Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Software CAM - Geral => EdgeCam => Tópico iniciado por: Blackmore em 14 de Maio de 2010, 11:28
-
Trabalhei com o EdgeCAM em 1998, acho que era versão 3.0 do software.
Mas com a evolução deste software, eu gostaria de saber como ficou a edição de pós processadores, quais tipos de máquinas é possível controlar com o Edge e qual o limite de controle e simultaneidade de eixos com o EdgeCAM?
-
Posso dizer que é outro software, não há como comparar.
O Edgecam evolui muito nos últimos anos. Acredito que a virada tenha acontecido por volta da versão 9, quando modernizou a interface, e começou-se a pensar em usinagem simultânea.
Foi modificada a maneira de identificar as versões, antes tinhamos 9.0, 9.5, 9.75,10. Atualmente são lançadas duas versões anuais definindas pelo ano 2009 R1 e 2009 R2 , desta forma são duas releases por ano. A versão atual é a 2010 R1, em poucos dias será lançada a 2010 R2.
Quanto aos pós processadores, utiliza-se um software específico do Edgecam chamado Code Wizard. Ele é instalado juntamente com o Edgecam.
O Edgecam é capaz de programar desde máquinas 2 eixos até 5 eixos simultâneos com configurações HEAD HEAD, HEAD TABLE , HEAD TABLE NUTADA, TABLE TABLE entre outras
Espero ter conseguido responder, qualquer dúvida posta aqui que vamos conversando.
Adriano
-
Quanto aos pós processadores, utiliza-se um software específico do Edgecam chamado Code Wizard. Ele é instalado juntamente com o Edgecam.
este nome não me é estranho, porém a sua utilização (code wizard) como é feita? é totalmente liberada? como é deve ser "feito" o pós?
eu trabalhei com software em que o pós era nada mais que um arquivo TXT, e em outros que o pós era um arquivo compilado por um gerador de arquivos específico e as formas de programar eram totalmente diferentes.
-
Esta forma que vc comentou trata-se do que hoje chamamos de Pós Fonte.
O pós fonte pode realmente ser aberto como um arquivo nc.
O Code wizard é uma interface para a criação dos pós. Conforme as configurações feitas no Code Wizard ao compilar ele altera o Pós Fonte.
Ele é um editor aberto, bastando ter qualquer licença de Edgecam para abri-lo e começar a desenvolver
Para encontrá-lo acesse: Iniciar/todos os programas/edgecam/codewizard.
[refle width=300 height=256]http://www.edgecambr.com/hospedagem/imagens/images/code.png[/refle]
Quando compilamos o pós no CodeWizard ele atualize os arquivos compilados que são lidos pelo Edgecam.
Para quer entender o que é um pós processador acesse:
http://www.edgecambr.com/component/content/article/35-noticias/62-pos-processadores.html
-
só a título de informação ... pós processador aberto um exemplo ... pós MasterCAM, e fechado Strategist Machine.
Acredito que ainda não fui entendido, mas eu entendi o que você disse.
abrax!
-
Isto do Edgecam é aberto, através do CodeWizard configura o programa de acordo com as suas necessidades. O code wizard é apenas uma interface para facilitar essa construção.
-
e o pós do Edge pode ser editado facilmente com o bloco de notas do windows? se puder me enviar um pós ... apenas para entender como é o bixo.
-
Você precisa do CodeWizard.
Acredito que com esta imagem dê para entender melhor
(http://www.edgecambr.com/hospedagem/imagens/images/pos.jpg)
Do lado esquerdo temos o programa dividido por partes
Inicio, fim
interpolações, ciclos e do lado direito os parâmetros desejados em cada opção destas.
-
Você precisa do CodeWizard.
um compilador ... certo ... entendi.
é aí onde está a diferença que eu falo de pós aberto e não aberto.
Apesar de "parecer" simples sua edição sempre é necessário de um software auxiliar, isso para os não abertos.
Para os pós abertos, quando conheci, eles eram basicamente um arquivo que podia ser editado por qualquer editor de texto, onde a única restrição era a forma como criar as strings, relativamente simples, e em muitas vezes ótimo para uma boa interação entre o programador e o operador da CNC.
Modifiquei vários pós para utilizar os comandos "enlatados" do TNC e o operador podia sempre melhorar facil e rapidamente os avanços, rotações e outros parâmetros da usinagem.
O único problema é que eu acho que é algo hoje em dia um pouco desnecessário, tendo em vista que muitas empresas querem um programador/operador de máquina então tanto faz alterar o programa na máquina como no software CAM, vai da filosofia da empresa.
Obrigado pela atenção para comigo.
abrax!
-
ah, agora entendi o que disse
eu estava falando do desenvolvimento de pós processadores. os pós são desenvolvidos apenas uma vez, e para isto que utilizamos o CodeWIzard.
para corrigir programas gerados, vc pode abrir no editor do Edgecam, notepad,wordpad. qualquer arquivo .txt
era isso?
-
ah, agora entendi o que disse
eu estava falando do desenvolvimento de pós processadores.
e também alterar os existentes ...
os pós são desenvolvidos apenas uma vez, e para isto que utilizamos o CodeWIzard
entendi ...
para corrigir programas gerados, vc pode abrir no editor do Edgecam, notepad,wordpad. qualquer arquivo .txt
era isso?
não, não é isso ... mas tudo bem, hoje em dia ninguém interessa mesmo por fazer prós processadores, e para muitos é "apenas" um arquivo qualquer, pois dá para remendar o programa final mesmo.
De qualquer forma, obrigado pela atenção.
-
Da para editar através de texto sim, como fazia antigamente. A questão é que assim como o CAM evolui muito , as máquinas também. O code wizard foi um interface criada para facilitar esse processo.
Na minha opinião o Pós tem que gerar programas que não precisem de Edição, mais você está certo, isto depende do ponto de vista.
Com o Edgecam isto é tratado de maneira muito séria, porque muitas empresas, tem várias máquinas com comandos diferentes, ai a todo momento ter que lembrar quais são as alterações para aquele comando, se torna inviável
-
muitas empresas, tem várias máquinas com comandos diferentes, ai a todo momento ter que lembrar quais são as alterações para aquele comando, se torna inviável
??? não entendi, mexer no pós a cada vez que for utilizá-lo... ???
-
"pois dá para remendar o programa final mesmo."
eu escrevi errado, quis dizer mexer no programa final , remendar como vc disse.
Na minha opinião o pós tem o dever de gerar o programa correto.
Acredito que pós processadores mereça um tópico mais detalhada de como funciona no Edgecam, ou em outros softwares CAM, o que vc acha?
-
Não sei, até porquê hoje em dia se fala muito em divulgar informação, mas a grande maioria não sabe o que fazer com ela, e quando sabe o que fazer ainda faz errado e estraga muitas vezes o trabalho de outros, sinceramente não sei opinar neste caso.
abrax!
-
Explicou corretamente, eu entendi, e acho que merece maior atenção esse recurso tão importante
-
Não entendi , mais ta blz
Resumindo todos estes posts e colocando a minha opinião.
Um pós processador deve ser bem desenvolvido para que os programas sejam gerados corretamente sem a necessidade de edição.
O Edgecam tem pós processador aberto, digo aberto porque qualquer usuário que tenha conhecimento pode alterar a maneira com o que pós gera os programas.
Para facilitar este desenvolvimento o Edgecam tem o Code Wizard, que trata-se de um software específico para desenvolver pós, com uma interface que auxilia muito o desenvolvedor.
O Edgecam tem pós processadores adaptivos, ou seja, ele se atualiza com as novas versões e com os comandos novos que não existiam quando o pós foi desenvolvido.
Para abrir o Code WIzard só basta qualquer licença do Edgecam .
Quanto á informação, ela foi realmente feita para ser compartilhada, e acredito que este seja o motivo pelo qual todos estamos aqui. Só discordo quanto " a grande maioria não sabe o que fazer com ela", se não este fórum não teria quase 9000 membros.
Mais novamente repito, tudo depende de um ponto de vista.
Foi legal você ter abordado falando do Edgecam 3, eu comecei no 7.5 e é muito bom ver o quanto o software evoluiu e quantas coisas novas ainda estão por vir.
Abraço
-
Um pós processador deve ser bem desenvolvido para que os programas sejam gerados corretamente sem a necessidade de edição.
concordo.
Só discordo quanto " a grande maioria não sabe o que fazer com ela", se não este fórum não teria quase 9000 membros
Todo o direito vc tem de discordar, e eu de expor o meu ponto de vista.
Quando eu disse sobre a maioria não sabe o que fazer com a informação não questiono o conhecimento dos integrantes deste fórum, o qual faço parte onde aqui aprendi e ainda aprendo muito, mas eu exemplifico que expecificamente no caso de pós processadores muitas vezes o programador sabe que existe a possibilidade de alterar o pós, está alí disponível mas muitos não vêem que é possível em muitos casos aumentar a interação entre operadores e programadores, e não apenas utilizar o que está pronto mas sim melhorar ou adequar as suas necessidades com estas modificações fazendo com que um operador não seja apenas um apertador de botão, mas um profissional capaz de evoluir e a cada dia melhorar os resultados e que os operadores em conjunto com os programadores são uma equipe e não equipes concorrentes.
Isto pode existir em infinitas outras situações em todas as áreas do conhecimento humano, mas sempre acontecerá de alguém saber que existe uma informação útil porém não sabe nem como nem quando utilizá-la.
Espero que eu tenha sido claro em meu exemplo e que não se sintam ofendidos, pois não é esta minha intenção.
-
com certeza, blackmore, eu concordo plenamente com você.Eu defendo a bandeira da interação de operadores com programadores.
Ambos, tem papel equivalente no processo.
Atualmente as mpresas falam muito em melhoria constante, e esta interação que você citou exemplifica muito bem isto.
O meu desejo que é que todas as pessoas tenham sede de informação, assim todos podemos se ajudar, porque ninguém sabe td sobre td e todos podemos se ajudar com informações.
Foi isso que eu tinha sugerido em posts anteriores, que abrissemos uma discussão desde o ínicio para discutirmos sobre pós processadores.
Você citou muito bem o exemplo de equipe. Este fórum também é, e por isso cada um deve dizer o que sabe porque a informação de muitos vale muito mais do que apenas a minha, a sua e assim por diante.
Brincando eu diria
Juntos, nós podemos dominar o mundo hehee
Abraço
-
bom dia !!! eu trabalho com tornos cnc de varios comandos diferente e uso o
software gibbscam para fazer os programas , para gerar esses programas eu encontrei o pós processador do comando FANUK e o MCS para download na net e me serviram muito bem . recentemente vou trabalhar com o comando siemens (sinumerik 802 d ) e não encontro ,, estou precisando de ajuda para encontrar ou explicação de como se cria ou modifica um pós .. desde já obrigado pela atenção....
-
Meus caros parceiros, tenho tentado trabalhar com o EdgeCam ( por causa do 4o. eixo de minha máquina), mas por enquanto tô bem perdidinho (rsrs). Não sei por onde começar. Senti falta de apostilas e tutoriais que facilitem a vida do iniciante. Por esse motivo, solicitaria que quem pudesse ajudar, postasse um passo a passo, em video ou não, como brilhantemente tem contribuído o Lolata com o ArtCam. (Bons videos do Velleca também (Me esqueci de alguém? Desculpe-me!)). Estou trabalhando com Edgam 2009 R1. Minha máquina trabalha com drivers Apoena V1. Obrigado. Odair
-
odair1944
Muitas vezes ter mais de 3 eixos nas máquinas pode (eu disse pode) ttrazer dificuldades ... como vc já possui um quarto eixo em sua máquina, eu pergunto se a princípio vc quer trabalhar com 4 eixos simultâneos ou, como alguns dizem, 3 eixos e meio ?(quando o quarto eixo não trabalha simultâneamente com X, Y e Z apenas é posicionado e travado.)
Acredito que o controlador dos drivers já esteja configurado adequadamente, certo?
abrax!
-
Caro Blackmore, de fato os 4 drivers estão já instalados (X,Y,Z,A). A priori, a idéia é trabalhar com todos. Entretanto, em caso de impossibilidade, não descarto a alternativa 3 e 1/2. Obrigado. Abraços. Odair
E.t. Ainda estou utilizando o TurboCnc, mas pretendo migrar, nesta nova configuração, para o Mach3.
-
Alguém tem por acaso um pós processador para comando fanuc oi tc?
-
Para que programa?
pós processador é apenas um documento com informações de configuração para geração de arquivos em código de máquina (codigo-G)
-
Para o edgecam.
-
Resumidamente, os pós-processadores são responsáveis pela transformação da linguagem gráfica, desenho ou modelo para a linguagem que a máquina entende. Gerando assim os códigos "G", as coordenadas, as funções "M" em fim todas as informações tecnológicas necessárias a usinagem propriamente dita. Tudo isso de acordo com os parâmetros de corte e ferramentas estipuladas no software CAM seja ele qual for. Cada comand tem suas particularidades que devem ser levadas em conta no momento de criar ou atualizar seu pós-processador.
Abraço!
-
Alguém tem pós processador para edgecam 2019 ?
Poderia disponibilizar ?
CNC VEKER
Linguagem de programação Mitsubishi
3 eixo
Deixo meu e-mail p/ envio: [email protected]
Obrigado.