Algumas correções....
Equipamentos 220v monofásico usam 2 fios para funcionar, sejam eles 2 fases de 127v (com defasagem de 120º) ou 1 faze de 220v + neutro (a fase de 220v esta sendo extinta no mundo, pois é mais perigoso)...
Numa instalação monofásica, temos dois fios e não existe defasagem, é um neutro e uma fase e....
mais nada.
Por exemplo, em instalações monofásicas no sul do Brasil (Rio Grande do Sul) temos uma fase de 220V e um neutro e não há perigo algum e, que eu saiba, não está em extinção. A corrente nos circuitos e as perdas são menores.
O uso de 220VCA é maioria nos estados do Brasil:
http://springer.poloar.com.br/porque-algumas-cidades-sao-110v-e-outras-220v/ 220v Trifásico é 3 fios (3 fases de 127v).
380v trifásico é 4 fios (3 fases de 127v + neutro)
Em 220V trifásico são apenas três fios, portanto, não há 127VCA!!
Em 220V trifásico + neutro, são quatro fios, onde a tensão Fase/Neutro é de 127VCA e entre fases 220VCA.
Os 380VCA trifásicos são gerados por três enrolamento secundários em estrela com 220VCA de tensão Fase/Neutro e 380VCA entre fases.
Os trifásicos são para motores e transformadores (pelo menos eu nunca vi outro equipamento que opere em 3 fases sem um motor ou transformador)
Há muitos equipamentos industriais trifásicos, além de motores e trafos, ex.: retificadores, fontes de alimentação, fornos, aquecedores de água, caldeiras elétricas, equipamentos médicos (Raio X de grande porte), ... Uma das principais vantagens dos sistemas multifásicos é a possibilidade de acionar motores sem o uso de coletores, além disso, sendo um circuito balanceado, não requer o uso de fio de retorno (terra). O terra é gerado localmente nos trafos de distribuição, na conexão central de uma ligação em estrela, geralmente aterrada (neutro), por razões de segurança contra choques.