Motor de passo tem indutores e não resistencias.
He, he, he ...
Já que vc tá querendo ir mais fundo: motores de passo apresentam impedância, quantidade complexa formada pela resistência, indutância e capacitância, coisa de grande importância em circuitos de corrente alternada.
A impedância pode ser reduzida à resistência em condição estática, corrente contínua, apesar da atuação do chopper quando é o caso, simplificando os cálculos sem grande prejuízo para uma boa aproximação.
Adota-se a condição estática, motor parado, por ser o pior caso, que é o que deve ser considerado no dimensionamento de fontes.
Talvez vc queira dar uma espiada nisto:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,884.0/highlight,tutorial.htmlAcho que vai perceber que não sou a toupeira desinformada que pareço ser, ou pelo menos não tão toupeira e nem tão desinformado ... he, he, he ...
Para medir voce tera que usar um dispositivo com true rms,
Não necessariamente. Um instrumento analógico pode ser utilizado, em virtude da inércia do ponteiro obtem-se a média da grandeza mensurada, valor muito próximo do rms e perfeitamente satisfatório em muitos casos, certamente mais que adequado ao que se discute aqui.
É bom lembrar que há um abismo entre medir e calcular. Seu comentário é muito oportuno quando salienta a importância da adoção de métodos adequados.
pois os multimetros comuns baseam a leitura em uma forma de onda senoidal de baixa frequencia que não é seu caso.
Meu caso ?
A depender do que se queira medir, um multímetro comum é perfeitamente adequado. Como vc não diz a que se refere, qual seria a grandeza sob medida, não vou particularizar.
Da para usar um bom oscilocopio, hoje em dia a maioria faz isso, mas lembre-se de colocar um resistor de pequeno valor em serie com a alimentação do motor, esse resistor tem que ser não indutivo, se não tiver faça um usando dois enrolamentos em sentido contrarios de fio nu, se tocando nos pontos de cruzamento, assim vc diminui o efeito indutivo.
Parece que vc está falando de um
shunt, imaginando medida de corrente, não ?
Perfeitamente, está correto, exceto talvez pela algo excessiva preocupação com a indutância do resistor, cuja magnitude é muito pequena frente a indutância do motor, desprezível na maioria dos casos, mormente quando o instrumento é um osciloscópio, aliás pouco confortável e pouco prático para medidas de corrente que se queiram acuradas. Eu habitualmente utilizo um osciloscópio digital que traz embutido um multímetro
truerms, que é o que de fato utilizo para isto.
Da para usar uma tecnica antiga, meio gambiarrada, coloque uma lampada em serie com a fonte e um ldr, isso dentro de uma caixa para anular o efeito da luminosidade ambiente, meça a resistencia do ldr, faça a mesma coisa com a mesma lampada so que dessa vez use um variac e ajuste a tensão para o mesmo valor obtido, meça a corrente na lampada com um multimetro comum, essa sera a corrente do motor, tem erros mas é mais simples de fazer.
É uma boa idéia, já me utilizei desse artifício para medir potência de transmissores.
Aproveitando seu interesse, convido-o a aplicar na prática o que preconiza pra verificar que os conceitos que utilizei para os cálculos estão corretos e oferecem muito boa aproximação com simplicidade.
Tá convidado tb, vc e qualquer outro interessado, a comparecer à masmorra, onde dispomos de condições adequadas para verificar o que discutimos, a coisa toda fica muito mais fácil com umas brejas na mão. ;-)