...poderia tentar indicar que tipo de motor eu deveria usar na minha fresadora...
Estou montando ela com fuso trapezoidal de 4mm, toda em aço e gostaria de fresar materiais moles, como materiais duros. Pretendo cortar chapas, fazer engrenagens de plástico e metais, ou seja, vou trabalhar com plásticos, bronze, ferro, aluminio, cobre.
Se posso sugerir, repense melhor como será a construção dessa máquina para não ter mais dissabores com ela.
Se for possível, procure usar produtos que ofereçam boas características mecânicas e de aproveitamento.
Por exemplo, fusos de esferas recirculantes para aproveitar um pouco mais a força dos motores e minimizar os problemas de folgas nas inversões de movimento.
E se tiver uma pequena ideia a que velocidade deveria trabalhar, por favor me diga. Talvez esteje com pensando errado em relação as velocidades alcançadas para este tipo de trabalho...
Na minha forma de ver há duas escolas - de alta e de baixa velocidade.
Entenda por alta ou baixa velocidade, as velocidades de rotação das ferramentas, pois são elas quem ditam os modos de usinagem.
Ferramentas tradicionais de HSS normalmente são usadas em baixas velocidades enquanto ferramentas de metal duro , em alta.
As velocidades rotacionais e a quantidade de cortes são fatores que influenciam as velocidades de avanço, e estes dados é quem determinam as velocidades necessárias para o trabalho, e serão estas velocidades as usadas nos cálculos da motorização desejada.