Que motores me aconselharia para melhor desempenho, rapidez e precisao.
Veja - tudo depende de como pretende fazer o acionamento mecanico - a maneira de gerar o movimento final, daí o motivo do alerta, pois dependendo da escolha, poderá terminar desapontado com o resultado.
Eu por exemplo não usaria aquele motor mais lento com um fuso, mas talvez pudesse usá-lo com uma cremalheira e uma relação de redução calculada de forma a alcançar a velocidade de corte desejada.
Se definir como pretende fazer o movimento, talvez possamos apontar um caminho mais certeiro
Em relação ao quarto eixo só o penso que seja necessario porque vou usar um disco de corte deitado, e se não usar um quarto eixo não conseguirei fazer o desbaste na bordas.
Se não me engano naquele filme que aparece a máquina cortando o material, não se faz necessário nenhum deslocamento ou inclinação de forma a facilitar a vida do disco de corte na hora de usinar a borda da prancha.
Tenho a impressão que será possível fazer um desbaste de forma a gerar um formato adequado (ou bem próximo do ideal) quando a máquina terminar de desbastar os dois lados do bloco de espuma, pois creio eu que o segredo está no referenciamento correto do bloco ao inverter o lado e na geração dos percursos de corte, mas isso é só uma opinião baseada em um pequeno período de observação de alguns tipos de máquinas que eu ví.
Claro que isso vai depender inclusive do programa de geração dos desenhos e dos percursos que você pretende usar.
A escolha de um disco de corte ao invens de uma fresa é pelo motivo de evitar estrias de corte.
Mas estou aberto a sugestoes.
Entendo que o disco de corte faz o papel de uma ferramenta de grande diametro, e a idéia é apenas minimizar o tempo de usinagem porque já que o diametro é grande, pode-se aumentar a distância entre passadas, mas sempre teremos um efeito estriado gerado pelo raio e deslocamento lateral da ferramenta (isso se chama "Step Over").
Já que provavelmente se deixa o bloco usinado um pouco maior do que as medidas finais de forma que seja necessário um acabamento manual por parte do "shaper", creio que seja algo como um balanço ou uma relação direta entre tempo de usinagem e acabamento final - quanto melhor se deseja o acabamento (gerado pela máquina é claro) mais tempo ela demora na geração da peça.