Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Drivers => Tópico iniciado por: Thiago Fonseca em 01 de Fevereiro de 2012, 19:43
-
Boa Noite galera. Sou novato no forum e já estou precisando de ajuda. Estou construindo minha fresadeira cnc e estou precisando de algumas informações para construir o Driver de controle dos motores. A princípio minha Idéia é de Utilizar o Pic 16f877A para controlar o driver. Pretendo utilizar o Turboncn para comandar a máquina. Sei que o turbocnc se comunica com o driver através de 3 pinos da porta paralelela o Step/Dir/ena, tambem sei que o dir dá o comando de sentido de rotação do motor e deve ser gerado 1 microsegundo antes do comando de passo. Sei que o ena habilita o motor e Minha dúvida é quanto ao Step sei que ele dá o comando de passo, mais não sei como. Gostaria de Entender como ele se comporta para que o motor desloque o passo mínimo, desloque uma volta completa e tals.
Outro ponto que gostaria de saber é como funciona a rampa de aceleração para que o motor saia da inércia, desloque com uma velocidade considerável, perca velocidade e pare no ponto exato.
Ainda tenho um monte de dúvidas mais vamos dar um passo de cada veZ
-
... precisando de algumas informações para construir o Driver de controle dos motores.
Se o que pretende é aprender, tudo bem, mas se quer apenas um driver, melhor comprar, não vale a pena desenvolver.
Minha dúvida é quanto ao Step sei que ele dá o comando de passo, mais não sei como. Gostaria de Entender como ele se comporta para que o motor desloque o passo mínimo, desloque uma volta completa e tals.
O motor gira quando as fases são energizadas em uma determinada sequência, o pulso de passo informa ao controlador que deve avançar mais um passo dessa sequência. Cada pulso corresponde a um passo do motor, para um motor de 200 passos por revolução, 200 pulsos são enviados para obter-se uma volta completa.
... como funciona a rampa de aceleração ...
Isto não é função do driver, é o prog de controle, TurboCNC no caso, que calcula a rampa a partir das configurações e emite os pulsos de passo na frequência adequada,
Ainda tenho um monte de dúvidas mais vamos dar um passo de cada veZ
Costumo indicar http://www.divms.uiowa.edu/~jones/step/ para quem queira familiarizar-se com motores de passo e seu acionamento.
-
Obrigado Pelas Informações, como estudante meu intuito é aprender!
-
Se fosse para fazer um driver usando um microcontrolador, eu usaria os conceitos do L-297 como base. Por exemplo, o PIC16F628 possui dois comparadores, que poderiam ser usados para implementar o PWM. Mas tome muito cuidado com o ruído, são mortais para esse tipo de circuito de potência. O lay-out, com o uso de placa dupla face com generosas áreas de terra (0V) é algo indispensável.
Pode até implementar um micropasso simples num microcontrolador.