............ eu em particular estou curioso para ver os resultados finais, principalmente as conclusões com relação às reais necessidades de se ter uma máquina de 5 eixos..........
Fiquei alguns dias estudando e pesquisando muito a respeito, a fim de poder responder a essa consideração do Fábio Gilii.
Talvez, a reposta esteja relacionado com a profissão indicada abaixo dessa imagem do centurião romano à esquerda deste post.
Na verdade está na pura falta de conhecimento em raciocinar com a mudança da posição do objeto a ser moldado. Visualizo melhor a máquina mudar de posição.
Acredito que uma máquina de 5 eixos é dirigida para casos muito específicos, principalmente no uso extensivo de ferramental especial
Eu pessoalmente me interesso numa de 4 eixos que creio, cobre uma fatia enorme de aplicações
O uso será especial, mas diferente do ramo da ferramentaria e metalurgia.
O filme abaixo é de ucranianos. Achei interessante pelo fato de ser uma homemade 5-eixos. Por sinal, bem rústica. Mas parece que funciona bem. Inclusive roda com o Mash3.
http://www.youtube.com/v/7xnwT-XdKOoLá no grupo Yahoo do CNC_Toolkit estavam discutindo a geração de percurso com os 5 eixos simultâneos.
Este é o maior problema ao meu ver.
Estava traduzindo o Guia do CNC_Toolkit, ao mesmo tempo busquei no Grupo do Yahoo informações acerca de elaboração de percurso 5-eixos para uma máquina XYZBC.
A questão é que para esse tipo de máquina, chamada de "Gantry Router", vários usuários estão encontrando dificuldades.
[attachthumb=2]
O problema não acontece com a XYZAC (Desktop Mill).
[attachthumb=3][attachthumb=4]
Aqui está o início da tradução do Guia [attachimg=1]. Está em formato .docx para permitir o prosseguimento.
Isso me fez estudar também outros softs capazes de realizar o trabalho.
Consegui uma versão "avaliação" do WorkNC (
http://www.sescoi.com/us/products/worknc/worknc-main-features/modules/worknc5-axis/ ). Existe um Guia em
http://www.docin.com/p-44502208.html (melhor visualizado com o Mozilla).
Junto vem o VisuNC, que é uma ferramenta de simulação e anti-colisão. Pelo que entendi, e achei interessante, é que o WorkNC é capaz de elaborar uma "sugestão"de percursos para 5-eixos.
Outro detalhe importante é que ele gera códigos que permitem conduzir a "ferramenta perpendicular às curvas". Esse processo pode ser visto no filme dos ucranianos.
[attachthumb=5]
Outro soft que também realiza o movimento da ferramenta perpendicular às curvas é o SolidCAM + Solidwork. Considero mais complicado que o anterior, mas tem a vantagem de existir vasta documentação a respeito.
Testei também uma versão Trial do Mayka da Picasoft, mas não consegue o movimento do percurso perpendicular. Tem a vantagem de conseguir abrir arquivos do Rhino, 3DS, STL e DFX e depois mandar direto para a máquina.(pedi o orçamento no representante e me responderam 11.000,00 Euros - Uau!)
Acho que o desafio de fazer uma máquina assim fascinante é realmente importante para todos nós - derruba uma série de mitos e de dúvidas.
Estou atento à este tópico e ao andamento das suas decobertas.
Isso é motivante.
Sei que a construção está meio lenta,com cautela, mas chegaremos lá.
Alías, chegou a outra redução 30 X 1 (coloquei uma screen do rastreamento em post anterior). Pareceu-me ser bem robusta. Sem folgas. E pequena. Acho que vai ficar bem como eixo B. No sábado coloco algumas fotos dela, de um fuso de esferas e da castanha, que também chegaram.