso?
O processo de aplicacao do anti aderente ocorre no processo inicial da fabricacao veja imagine a situacao voce aplicando o jato de areia em uma frigideira pronta seria complicado, a segunda dificuldade o material deve ser trabalhado em um torno de repuxo ou prensa hidraulica que alteraria significativamente a rugosidade conseguida no jato de areia. Dificultando portanto a aplicacao e a aderencia do revestimento anti-aderente.
Pelos tipos de processo da aplicação de teflon que você apresentou acima, penso que muitos dos nossos amigos aqui no forum teriam condições de aplicar esse material ou há algo mais que inviabilize o processo em nossas oficinas.
Nao seria totalmente inviavel, o que complicaria seria o alto consumo eletrico da estufa de esteira pois a mesma e aquecida por resistencia eletrica de alto consumo, dai a necessidade de uma producao mais elevada.
Como você sabe, terceirizar não faz parte do dicionário de muito de nós. O importante é nós mesmo fazermos nossas "peripécias". Muita gente costuva dizer que fez determinado equipamento, mas somente são montadores, são outras pessoas que fizeram as peças. Isso não tem graça nenhuma. para mim, o importante é sujar as mãos e se divertir.
Eu sou da mesma opiniao, adoro sujar as o maos e colocar o velho cerebro para pensar, pois so o que envelhece eh corpo, e soh o que levamos desta vida eh o conhecimento acumulado nessa breve passagem.
Grato por suas explicações e abraços
Eu que agradeco
Marlon