Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Jorge_BH em 24 de Março de 2011, 20:03
-
Oi, pessoal.
Sempre ouvi dizer que cabo de porta paralela com mais de 2m pode dar pau no sinal. Encontrei um cabo usado em comutador de impressoras (jurássico) com 5m e comprei o dito cujo. Fiz alguns testes e não deu pau.
Perguntas: há possibilidade de dar perda de sinal? Então, porque fabricavam cabos deste tamanho?
Abraços.
Jorge
-
Pode ser que de problema sim, mas se tiver meio metro também pode dar problema ;D
Eu estou usando cabos AF 4X26 awg (cabo com 4 fios + malha) um para cada eixo, mais um para os sensores de home. Os cabos dos eixos tem 6M cada e o dos sensores de home passa de 8M. Não tá dando problema.
-
Valeu, Inácio.
Abraço.
Jorge
-
De um modo geral, o que influencia muito o desempenho de um cabo de sinal é a capacitância entre os condutores do cabo. Quanto maior a capacitância, maior a atenuação do sinal, para sinais de alta velocidade, como os de passo dos motores. A capacitância aumenta com a bitola do fio, inclusive muitas pessoas tendem a usar cabos mais grossos pensando em minimizar a resistência elétrica do cabo, que não é o fator predominante na atenuação em altas frequências, aí a situação piora.
O ideal são cabos de bitola mais fina (ex.: 22 AWG), como os utilizados em cabos de rede Ethernet, porém devem ser do tipo flexível.
-
Valeu, Gil.
Abraço.
Jorge