Moraes,
Posso estar errado, mas que eu conheço são uns 3 tipos...
"Direct Drive", RL e "Chopper".
A Direct Drive é a mais barata, mas com o menor rendimento.
Apenas transistores chaveando a tensão nominal do motor para os enrolamentos.
A RL trabalha com tensão mais alta que a nominal do motor a fim de se compensar a perda de torque com o aumento da velocidade além de outras coisas, nesse caso a tensão para o motor é limitada por um resistor.
A chopper, a mais cara e "complicada", não faz o controle da alimentação pela tensão mas sim pela corrente. Assim, vc pode usar uma fonte só, apenas ajustando o limite de corrente para cada motor. Ela mesma faz o controle de tensão.
Para estes topos de placas, existem duas variantes: tipo "Phase drive" e tipo "Dir/step".
Nas "Phase drive", é o conjunto programa/computador que criam e controlam a sequencia de fogo das fases dos motores.
Na "Dir/Step", é um circuito na propria placa quem faz este papel.
-Quais as vantagens de placas separadas por eixos e as juntas
Com relação se é mais vantagem ter as placas separadas ou juntas, penso que é também um ponto de vista.
Uma placa única que controle todos os 3 ou 4 motores pode ser um pouco mais barata que um conjunto de placas individuais, além de ocupar menos espaço, mas em compensação é mais trabalhosa caso queime uma das áreas que comtrolam um motor em relação às placas individuais, que se pode trocar aquele módulo que pufou.
-Como instalar as separadas e o que mais acionaria via placa no caso um plotter que depende de acionamento de um solenoide
Tá meio mal escrita sua pergunta, além de eu não saber que placas voce tem, mas acho que é só uma questão de ter uma placa de interface entre o PC e as placas individuais, para poder instalar através de um relé o tal solenoide - a forma mais segura de se acionar este componente.
Qual seria no nosso caso a solução mais positiva no item custo beneficio sabendo que a maioria do pessoal tem tido as mesma dificuldades.
Penso que a melhor relação custo-beneficio é aquela que atenda a sua necessidade, que pode ser diferente da minha!
Penso que se é para gastar com placas de controle, porque gastar 2, 3 ou 4 vezes, sendo que se voce escolher a coisa certa, vai ter um produto que te atenda...
Se a sua necessidade demanda uma placa "phase drive" simples, será ela, mas se depois voce precisar de uma performance melhor, terá fatalmente de adquirir outra placa melhor...
-Qual é a previsão de tempo para estar disponibilizando comercialmente a sua ,
Não tenho previsão ainda, mas a minha placa deverá estar pronta em breve. Será uma placa tipo "Dir/Step" e "Chopper" para motores unipolares de até 7A, com previsão para controle de motor de "spindle" finais de curso, e será opto-isolada.
Moraes,
Se eu fosse voce, tentaria concentrar a construção da máquina para trabalhar em "menos materiais"...
A não ser que voce tenha bastante capital para fazer uma máquina com materiais e estrutura de primeira grandeza.
Daí sim, poderá pensar em trabalhar em uma grande variedade de materiais.