Olá, Rudolf,
Obrigado pelas dicas!
A maior parte das minhas dificuldades iniciais já foram superadas. Em relação ao motor, seguem suas especificações na imagem. Estou usando a configuração Bipolar em série, ou seja, 2,8A/fase.
TB6560 evaporou!
Após muitas configurações, consegui fazer a máquina 'funcionar', com algumas limitações.
Minha primeira frustração diz respeito ao número de passos por milímetros (Steps per mm), configurável no Mach3. A partir das características do meu fuso (7,4 milímetros por revolução), e da quantidade de passos por revolução do meu motor (200 passos por revolução), eu cheguei ao valor aproximado de 27 passos por milímetro. Note-se que eu não configurei a placa TB6560 para micropassos, ou seja, estou utilizando passos inteiros. Entretanto, ao inserir esse valor no Mach3, obtenho um resultado totalmente discrepante.
A partir de muitas tentativas, ajustando velocidade, aceleração e steps per mm, eu consegui obter um ajuste satisfatório, em 35,8 passos por milímetro, ou seja, 1,3 vezes acima do calculado! Isso para os eixos X e Y, que são iguais. No eixo Z, a coisa foi ainda pior. Eu havia calculado 50 passos por milímetro, e só consegui ajustar com 400 passos por milímetro, 8 vezes mais!
Bem, eu já havia me conformado com essa situação, e resolvi partir para os testes. Tudo isso foi configurado com a máquina trabalhando em vazio.
Quando escrevi um programinha básico em G e fui fazer meu primeiro teste, com uma madeira bem mole, veio a surpresa. Os eixos X e Y respondem de forma diferente, apesar de possuírem os mesmos fusos e os mesmos motores. O meu círculo saiu como uma elipse.
No momento estou empacado nessa questão, e a única solução que antevejo é continuar mexendo nas configurações...
Qualquer dica será valiosa! Obrigado!