Autor Tópico: Problema com drive.  (Lida 9845 vezes)

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Offline jorban

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Re:Problema com drive.
« Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2012, 12:34 »
boas
nao e normal estar as placas todas queimadas, com tantas e depois da avaria de uma colocar outra e nao funcionar !!!!!
so pode ser o computador (porta paralela?????)
com o osciloscopio e facil ver mas presumo que nao tem, as tensoes podem estar certas em todo o lado e nao chegar
os sinais ao l297.
l297
20----5volts
18----pulsos mover
17----0-1 dir mover
19---0-1passo
15---ref corrente
10--0-1 habili/desab
16---oscilador
1--sincronismo

jorban
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 12:53 por jorban »

Offline iluj

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Re:Problema com drive.
« Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2012, 12:57 »
Olá Jorban, pois é osciloscópio eu não tenho, e tambám não seberia usar... Quanto ao computador, eu estou seriamente achando que pode ser ele, vou trocá-lo e ver o que acontece, pois os drives pararam de funcionar sem mais nem menos, não dando a impressão de ser algum componente eletrônico.

Offline jorban

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Re:Problema com drive.
« Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2012, 13:31 »
boas
de novo estive a ver os posts atras e voce tem que ter 5 volts  entre o pino 11 (gnd) e o 20do l297 senao esta com um problema na fonte faça essa mediçao e diga qualquer coisa
jorban

Offline iluj

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Re:Problema com drive.
« Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2012, 16:32 »
Olá, estive revisando os drives e a fonte e percebí que estava com problema na fonte e em alguns contatos nos drives.
Agora estou em dúvida de como faço para medir o Rsense nestes drives. Na verdade eu ainda não descobrí o que vem a ser este "Rsense". Sei que tenho que pegar a corrente por fase do motor e multiplicar por Rsense, mas não sei como achá-lo.
Se alguém puder tirar esta dúvida, estarei grato.

Offline minilathe

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Re:Problema com drive.
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2012, 18:07 »
Olá, estive revisando os drives e a fonte e percebí que estava com problema na fonte e em alguns contatos nos drives.
Agora estou em dúvida de como faço para medir o Rsense nestes drives. Na verdade eu ainda não descobrí o que vem a ser este "Rsense". Sei que tenho que pegar a corrente por fase do motor e multiplicar por Rsense, mas não sei como achá-lo.
Se alguém puder tirar esta dúvida, estarei grato.

Você tem um multímetro?

Os Rsense são os resistores ligados entre os pino 13 e GND e entre o pino 14 e o GND. É só medir a resistência (com o circuito desligado!!). É necessário saber se o seu circuito possui filtros entre cada Rsense e os pino 13 e 14, caso contrário sua medição entre pino 13 e GND e 14 e GND pode ser falseada. Mas aí seria necessário o esquema elétrico...


Offline iluj

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Re:Problema com drive.
« Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2012, 18:56 »
Olá minilathe, tenho sim multímetro.
O que seria os filtros?
O esquema está postado aqui mesmo, em mensagens anteriores.

Offline iluj

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Re:Problema com drive.
« Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2012, 19:11 »
Medi a resistência agora. Na escala de 200 ohms, o resultado foi de 00,4, que acredito ser 0,4 ohms.
No drive a ligação do pino 13 e 14 ao GND tem 1 resistor de 1 ohm ligado em série com 3 resistores de 1 ohm em paralelo.

Offline minilathe

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Re:Problema com drive.
« Resposta #22 Online: 22 de Abril de 2012, 23:47 »
Medi a resistência agora. Na escala de 200 ohms, o resultado foi de 00,4, que acredito ser 0,4 ohms.
No drive a ligação do pino 13 e 14 ao GND tem 1 resistor de 1 ohm ligado em série com 3 resistores de 1 ohm em paralelo.

Três resistores de 1 ohm em paralelo dará 0,333 Ohm em série com um resistor de 0,1 Ohm resulta em 0,43 Ohm, que está coerente com sua medição de 0,4 Ohm não acha?

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 23:55 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:Problema com drive.
« Resposta #23 Online: 22 de Abril de 2012, 23:50 »
Olá minilathe, tenho sim multímetro.
O que seria os filtros?
O esquema está postado aqui mesmo, em mensagens anteriores.

Agora eu vi o esquema, você usa três resistores de 1 ohm em paralelo no Rsense, resultando em 0,3 Ohm. Ou seja, a corrente ajustada no motor (em amperes) será a tensão no pino 15 (e GND) dividida por 0,3.
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 23:54 por minilathe »

Offline iluj

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Re:Problema com drive.
« Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2012, 13:34 »
Olá minilathe, montei a parte eletrônica na máquina e está tudo ok. O problema estava na placa fonte e em alguns contatos.
Quanto a questão da regulagem no pino 15 do L297, não sei se nesta placa não é diferente, pois com a regulagem sendo feita do modo que foi dito antes, os motores ficam com muito pouca força, sendo necessário ter que almentar a tensão no pino 15.
Sobre os motores, é normal eles não esquentarem? Peço isso, pois percebo que muita gente fala em aquecimento dos motores, mas os meus ficam sempre frios.

 

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