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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Blackmore em 29 de Julho de 2012, 16:15

Título: Carga em AC
Enviado por: Blackmore em 29 de Julho de 2012, 16:15
Aos eletrônicos de plantão .. eu estou com uma dúvida.
Eu preciso ligar cerca de 30 motores síncronos reversíveis de 24VCA  ( http://www.mechtex.com/pdf/syn_motors/MTR5.pdf (http://www.mechtex.com/pdf/syn_motors/MTR5.pdf) ) e fiquei na dúvida na escolha de seu acionamento.
No próprio datasheet mostra a ligação do motor com um relê, mas eu gostaria de utilizar outra forma, claro baratinha e fácil de encontrar.
O que me recomendam? SCR ... Triac ... ou algum outro meio de fazer essa comutação?
Fico no aguardo de qualquer ajuda ...
abraço!
Título: Re:Carga em AC
Enviado por: minilathe em 29 de Julho de 2012, 18:00
Depende de quanto quer gastar e das restrições da aplicação. Sendo motores síncronos de baixa potência, da ordem de 2 Watts, suponho que não seja para controle de posição.

Qual a a tensão de alimentação do motor?

Se for necessário isolamento entre a alimentação do motor e do circuito de controle eu usaria relés. Se não for necessário poderia usar Triacs. O problema do Triac é a corrente de retenção (holding current), que nesse caso, pode ser uma restrição em motores com essa potência tão baixa, 2 Watts em 120V seriam 16 mA, por exemplo, o TIC226 requer 10mA mínimo.
Título: Re:Carga em AC
Enviado por: Blackmore em 29 de Julho de 2012, 19:09
Citar
Depende de quanto quer gastar e das restrições da aplicação.
gastar pouco, restrição é espaço.

Citar
Sendo motores síncronos de baixa potência, da ordem de 2 Watts, suponho que não seja para controle de posição.

através de retudor controla posição sim ...

Citar
Qual a a tensão de alimentação do motor?

24Vca

Citar
Se for necessário isolamento entre a alimentação do motor e do circuito de controle eu usaria relés.
estou tendenciando este caminho devido ao custo.

Citar
Se não for necessário poderia usar Triacs. O problema do Triac é a corrente de retenção (holding current), que nesse caso, pode ser uma restrição em motores com essa potência tão baixa, 2 Watts em 120V seriam 16 mA, por exemplo, o TIC226 requer 10mA mínimo.
24Vca ... se não me engano 2,2W .. pouco não é?
Título: Re:Carga em AC
Enviado por: allberto-florianopolis em 29 de Julho de 2012, 19:53
eu estava escrevendo que RELES seriam o menor custo, mas dai fui dar uma pesquisada e vi BTA08 a 1,99 e o rele a 1.50+0,50 do BC+0,10 do 1n4007  que fecha em 2.10

mas tenho 2 ideias, que tal um MOCXXXX ?   eles aguentam ate 1A

ou entao os TRIACS em encapsulamento TO92

mas nao gostei do preco  3,50
http://www.farnellnewark.com.br/triac400v1ato92,product,56J8585,4442468.aspx (http://www.farnellnewark.com.br/triac400v1ato92,product,56J8585,4442468.aspx)

bele?
 




Aos eletrônicos de plantão .. eu estou com uma dúvida.
Eu preciso ligar cerca de 30 motores síncronos reversíveis de 24VCA  ( http://www.mechtex.com/pdf/syn_motors/MTR5.pdf (http://www.mechtex.com/pdf/syn_motors/MTR5.pdf) ) e fiquei na dúvida na escolha de seu acionamento.
No próprio datasheet mostra a ligação do motor com um relê, mas eu gostaria de utilizar outra forma, claro baratinha e fácil de encontrar.
O que me recomendam? SCR ... Triac ... ou algum outro meio de fazer essa comutação?
Fico no aguardo de qualquer ajuda ...
abraço!
Título: Re:Carga em AC
Enviado por: Blackmore em 29 de Julho de 2012, 20:07
allberto-florianopolis

bixo ... eu havia esquecido dos BTA menores ... eu vi em uma loja a R$11,00 e deixei logo de cara !! hehehe  :)
vou dar uma olhada nessa possibilidade ... mas mesmo assim o custo fica mais alto que do relê com os apetrechos ...
Título: Re:Carga em AC
Enviado por: Blackmore em 07 de Setembro de 2012, 20:17
só para constar, eu decidi por utilizar os BT134.
Fiz uns testes aqui e para a minha necessidade atente tanto na parte técnica quanto no custo do relê (R$2,50) mais resistores, diodos e transistores ficou muito caro comparado ao opto e o BT134, fechando em R$0,82+R$0,80 respectivamente.
Depois que o projeto estiver com o protótipo aprovado eu mostro o funcionamento.