Senhores debatedores e observadores (sei que não é só eu que tá com o zói vidrado na telinha esperando o próximo ensinamento):
É deveras gratificante obter informações técnicas como essas, "di grátis". Pena que durou pouco tempo. Por isso eu sempre digo que esse é o fórum dos "caras".
Então deixe e perguntar uma talvez besteira aqui, descendo ao meu nível, claro:
Com todo esse esclarecimento que presenciei aqui sobre a eficiência da fonte chaveada para motor de passo, então é certo dizer que uma fonte de alimentação de computador, já prontinha, dessa dita "500 w real" poderia servir para alimentar aqueles tres motorzinhos da minha criatura (20 Kg.cm; 1,8º; 2,4A ; 3V) em phase-driver, utilizando, lógicamente só a parte de +12 V?
Calma lá... eu explico. É que uma fonte dessa sai mais barato para mim do que a fonte de 20A estabilizada com mosfet, que estou tentando montar (convencional, ponte retificadora de 30A, filtro tipo pi com indutor e 2 capacitores de 4500 microF) só o trafo de 20A aqui na Bahia, tá uma baba.
A propósito, qual é a característica dessa fonte comum que descrevi, seria linear de tensão? É possível, com esse material e talvez mais outros, transformá-la em fonte de corrente (pelo que colei das brilhantes apresentações, é melhor que a de tensão).
Numa boa, não se esquentem com minhas limitadas questões...
grato, se houver resposta,
ronaldo