... então é certo dizer que uma fonte de alimentação de computador, ... poderia servir ...
Serve sim e é a opção mais comum para casos como o seu.
A propósito, qual é a característica dessa fonte comum que descrevi, seria linear de tensão?
Sim.
É possível, com esse material e talvez mais outros, transformá-la em fonte de corrente ...
Para a alimentação dos motores de passo é dispensável a regulação, basta o mínimo, trafo, ponte, capacitor.
É possível transformar em fonte de corrente sim, mas é bom deixar bem claro que quando falamos em fonte de corrente, de modo geral estamos nos referindo ao driver propriamente dito, onde há uma fonte para cada enrolamento do motor, ou seja duas, no caso dos motores comuns, bifásicos, três, no caso dos trifásicos, cinco, no caso dos pentafásicos. Falamos do que há no fim da linha, do que está diretamente conectado ao motor e não da fonte geral, esta sempre uma fonte de tensão.
Em um caso como o seu, a configuração mais comum, a de melhor relação custo / desempenho consiste na fonte de tensão de 12V alimentando os motores através de resistores de lastro. É um meio termo, bem melhor que alimentar os motores sob tensão nominal, 3V neste caso, mas ainda aquém do que seria possível obter com choppers.
Existe a possibilidade de utilizar reguladores integrados como o LM338, por exemplo, configurados como fonte de corrente constante, em substituição aos resistores de lastro.
O desempenho é idêntico ao dos choppers, mas a eficiência é muito menor, a coisa é uma fritadeira.
Costumo desrecomendar esta solução. A complexidade, custo, volume e ineficiência fazem dos choppers uma alternativa muito mais atraente. Atualmente é uma solução só justificável para pesquisadores e curiosos, mesmo que se disponha de todo o material à mão.
Atenção ao dimensionar a fonte geral, os critérios são diferentes para cada tipo de driver.
PS: Acabo de ver a msg do Edson e acho que vale comentar o seguinte:
Considerando seus três motores de 2,4A e o pior caso, motores parados, duas fases energizadas, phase drive e resistores de lastro ou fonte de corrente linear, temos que a corrente demandada da fonte será
2,4 x 2 x 3 =
14,4AA potência dissipada, desconsiderando perdas:
4,4 x 12 =
172,8 WPara uma fonte de PC atual, que contempla a saída de 12V com a maior potência, diferentemente das antigas, que privilegiavam a saída de 5V, não é nada absurdo.
Se utilizasse choppers a potência demandada seria quatro vezes menor,
43,2 W considerando ainda fonte de 12V, desprezando-se as perdas. A diferença é brutal ...