A inteferência gerada pelo inversor tem "tres portas de saída", pelo cabo de entrada da rede, pelo cabo que alimenta o motor e pela propagação pelo espaço (como onda eletromagnética). Como não se tem muita informação, pois faltam medidores adequados, ....
Pode-se ir fechando uma porta de cada vez e ver como é que fica...
(1) Para atenuar a interferência conduzida pelo cabo de rede, para outros equipamentos alimentados na rede. O melhor é um BOM filtro de linha. Como disse o Gilberto, alguns inversores possuem filtros na entrada, que devem ser habilitados. Se já estiverem habilitados, pode-se também colocar filtros adicionais, para promover uma atenução ainda maior no ruído de alta frequência.
(2) O sinal que vai para o motor não deve ser filtrado, pois senão este perde a função de controlar o motor. Mas algumas coisa ajudam a minimizar o ruido através da conexão motor-inversor:
(2.a) Manter as conexões mais curtas possíveis, o ideal seria montar o inversor ao lado do motor, para diminuir o efeito "antena transmissora" desses cabos, além disso, a influência da indutância e capacitância do cabo sobre a saída do inversor são minimizadas.
(2.b) Colocar um ou mais núcleos de ferrite do tipo tubular envolvendo os fios que ligam o motor ao inversor. Isso ajuda a minimar o ruído de frequência alta e atenua o ruído de modo comum.
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(2.c) Se a máquina for de madeira, experimentar manter o motor não aterrado. Se for de metal, é melhor aterrar a carcaça do motor, para minimizar o ruído. O grande problema é que, se o aterramento for inadequado pode fazer o ruído propagar-se para outros equipamentos e aí a "emenda fica pior que o soneto". Por isso, primeiramente, é melhor testar sem terra.
(3) A propagação eletromagnética deve ser deixada por último, mas acredito que, como os motores são de pequena potência (bem como as correntes envolvidas), é pouco provável que seja a causa, além de ser mais díficil ser determinada. Pois requer equipamentos e técnicas mais elaboradas (medidor de campo, osciloscópio). Mas pode ser reduzida através de caixas metálicas hermeticamente fechadas envolvendo o inversor e uso de cabos com BOA blindagem, eletrodutos metálicos, .....
Mas, por favor, sugiro fazer uma coisa de cada vez e ir testando, para não haver confusão...
Testar com e sem o inversor ligado ao motor é um teste simples e ajuda a determinar e este é o vilão...
Seguem dois artigos sobre uso de núcleos de ferrite em cabos de alimentação.
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