Autor Tópico: Ajuda com rele  (Lida 9635 vezes)

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Offline Rogério Ferreira

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Ajuda com rele
« Online: 30 de Julho de 2013, 00:08 »
Boa noite amigos, o que vou pedir é fora do contexto cnc, mas aqui é o único fórum que participo que tem mestres em eletrônica que podem me ajudar.
Seguinte, tenho um carro que estou restaurando e nas setas optei por colocar lampadas LED automotivas até pelo motivo que por ser uma peça que tive de remendar não quero precisar abri-la mais.
O problema é que a seta ficou piscando muito rápido com as lampadas LED, o relé da seta é eletrônico e copiei o esquema dele mas não tenho conhecimento para saber se trocando algum componente consigo que ele pisque a cada 1 segundo mais ou menos com a pouca resistência das lampadas LED.





Imaginei em substituir o resistor de 3.3K por um potenciometro e ver se consigo ajustar, seria esse o caminho? ou colocar um capacitor diferente no lugar do 4,7uf, ou outra alteração no circuito.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2013, 00:48 »
Tentando entender o circuito encontrei um erro, dai corrigi o esquema.



Revirei na net mas não encontrei nenhum material sobre esse SDV2001AE.

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2013, 02:58 »
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2013, 09:24 »
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria

Bom dia Gil,
Dando uma analisada no circuito tentando entender o funcionamento percebi que as lampadas também fazem papel de resistor no circuito, pois originalmente quando se queima uma das lâmpadas de 21W o relé passa a piscar mais rápido. Vou primeiro tentar alterar esse resistor de 3.3K, se não obter sucesso vou partir para seu conselho. Vou medir a resistencia das 2 lampadas de 21W em paralelo e das 2 LED para comparar a diferença.


claudiorfernandes

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2013, 10:51 »
Não tem sentido medir a resistencia das lâmpadas, pois a resistencia do filamento quente é pelo menos três vezes maior do que frio.
Eu apostaria minhas fichas no resistor de 3k3, pois ele provavelmente descarrega um capacitor interno pelo filamento das lâmpadas, e é por esse motivo que geralmente quando uma lâmpada queima ou apresenta mau-contato a lâmpada restante pisca mais rápido.
É provavel que se você reduzir o valor desse resistor corrija o problema.

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2013, 11:55 »
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria

Bom dia Gil,
Dando uma analisada no circuito tentando entender o funcionamento percebi que as lampadas também fazem papel de resistor no circuito, pois originalmente quando se queima uma das lâmpadas de 21W o relé passa a piscar mais rápido. Vou primeiro tentar alterar esse resistor de 3.3K, se não obter sucesso vou partir para seu conselho. Vou medir a resistencia das 2 lampadas de 21W em paralelo e das 2 LED para comparar a diferença.

Esses resistores possuem funções ainda desconhecidas, o SDV2001AE parece ser um CI da antiga SID (uma fabrica de CIs brasileira), não achei o datasheet. Geralmente, num circuito desse tipo, o capacitor é que gera o efeito de retardo (através do acúmulo gradual de carga elétrica) necessário à temporização, alterando-se o valor, altera-se o tempo de carga / descarga. Uma análise mais consistente e objetiva poderia ser feita com um osciloscópio.

Você pode montar um circuito simples com um CI 555 e um relé, onde a frequência independe do tipo de lâmpada. É bem verdade que em seu circuito, o fato de piscar mais rápido indica ao motorista que uma lâmpada queimou.

Antigamente, esse tipo de pisca pisca era térmico (eu desmontei um "treco" desses), um bimetal aquecia e desligava o contato, a corrente para aquecer o bimetal passava pelas lâmpadas e a frequência se alterava com a quantidade de lâmpadas e às vezes o bimetal queimava, mas é um negócio bem antiquado!!!
« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 11:57 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2013, 12:03 »
Não tem sentido medir a resistencia das lâmpadas, pois a resistencia do filamento quente é pelo menos três vezes maior do que frio.
Eu apostaria minhas fichas no resistor de 3k3, pois ele provavelmente descarrega um capacitor interno pelo filamento das lâmpadas, e é por esse motivo que geralmente quando uma lâmpada queima ou apresenta mau-contato a lâmpada restante pisca mais rápido.
É provavel que se você reduzir o valor desse resistor corrija o problema.

De fato, a resistência de uma lâmpada incandescente varia muito (aumenta) com a temperatura. Para medir a resistência a quente, teria que se medir o par tensão x corrente na lâmpada, com a lâmpada em operação (luz plena). Já numa lâmpada a LEDs essa resistência (dinâmica) varia de maneira diferente, diminui na medida que a tensão ou a corrente no LED aumenta. Acho que um pisca pisca do tipo térmico pode não funcionar com LEDs.

De novo, voltamos ao capacitor, nesse quebra cabeça, para mim é a peça mais provavelmente relacionada à temporização.
« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 12:07 por minilathe »

claudiorfernandes

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2013, 12:12 »
O pisca do fusquinha 73 da minha mãe era desses de fio quente.... Um dia o automático pifou, e custava absurdamente caro... Montei um com 555 e um relê, e isso foi lá por 1978...
Ainda está funcionando....  ;D ;D ;D

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2013, 12:22 »
Gil, o ci é da SID mesmo, eu cheguei até a comprar um 555 e um rele, mas não consegui imaginar como fazer o circuito funcionar sendo que é acionado quando se conecta as lampadas no circuito.
Mas vou tentar fazer as alterações propostas antes de montar outro circuito.
Claudio, você ainda tem o esquema do circuito que fez no fusca?

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2013, 14:10 »
O pisca do fusquinha 73 da minha mãe era desses de fio quente.... Um dia o automático pifou, e custava absurdamente caro... Montei um com 555 e um relê, e isso foi lá por 1978...
Ainda está funcionando....  ;D ;D ;D

Pisca-pisca térmico, para os saudosistas...
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=139

Me lembro que fazia até barulho.

Pois é, o eletrônico é quase "indestrutível".
« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 14:12 por minilathe »

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2013, 16:22 »
Tentei aqui modificar o relé mas não obtive exito. Será que consigo montar um esquema com o 555?

claudiorfernandes

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2013, 16:37 »
Eu não lembro nem do que comi no almoço....  :P :P :P Fico devendo...

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2013, 17:21 »
Minha dúvida está em como acionar o rele, montar o circuito e deixar a lampada piscando consigo, o que não faço idéia é como desacionar o circuito somente desaclopando as lampadas, pois no carro a chave de seta é somente uma chave que liga ou desliga a conexão com as lampadas.


claudiorfernandes

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2013, 17:58 »
Rogério, creio que você possa usar um sensor de tensão antes da chave para acionar o sistema, quando a tensão cair ele aciona. E, para evitar que o sistema desligue assim que a lâmpada acender, você pode implantar um retardo no desligamento.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2013, 19:59 »
Simulei um circuito com 555, se eu colocar ele em pós chave o consumo vai ser infimo mesmo ficando acionando direto não? Pelo que simulei com o EWB a corrente do circuito é de aproximadamente 3 mA em 12Volts.

 

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