Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Software CAD => Eagle => Tópico iniciado por: minilathe em 23 de Setembro de 2009, 21:01
-
Pessoal,
Quero fresar a placa do Divi-PIC (Divisor usando o PIC) :)
que eu desenhei...
Desse modo, criei este tópico para aprofundar o assunto de fresagem de PCIs usando o Eagle. E saber quem efetivamente está usando com sucesso o software Eagle em conjunto com o programa PCB-GCODE.ULP, na geração de PCIs, usando fresagem direta da placa usando CNC. Andei fazendo alguns testes práticos e com o CNC Simulator e não tenho gostado dos resultados. Pode ser falta de prática minha, mas há algumas coisas que eu particularmente não gosto. Tenho pensado até em usar o arquivo gráfico gerado pelo Eagle e processar no ArtCAM ou outro software equivalente.
-
Eu fresei apenas uma placa até hoje e foi a única. Saiu como deveria sair, mas não gostei do resultado, embora a placa esteja ficado bonitinha. Uma das coisas que não gostei foi o tempo de usinagem. Se for para tirar todo o cobre fora das trilhas e ilhas vai muito tempo. O que estou fazendo é o seguinte: depois do layout pronto, exporto em dxf, importo no artcam e apenas desenho o layout com caneta do tipo marcador permanente e ponho no ácido. O resultado fica melhor do que fresado e mesmo que seja para fazer apenas uma placa o tempo do processo todo é muito menor.
-
Eu tenho feito todas as placas que no máximo precise uma trilha entre pinos de ci usinando. Trilhas, furos e corte numa só tacada.
Acho mais fácil que corroer. E basta mais 5 min pro verniz secar e já posso soldar.
Anexo, o gcode da placa do Ivan que criei com o pcb-gcode, e a que usinei da cncax modular.
-
Olá Alebe,
Poderia informar os parâmetros que voce está usando no PCB to GCODE?
Uma coisa que tenho tentado é imprimir caracteres na área cobreada, mas sem sucesso. A geração do código G parece é feita de um modo tal, que o movimento da fresa não busca finalizar uma trilha ou ilha, mas faz um pedaço de uma trilha, faz um pedaço de outra ilha, depois outro pedaço de ilha no outro lado da placa depois volta para a trilha... Ou seja, com o movimento de vai e vem da CNC numa mesma trilha e / ou ilha poderia distorceria um pouco o trabalho final...
Tomei a liberdade de enviar meus arquivos para voce ter uma idéia. O código G dos caracteres não é gerado.
-
gil dá uma pesquisada no forum tem uma apostila legal e tem os parametros para a transferencia , se vc não tiver os arquivos de uma olhada no site do eagle que eles estão escondidos la
-
Gil tem um tutorial que eu fiz a muito tempo, veja se funfa pra vc...
http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=198.0
-
Gil,
Use o tuto do Viumau para configurar o pcb-g, me baseei nele.
Eu nunca tentei usar caracteres na placa, nisso não posso te ajudar.
Já quanto a usinar todo o segmento de uma trilha acho que é só configuração.
Ele não chega a ser muito otimizado em relação à sequência de usinagem, mas acredito que a ordem de criação tenha prioridade.
Primeiro componente ou trilha criado no sch será usinado primeiro.
Outra coisa que ja tentei modificar nos códigos fontes e não tive sucesso foi retirar o ponto e virgula dos gcodes de furação, pois no emc2 eles não são aceitos.
Tenho que fazer isso manualmente depois do código gerado.
Taí o print da sua placa.