Eduardo,
De qual controladora voce se refere?
Veja que até agora falamos de forma generalizada, e não foram ainda determinados certos parametros para que se possa chegar a um denominador comum!
Na minha forma de ver, o maior problema quando se quer usinar metais leves como o alumínio, será a estrutura da máquina que deverá ter certas características dificeis de se implementar.
Dependendo do que voce quer fazer, ferramentas manuais de uma oficina caseira não serão de grande valia para montar uma estrutura dessas.
Dependendo do que voce quer fazer, e do "tamanho" desse "o que", voce verá que as soluções começam a fugir um pouco do controle ou da realidade, no quesito preço inclusive.
E o problema da motorização não se resume só nos motores de passo, mas também no motor-ferramenta, e nas próprias ferramentas de corte.
Claro que é possível fazer usinagens com equipamentos simples, mas tenha em mente as "limitações" inerentes às suas escolhas!
Tenho visto aqui e em outros lugares, gente que quer extrair performance de Ferrari de um fusca! até dá, mas o preço é alto!
Sinta-se à vontade para questionar, e principalmente para tentar compreender!