Recentemente, tive minhas dúvidas muito bem esclarecidades por nosso colega Minlathe sobre a placa LAVRADOR do Herculano (uma Phase Drive).
Porém, após voltar a debruçar-se sobre o projeto da mesma para entender a fundo seu funcionamento (minha finalidade é didática), me deparei com uma nova dúvida...
1. Quando a corrente que circula uma bobina do motor de passo é cortada, por indução uma força contra eletromotriz (de sentido contrário a da fonte) é produzida. Até aí tudo bem (corrijam se eu falei bobagem por favor).
2. Na situação de alimentação normal da bobina, o diodo antiparalelo está sem função, impedindo o fluxo de corrente. Até aí tudo certo?
3. Quando há o corte da corrente pelo transistor, aparece a força contra eletromotriz de sinal contrário ao da fonte certo?
4. Nesta situação o diodo passa a conduzir, pois por diferença de potencial seu catodo terá tensão menor (valor negativo) que o GND..este raciocínio é verdadeiro?
5. Se o que pensei no item 4 está certo, para onde flui essa corrente? Pela minha interpretação deveria fluir no sentido da fonte, passando antes pela bobina do motor. Bem, se isso é fato, não ira produzir um certo campo magnético não desejado no motor?
6. Ainda sobre esta questão...como o corte de alimentação é rápido, a tensão contra eletromotriz supera o valor de tensão da fonte? Isto não iria causar uma certa "perturbação" na estabilidade de tensão da fonte, influenciando a precisão de controle sobre as outras bobinas do motor ou mesmo sobre os outros motores (no caso de serem alimentados pela mesma fonte)?
Peço desculpas pela extensão de minhas dúvidas e desde já agradeços quaisquer esclarecimentos.
Abraços a todos do nosso fórum!!