Rodrigo,
Acabei de tirar as fotos do PI da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde leciono, no curso de Engenharia Eletrônica e na Pós-Graduação de Mecatrônica. O pêndulo invertido é do laboratório de Controle e Automação, utiliza tres sensores, um de posição do pêndulo, do carro e um da gangorra, que sustenta o trilho do carro. Não sou professor dessa disciplina que usa o pêndulo, por isso não o conhecia muito, apesar de já ter estudado o assunto há algum tempo...
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Esse pêndulo é um sistema acadêmico, para estudos de controle. O que infelizmente, algumas pessoas, que desconhecem o assunto, menosprezam e acabam falando bobagens...
A modelagem de sistemas de controle também não é uma elocubração desnecessária, é de muita utilidade SIM em diversas áreas de engenharia. Falam mal os néscios, ou que não estão cônscios de suas atitudes...
Qualquer profissional
da área, sabe da importância de conhecer mais o assunto e a proposição de novos sistemas de controle. Desse estudo é que vem a evolução dos diversos sistemas de controle de aviões, carros, navios, sistemas de armas, máquinas, ... A tecnologia só evolui quando nós evoluímos nossas limitadas mentes, quando queremos aprender e ir além...
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O pêndulo invertido das fotos é capaz de submeter o carro a uma rampa de ângulo variável, o que muda as condições de controle do carro.
Não acredito e nem defendo que o seu pêndulo deva ser sofisticado como esse, mas, vários conceitos podem, e devem, ser aproveitados. Conhece a história de não re-inventar a roda e acabar construindo-a quadrada?? Por isso, sendo o seu "primeiro pêndulo", não é aconselhável usar o acelerômetro e o giroscópio.
Pois bem, vão alguns dados que podem ser úteis:
-Todos os sensores são potenciômetros
-O sensor do pêndulo possui parafusos para limitar a excursão do ângulo do pêndulo em até 90 graus (esse PI é antigo, não é como do Youtube)
-A estrutura principal é de plástico rígido (acho que deve ser poliestireno)
-O carro, de um lado, desliza em mancais lineares num eixo polido, que deve ter de 10 a 15 mm de diâmetro
-Do outro lado do carro, o motor do carro se apoia em uma cremalheira de aço através de um pinhão. Acho que a engrenagem e a cremalheira devem ser módulo 0,5 a 1.
-O carro é de alumínio
-O pêndulo (na cor azul nas fotos) é uma barra redonda de alumínio e deve ter quase 800 mm de comprimento e diâmetro de 12 a 15 mm.
-O sensor de posição do carro é um potenciômetro multivoltas de fio, o potenciômetro está acoplado a uma engrenagem (pinhão) apoiada na cremalheira, como o motor. Engrenagem esta que permite que o carro percorra todo trilho e o potenciômetro todo o seu percurso.
-Conforme já falei, o trilho pode bascular, para submeter ao sistema de controle uma condição diferente. Do ângulo da componente peso do carro e o ângulo de equilíbrio do pêndulo em relação ao carro.
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