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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Drivers => Tópico iniciado por: lumens em 04 de Dezembro de 2013, 17:56

Título: Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 04 de Dezembro de 2013, 17:56
Olá amigos

Algum dos colegas já montou algum driver com 2X L298?

Um dos motores queimou, tenho um driver CNC3AX funcionando, e um outro motor bipolar 52Kgf,
Tentei montar uma placa com 2X L298, não funcionou com desejado, motivo erro nas trilhas, estou desenhando outro, espero acertar desta vez.
Aberto a sugestões!




Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 07 de Dezembro de 2013, 11:53
Conclusão.
Não deu certo, os L298 mesmo recebendo o mesmo sinal há uma diferença no tempo de resposta.
Terei que pesquisar outra forma de resolver.

obs: com o L297 montado quando acionado a direção o led de Home ficava piscando, hora parava apagado hora aceso, isso não ocorre com a placa cnc3ax, oque pode estar ocorrendo?
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: Alebe em 07 de Dezembro de 2013, 14:20
Conclusão.
Não deu certo, os L298 mesmo recebendo o mesmo sinal há uma diferença no tempo de resposta.
Terei que pesquisar outra forma de resolver...

Já tentou o L6203?
Ele era caro a um tempo atrás, talvez já ache mais barato.
Eu tenho um drive com o 6203 aqui, esperando eu tomar vergonha na cara e fazer meu 4º eixo  ::), Se estiver em sp e quiser testar com ele, ta na mão.
Tenho até alguns 34PM-C041 também...  ;)

Abraços
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: minilathe em 07 de Dezembro de 2013, 22:57
Conclusão.
Não deu certo, os L298 mesmo recebendo o mesmo sinal há uma diferença no tempo de resposta.
Terei que pesquisar outra forma de resolver.

obs: com o L297 montado quando acionado a direção o led de Home ficava piscando, hora parava apagado hora aceso, isso não ocorre com a placa cnc3ax, oque pode estar ocorrendo?

O L-298 foi desenhado para ser usado sozinho ou em par, talvez seja algum erro em ligações, poderia postar um diagrama esquemático de seu circuito?
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 09 de Dezembro de 2013, 09:29

Já tentou o L6203?
Ele era caro a um tempo atrás, talvez já ache mais barato.
Eu tenho um drive com o 6203 aqui, esperando eu tomar vergonha na cara e fazer meu 4º eixo  ::), Se estiver em sp e quiser testar com ele, ta na mão.
Tenho até alguns 34PM-C041 também...  ;)

Abraços

Grato  Alebe, pela atensão vou pesquisar sobre o L6203


O L-298 foi desenhado para ser usado sozinho ou em par, talvez seja algum erro em ligações, poderia postar um diagrama esquemático de seu circuito?

Mestre Gíl.
Também  li sobre o L298 em par, mas não achei nenhum esquema dando uma dica sobre como monta-lo,
Montei um esquema que achei estar correto.
segue esquema
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: minilathe em 09 de Dezembro de 2013, 13:25
Também  li sobre o L298 em par, mas não achei nenhum esquema dando uma dica sobre como monta-lo,
Montei um esquema que achei estar correto.
segue esquema

O esquema ficou meio ilegível, pode re-enviar?
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 09 de Dezembro de 2013, 21:35

Mestre Gil.
Na postagem de  04-12-2013, 17:56:56 há o esquema em .pdf
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: minilathe em 10 de Dezembro de 2013, 12:40
Ao invés do seu circuito, use o diagrama a seguir, que é oriundo do datasheet do L-298.

No diagrama, cada L-298 (com saídas em paralelo) aciona uma fase do motor bipolar e apenas uma entrada de inibição (INH1 ou INH2) e dois sinais de comando (IN1/IN2 ou IN3/IN4) são conectados a cada L-298.

Conecte os diodos conforme você ligou às fases do motor.
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 10 de Dezembro de 2013, 14:42
Mestre Gil grato pela dica.
Estou enviando esquema revisado.
Fica um pouco de duvida se as saídas ABCD L297 estão corretas em relação as saídas dos L298.
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: minilathe em 10 de Dezembro de 2013, 19:15
Mestre Gil grato pela dica.
Estou enviando esquema revisado.
Fica um pouco de duvida se as saídas ABCD L297 estão corretas em relação as saídas dos L298.

Acho que agora está correto. Do pino 15 ao GND (L-297) eu ligaria um capacitor de 0.1 uF.
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 11 de Dezembro de 2013, 09:16
Gil grato pelas orientações!
Vou testar e postarei os resultados.
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: lumens em 23 de Dezembro de 2013, 17:26
Olá amigos

Estou postando os resultados do driver montados conforme do data sheet do L298

quando testei com uma tensão de entrada de 24v, com um motor pequeno de 1,5 amperes, rodou porem sem velocidade e sem torque.
Quando coloquei o motor de 5amperes a fonte não suportou, nem rodou.
Coloquei um fonte mais parruda de 45V os L298 torrarão na hora.
Voltei a fonte de 24v com um L298 novo e verifiquei as saídas observei que uma das fases não chaveava como a outra.
Infelizmente os componentes vendidos no mercado são refugos da fabrica.
segue imagens da placa.

ps: vou continuar pesquisando outra forma de resolver o problema.
Grato aos colegas.
Título: Re:Driver bipolar com L297 e duplo L298 motor de 52Kgf.cm
Enviado por: minilathe em 23 de Dezembro de 2013, 17:53
Olá amigos

Estou postando os resultados do driver montados conforme do data sheet do L298

quando testei com uma tensão de entrada de 24v, com um motor pequeno de 1,5 amperes, rodou porem sem velocidade e sem torque.
Quando coloquei o motor de 5amperes a fonte não suportou, nem rodou.
Coloquei um fonte mais parruda de 45V os L298 torrarão na hora.
Voltei a fonte de 24v com um L298 novo e verifiquei as saídas observei que uma das fases não chaveava como a outra.
Infelizmente os componentes vendidos no mercado são refugos da fabrica.
segue imagens da placa.

ps: vou continuar pesquisando outra forma de resolver o problema.
Grato aos colegas.

Já que você possui um osciloscópio, poste os sinais de comando e de saída de cada L-298. Cuidado com as tensões altas, que poderiam danificar seu osciloscópio.

Comece com uma tensão de 24V e ajuste a corrente num valor mais baixo (0.5A) e vá aumentando aos poucos (1A, 1,5A, 2A, 2.5A, ...) e monitore o torque e a velocidade do motor.