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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Drivers => Tópico iniciado por: iluj em 20 de Abril de 2012, 15:45
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Olá a todos.
Estou com um problema em meus drives, onde os mesmos pararam de funcionar do nada. Já troquei por outros do mesmo tipo, mas não adiantou, pois não mudou nada.
O que acontece é que nem os motores ficam energizados.
Os drives possuem os componentes L298, L297 e não tenho como saber se estão queimados, pois não apresentam nenhum indício de estarem queimados, pois quando troquei (com os que estavam na máquina) liguei e nada de dar sinal. Geralmente quando apresentavam problemas (drives) eles queimavam sendo possível notar fisicamente no próprio componente (somente no L298).
Já lí aqui no fórum vários posts que falam disso, mas não encontrei nada que realmente pudesse ser aplicado para testa-los.
Alguém teria uma solução prática e fácil para testar estes componentes? Principalmente o L297?
Quanto à máquina, será que posso estar com problema na Porta paralela?
Como faço para testar as saídas da LPT?
Desde já muito obrigado.
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Segue fotos do drive e esquema elétrico.
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Não consegui mandar foto do esquema, mas segue foto da disposição dos componentes e suas nomenclaturas.
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Olá a todos.
Estou com um problema em meus drives, onde os mesmos pararam de funcionar do nada. Já troquei por outros do mesmo tipo, mas não adiantou, pois não mudou nada.
O que acontece é que nem os motores ficam energizados.
Os drives possuem os componentes L298, L297 e não tenho como saber se estão queimados, pois não apresentam nenhum indício de estarem queimados, pois quando troquei (com os que estavam na máquina) liguei e nada de dar sinal. Geralmente quando apresentavam problemas (drives) eles queimavam sendo possível notar fisicamente no próprio componente (somente no L298).
Já lí aqui no fórum vários posts que falam disso, mas não encontrei nada que realmente pudesse ser aplicado para testa-los.
Alguém teria uma solução prática e fácil para testar estes componentes? Principalmente o L297?
Quanto à máquina, será que posso estar com problema na Porta paralela?
Como faço para testar as saídas da LPT?
Desde já muito obrigado.
-Qual a corrente dos seus motores?
-Qual a tensão de alimentação dos motores?
-Para testar o L297 é só ligar a placa ao PC, gerar passos em JOG e medir as saídas através de um multímetro ou um LED + resistor de 1K.
-Para testar as saídas da LPT pode usar o método anterior, medindo as saídas com multímetro ou um LED + resistor de 680 ohms.
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Já pensou em usar um dissipador de calor no L298 ? Eu faria isso sem pensar duas vezes...
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Olá, a respeito dos motores, estou usando motores de 10Kg ( os vendidos no ML), mas fiz um teste com um motor de 28Kg, onde o mesmo acabou queimando dois componentes de uma placa (L297,L298).
Quanto aos dissipadores, eu uso. Tirei somente para tirar a fotografia.
Em relação ao teste do L297, onde devo fazer a medição no componente?
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Olá, a respeito dos motores, estou usando motores de 10Kg ( os vendidos no ML), mas fiz um teste com um motor de 28Kg, onde o mesmo acabou queimando dois componentes de uma placa (L297,L298).
Qual a corrente ajustada para os motores? Provavelmente você está sobrecarregando o L298
Em relação ao teste do L297, onde devo fazer a medição no componente?
Entre o terra (GND) e os pinos 4, 6, 7 e 8
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O que eu acho muito interessante, é que eu possuo seis placas iguais a essa, e quando deu problema em uma ( a do motor de 28Kg) eu troquei toda a placa e não consegui mais fazer funcionar nenhum eixo.
A minha dúvida é: Será que o computador está com problema e queimou todos os L297?
Não conseguí fazer funcionar mais nenhum dos drives.
Por isso gostaria de fazer um teste para ver se o L297 está queimado.
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Tenho uma outra pergunta.
É preciso alimentar os motores para fazer o teste? Ou somente os 5V da parte lógica?
Obrigado.
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Tenho uma outra pergunta.
É preciso alimentar os motores para fazer o teste? Ou somente os 5V da parte lógica?
Obrigado.
A principio só os 5V, para ter certeza precisaria analisar o esquema de sua placa.
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Será que o computador está com problema e queimou todos os L297?
Não conseguí fazer funcionar mais nenhum dos drives.
Por isso gostaria de fazer um teste para ver se o L297 está queimado.
Para o seu computador queimar o L297 ou está ocorrendo sobretensão na saída da LPT, alguma conexão incorreta ou invertida.
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Estou postando em anexo o esquema, mas não sei se vc vai conseguir ver,pois tive que diminuir o tamanho da imagem para enviar.
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tive que diminuir o tamanho da imagem para enviar.
Bom dia Iluj
Quando for salvar a imagem exporte com a extenção .JPG ela fica bem mais leve que .BMP
Jr.
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Bom dia Euclídes. Obrigado pela dica!
Segue imagem maior em anexo.
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Olá minilathe, gostaria de saber o seguinte: No componente L297 é preciso ligar o GND, DIR, STEP, 5V. Este 5V estou pegando da fonte com regulador de tensão(7805), mas o GND pego da porta paralela. Fiz a medição com multímetro deste 5V da fonte com o GND da porta e está dando uma tensão maior, algo em torno de 12V. Isto está correto?
Olhando o datashet do mesmo(297) diz que o máximo que ele suporta é 7V.
Será que o problema não está aí?
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boas
nao e normal estar as placas todas queimadas, com tantas e depois da avaria de uma colocar outra e nao funcionar !!!!!
so pode ser o computador (porta paralela?????)
com o osciloscopio e facil ver mas presumo que nao tem, as tensoes podem estar certas em todo o lado e nao chegar
os sinais ao l297.
l297
20----5volts
18----pulsos mover
17----0-1 dir mover
19---0-1passo
15---ref corrente
10--0-1 habili/desab
16---oscilador
1--sincronismo
jorban
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Olá Jorban, pois é osciloscópio eu não tenho, e tambám não seberia usar... Quanto ao computador, eu estou seriamente achando que pode ser ele, vou trocá-lo e ver o que acontece, pois os drives pararam de funcionar sem mais nem menos, não dando a impressão de ser algum componente eletrônico.
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boas
de novo estive a ver os posts atras e voce tem que ter 5 volts entre o pino 11 (gnd) e o 20do l297 senao esta com um problema na fonte faça essa mediçao e diga qualquer coisa
jorban
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Olá, estive revisando os drives e a fonte e percebí que estava com problema na fonte e em alguns contatos nos drives.
Agora estou em dúvida de como faço para medir o Rsense nestes drives. Na verdade eu ainda não descobrí o que vem a ser este "Rsense". Sei que tenho que pegar a corrente por fase do motor e multiplicar por Rsense, mas não sei como achá-lo.
Se alguém puder tirar esta dúvida, estarei grato.
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Olá, estive revisando os drives e a fonte e percebí que estava com problema na fonte e em alguns contatos nos drives.
Agora estou em dúvida de como faço para medir o Rsense nestes drives. Na verdade eu ainda não descobrí o que vem a ser este "Rsense". Sei que tenho que pegar a corrente por fase do motor e multiplicar por Rsense, mas não sei como achá-lo.
Se alguém puder tirar esta dúvida, estarei grato.
Você tem um multímetro?
Os Rsense são os resistores ligados entre os pino 13 e GND e entre o pino 14 e o GND. É só medir a resistência (com o circuito desligado!!). É necessário saber se o seu circuito possui filtros entre cada Rsense e os pino 13 e 14, caso contrário sua medição entre pino 13 e GND e 14 e GND pode ser falseada. Mas aí seria necessário o esquema elétrico...
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Olá minilathe, tenho sim multímetro.
O que seria os filtros?
O esquema está postado aqui mesmo, em mensagens anteriores.
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Medi a resistência agora. Na escala de 200 ohms, o resultado foi de 00,4, que acredito ser 0,4 ohms.
No drive a ligação do pino 13 e 14 ao GND tem 1 resistor de 1 ohm ligado em série com 3 resistores de 1 ohm em paralelo.
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Medi a resistência agora. Na escala de 200 ohms, o resultado foi de 00,4, que acredito ser 0,4 ohms.
No drive a ligação do pino 13 e 14 ao GND tem 1 resistor de 1 ohm ligado em série com 3 resistores de 1 ohm em paralelo.
Três resistores de 1 ohm em paralelo dará 0,333 Ohm em série com um resistor de 0,1 Ohm resulta em 0,43 Ohm, que está coerente com sua medição de 0,4 Ohm não acha?
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Olá minilathe, tenho sim multímetro.
O que seria os filtros?
O esquema está postado aqui mesmo, em mensagens anteriores.
Agora eu vi o esquema, você usa três resistores de 1 ohm em paralelo no Rsense, resultando em 0,3 Ohm. Ou seja, a corrente ajustada no motor (em amperes) será a tensão no pino 15 (e GND) dividida por 0,3.
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Olá minilathe, montei a parte eletrônica na máquina e está tudo ok. O problema estava na placa fonte e em alguns contatos.
Quanto a questão da regulagem no pino 15 do L297, não sei se nesta placa não é diferente, pois com a regulagem sendo feita do modo que foi dito antes, os motores ficam com muito pouca força, sendo necessário ter que almentar a tensão no pino 15.
Sobre os motores, é normal eles não esquentarem? Peço isso, pois percebo que muita gente fala em aquecimento dos motores, mas os meus ficam sempre frios.