Estão chegando os componentes para a montagem da minha primeira CNC router.
Enquanto espero vou carregando umas pedras: estou estudando diagramas de conexões, configurações, etc.
Tenho algumas dúvidas. Espero que você possa me ajudar a esclarecer.
1 - Configuração de corrente no driver
Os drives dos motores já estão comigo; são três bl-tb6560-v2.0, um para cada eixo, e os motores são NEMA 23 de 15kgf. Segundo a documentação que encontrei para esse driver, há 14 valores possíveis para a configuração da corrente de trabalho:
0.3; 0.5; 0.8; 1; 1.1; 1.2; 1.4; 1.5; 1.6; 1.9; 2; 2.2; 2.6 e 3.
O datasheet dos motores, por outro lado, especifica 2.1A para a corrente (configuração de 15kgf). Como não há a opção de 2.1 exatos, terei de apontar outro valor nos switchs no drive (2A ou 2.2A) mas, como não sei o significado dessa configuração, estou na dúvida se devo colocar o valor mais baixo ou o valor mais alto dentre esses dois. Como devo proceder?
2 - Conexão EN (enable engine).
Dei uma procurada e encontrei pouca coisa específica sobre o uso do "EN". A configuração que me foi sugerida pelo fornecedor dos drivers não tem a conexão EN estabelecida entre controladora e drivers. Vi que nesse caso os motores ficam sempre habilitados (disable = high). Gostaria, se possível, que isso fosse comentado e se falasse da utilidade desse comando.
3 - Conexões elétricas - interferências e outras considerações.
Algo que me causou dúvida, embora minha máquina seja (será) pequena, com área útil de 500x500, é o comprimento das conexões entre controladora, drivers e motores. O que é mais aconselhável? Alongar o comprimento dos cabos dos drivers para os motores, deixando controladora e drivers em uma caixa "central" ou, de outro modo, deixar o driver próximo ao seu motor e alongar o comprimento da conexão entre controladora e driver? O que causaria menor interferência, menos perdas ou daria mais estabilidade? Qual a prática corrente?
Agradeço antecipadamente os comentários.
Abraços.
David
Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk